12/02/2011

LUTO EM IVAIPORÃ - Falece Onofre Pires do Amaral, pioneiro de Ivaiporã e pai do Presidente da Associação Comercial Miguel Amaral

Onofre Pires do Amaral faleceu às 06h25min deste sábado, 12 de fevereiro, aos 83 anos de idade. Após realizar uma cirurgia de retirada da vesícula, no dia 22 de dezembro de 2010, e 52 dias de internação, em virtude de outros problemas decorrentes. O pioneiro faleceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Instituto de Saúde Bom Jesus (ISBJ), em Ivaiporã. Os familiares agradecem o carinho e a atenção recebidos de toda equipe de enfermagem e dos médicos, principalmente do Dr. Jorge Kawano, que chefiou a equipe e os demais profissionais, que não mediram esforços para tentar salvar o paciente. Apesar de ter morado em outras cidades, Onofre Pires do Amaral nunca perdeu os vínculos com Ivaiporã e sempre foi o principal motivador do filho Miguel Roberto do Amaral, diretor-proprietário do jornal Paraná Centro e presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), que aprendeu com o pai a amar a cidade e o time do Corinthians Paulista. O velório acontece no salão da Igreja Presbiteriana Renovada de Ivaiporã, à rua Cornélio Procópio, 655 (próximo à garagem da Expresso Nordeste). O sepultamento será domingo, dia 13, às 9 horas.
Uma história de luta e dedicação
Onofre Amaral nasceu em Maracaí (SP), no dia 9 de novembro de 1927; filho do ferroviário Eliziário Pires de Camargo e de Benvinda do Amaral, até os 17 anos morou com a mãe, mas, após o falecimento dela, ocorrido em 1944, foi morar em Santa Mariana (PR), com o irmão Aldevino. Em 1949, casou-se com Maria de Lourdes Amaral, em Santa Mariana, depois se mudou para Apucarana, onde trabalhou como plainista na Madeireira Verdaska. Depois, em 1958, foi para Lidianópolis, onde passou a ser encarregado e mecânico industrial na Serraria Grubzik. No mesmo ano, foi chamado para trabalhar na Serraria Ubá, de Hans D. Richter, em Ivaiporã, onde ficou até 1963. Mais tarde, trabalhou na Serraria de Ireno Teixeira e na Madeireira Tupaceretã, do ex-prefeito Adail Bolívar Rother. Onofre Amaral e a esposa Maria de Lourdes tiveram 10 filhos: José Carlos, Sônia (falecida aos 3 meses), Carlos Antônio, Ângela, Edson, Paulo César, Célia, Miguel, Marcos e Liliane. Os filhos cultivam os valores herdados e procuram seguir os bons exemplos deixados pelo patriarca. “O meu pai deu exemplo de vida e honestidade. Além disso, foi um pai para os três genros”, disse a professora Célia Amaral Mendes, uma das filhas do pioneiro. Ele morava em Ivaiporã, mas, após o falecimento da esposa Maria de Lourdes Amaral, em 1996, casou-se com Hildegard Schroder, em 2001. Em 2004, foi morar em Maringá onde residiu até meados de 2010, regressando para Ivaiporã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...