02/02/2011

POLÍTICA NO PARANÁ-Valdir Rossoni é o novo Presidente da Assembléia

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, com 47 votos válidos dos 53 totais, uma vez que houve seis abstenções, por decisão da bancada do PT. Devidamente eleito e empossado, o tucano deu o tom de como será a sua administração, prometendo “arrumar” a Casa “custe o que custar”, em seis meses. E já avisou que não vai adiantar fazer “beicinho” e reclamar. “Enfrentamos uma situação que qualquer parlamentar não precisa enfrentar dentro da Casa, simplesmente porque adotei um critério justo”, disse, fazendo mistério de ameaça que teria sofrido por conta das mudanças que pretende implantar na AL. Conforme um outro deputado, três seguranças e o presidente do Sindilegis (Sindicato dos funcionários do Legislativo), Edenilson Carlos Ferry, mais conhecido por “Toka”, mostraram para Rossoni os revólveres na cintura e exigiram que não houvesse demissões e para que o pagamento da URV aos funcionários continue sendo pago da forma como vem sendo feito. Como resposta, o novo presidente enumerou o que pretende fazer: recadastramento, de novo, dos funcionários, cuja presença será conferida por sistema digital; a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será contratada para fazer auditoria em todas as aposentadorias, uma vez que denúncias apontam para a possibilidade de haver aposentadorias “arrumadas por debaixo dos panos” e vai auditar a legalidade de todos os funcionários que foram efetivados, e se houver irregularidades, haverá demissões. A FGV ainda fará auditoria nos pagamentos da URV aos funcionários, já que os números são obesos, como o pagamento de R$ 1,6 milhão ao mês e, em quatro anos, esse valor terá chegado aos R$ 76 milhões. “Alguns dizem que o que estou assumindo é uma missão, outros preferem dizer que é desafio, mas eu afirmo que estou tendo a oportunidade única de fazer o que devo fazer”, afirmou Rossoni, ao alertar os demais deputados: “Não me procurem para pedir favores, ou para proteger alguém; me procurem para dar sugestões para tornar essa Casa ainda mais transparente e que tenhamos orgulho de sermos deputados. Às 14h30, desta quarta, o governador Beto Richa (PSDB) faz discurso de abertura dos trabalhos na AL.

VAIAS PARA NELSON JUSTUS
O deputado estadual Nelson Justus (DEM) fez na tarde desta terça-feira (1º) o último discurso como presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná. Justus abriu a sessão de posse dos deputados às 15h09 e iniciou o discurso 10 minutos depois, após apresentar a as autoridades que compunham a Mesa e ouvir o Hino Nacional. No discurso com pouco mais de 20 minutos de duração, Justus foi vaiado por duas vezes. A primeira manifestação negativa ocorreu quando ele destacou que os deputados eleitos no ano passado receberam a confiança dos eleitores com base na Lei da Ficha Limpa. A segunda manifestação com vaias do público presente ocorreu no momento em que Justus começou a citar os avanços conquistados na Assembleia nos últimos quatro anos. O deputado Caíto Quintana (PMDB), que presidia a sessão no momento, foi obrigado a intervir e pediu que os presentes respeitassem Justus.


CONGRESSO NACIONAL –
Marco Maia – PT reeleito presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do PT, foi reeleito para o cargo. Ele recebeu 375 votos, contra 106 de Sandro Mabel, do PR; 16 de Chico Alencar, do PSOL; e 9 de Jair Bolsonaro, do PP. Três deputados votaram em branco. Os parlamentares também escolheram os integrantes da Mesa Diretora da Casa.


NO SENADO
, SARNEY CONTINUA - No Senado, José Sarney foi reeleito presidente por 70 votos a 8. É a quarta vez em que ele assume o comando da Casa. Ele afirmou que este será seu último mandato.
PROTESTOS - Um grupo de estudantes deixou o prédio do Ministério do Trabalho após seis horas de invasão. Os cerca de 200 jovens ainda tentaram invadir o Congresso Nacional durante a posse dos parlamentares. Eles protestavam contra o aumento concedido a deputados, senadores, ministros e presidente da República e também pediam reajuste de 62% para o salário mínimo. Não houve feridos nem depredações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...