03/04/2012

Agricultura - BICHO DA SEDA- “Atividade lucrativa que vem crescendo na Região"”

A Sericicultura está crescendo cada vez mais no Vale do Ivaí, nossa reportagem ouviu produtores de Jardim Alegre e Ivaiporã que estão satisfeitos e recomendam
OUÇA AQUI – Entrevista do Radialista Ronaldo Senes, o Berimbau, com agricultores do Bairro Pindaúva (Ivaiporã) e Cascalho (Jardim Alegre).
A sericicultura, que é a arte de criação do bicho-da-seda e está intimamente relacionada com a cultura da amoreira que através do casulo dá origem ao fio de seda, tem sido uma das atividades de alta rentabilidade e que tem atraído agricultores de todo Norte do Paraná. No Vale do Ivaí, a reportagem da Rádio Nova Era, localizou a empresa BRATAC, de Jardim Alegre, que é a única empresa da Região que está há muitos anos do mercado e tem incentivado, dando assistência e levado, principalmente para as pequenas propriedades, essa opção lucrativa e prazerosa. Outro detalhe positivo, são os preços do quilo de casulo que estão sempre em alta, e com meio alqueires de plantio de amora em uma pequena propriedade, já é possível conseguir uma renda importante e compensativa. Para confirmar estas informações, conversamos com agricultores de Ivaiporã e Jardim Alegre, entre eles, Otávio Francisco dos Santos, morador do Pindauva, em Ivaiporã, ele contou que há 16 anos vem desenvolvendo a atividade, e que não pretende parar, pois tem prosperado e conseguido sustentar sua família com dignidade. “Meu pai já era um sericicultor, e assim que ele parou eu continuei, eu e a minha esposa; e faço isso com amor; porque estou lucrando, tenho apoio da empresa Bratac, e afirmo sem medo de errar: hoje para a pequena propriedade, para o pequeno agricultor, não há uma atividade melhor do que esta” Disse o produtor rural. Outro produtor entrevistado é Flávio Jose, do Patrimônio dos Baianos, em Jardim Alegre, ele disseque que chegou a parar com a atividade e arrumou um emprego no comércio da cidade vizinha, que é Ivaiporã, mas depois percebeu que trabalhando por conta própria na produção do fio da seda, com meio alqueires de amora, era muito mais vantajoso. “Outro detalhe é a Mecanização, hoje a gente pode ter cortadeira para podar a amora no campo, automatização do bosque, o barracão se limpa com o trator sem precisar colocar a mão, e alem de ser dono de si; então os benefícios são muitos e muitos produtores tem percebido isso” Disse Flávio Jose.
SOBRE A SERICICULTURA - A sericicultura é a atividade agroindustrial mais antiga do mundo, surgindo há mais de 5.000 anos (China), sendo inicialmente a seda uma forma de se homenagear os imperadores. No Brasil a sericicultura teve grandes avanços a partir de 1935, quando o governo criou a “3º seção de sericicultura” que fomentava a criação de bicho-da-seda através do fornecimento de ovos do bicho-da-seda e assistência técnica aos produtores. O Paraná é o principal produtor nacional (80% de toda a produção), sendo seguido por São Paulo (13% da produção). O regime principal de produção do bicho-da-seda é o de integração, no qual há uma parceria entra empresas e produtores.
INFORMAÇÕES DA BRATAC – A FIAÇÃO DE SEDA BRATAC ESTÁ INCENTIVANDO NOVOS PRODUTORES RURAIS A COMEÇAREM SUA CRIAÇÃO DO BICHO DA SEDA, É UMA EXCELENTE ATIVIDADE PARA AS PEQUENAS PROPRIEDADES, COM GARANTIA DE COMPRA E MERCADO BASTANTE ACRESCIDO, ALTAMENTE RENTÁVEL E O PRODUTOR RECEBE A PRODUÇÃO A VISTA. OS PRODUTORES ESTÃO RECEBENDO EM MÉDIA R$ 12.50 POR QUILO DE CASULO. RENTABILIDADE POR CAIXA, 720,00 E COM PREVISÃO DE MELHORAS NO PREÇO. ENTRE EM CONTATO COM A BRATAC E INICIE SUA PRODUÇÃO DE BICHO DA SEDA. MAIS INFORMAÇÕES NO TELEFONE (043)3475-1450 OU (043)91168979 FALE COM O ROGÉRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...