24/11/2012

MAUÁ DA SERRA: “Inauguração do Museu do Plantio Direto”

ENTREVISTAS- Ouça no link de vídeo


Prefeito Hermes Wicthoff inaugura o primeiro Museu do Plantio Direto do Brasil, a obra foi construída num projeto ousado do município e em parceria com governos: Estadual e Federal
 Um grande evento foi realizado na sexta-feira, 23 de novembro, de 2012, em Mauá da Serra para inaugurar uma obra inédita no Brasil, ou seja, o primeiro Museu do Plantio Direto, do País. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou, juntamente com outras autoridades estaduais e nacionais como: Deputado Estadual Kielse Crisóstomo, e o deputado Federal Alex Canziani.  Todos concederam entrevistas exclusivas ao vivo para o repórter Ronaldo Alves Senes, o Berimbau e a Rádio Nova Era/ Vale do Ivaí. O Prefeito Hermes Wicthoff, também falou a emissora, e comentou sobre a emoção de inaugurar mais uma obra que ficará para a história do município. Todas as falas, inclusive de Richard Golba, de Cândido de Abreu, que ocupa o cargo de diretor-administrativo do Emater, e do pioneiro do Plantio Diretor, senhor Herbert Bartz, estão numa matéria completa que o leitor pode ouvir no link de vídeo a esquerda.  SOBRE O MUSEU: O espaço guarda as primeiras máquinas e implementos agrícolas usados no sistema que mudou a história da região e serviu de exemplo para a agricultura no Brasil. O governo do Estado apoiou a construção. O Paraná foi pioneiro no País na adoção da técnica que recomenda o plantio de lavoura na palha da cultura anterior para evitar a erosão e a perda da fertilidade do solo. “Hoje, praticamente 100% dos grãos produzidos no Estado, principalmente soja e milho, são cultivados com a técnica do plantio direto”, informou Ortigara. Para o secretário, o Paraná não seria o que é, com um eficiente desempenho agrícola, se não fosse essa invenção trazida dos Estados Unidos pelo pioneiro Herbert Bartz, de Rolândia. Graças a essa técnica, o Paraná ganhou de volta a fertilidade de seu solo.
 “Felizmente tomamos consciência da necessidade de praticar uma agricultura mais sustentável, que trouxe muitas vantagens”, disse. Ortigara citou um dos principais benefícios. “É a possibilidade do cultivo de uma segunda safra de milho, a safrinha, que hoje virou um safrão”, ressaltou. O secretário lembrou que a técnica também beneficiou o Brasil com a expansão do cultivo de grãos na região do Cerrado, nos estados do Mato Grosso, Tocantins e Goiás. A técnica do plantio direto enfrentou desafios no início, como a falta de máquinas apropriadas e a carência de técnicas para vencer o mato. Os problemas foram sendo resolvidos graças ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Hoje, a técnica ocupa 5 milhões de hectares agricultáveis no Paraná. No mundo, estima-se que esteja presente em 100 milhões de hectares. No início da década de 70, a colônia japonesa que plantava batatas em Mauá da Serra estava desolada com os prejuízos causados pela erosão. A chuva sobre o solo descoberto levava insumos e material fértil para dentro dos rios. As famílias de pioneiros recorreram à ajuda do pioneiro Bartz. Assim, a colônia tornou-se a primeira comunidade a implantar, de forma coletiva, o Sistema Plantio Direto. Daí, a iniciativa da construção do museu capitaneada pelo Grupo de Desenvolvimento de Tecnologias e pela Associação Cultura e Esportiva de Mauá. A cerimônia de inauguração do museu contou também com a presença do presidente do Iapar, Florindo Dalberto, do chefe de transferência e tecnologia da Embrapa, Amélio Dall´Agnol, da reitora da Universidade Estadual de Londrina, Nádina Moreno, do secretário nacional da Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Orair, do diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Otamir César Martins, e do presidente da Federação Brasileira do Plantio Direto, Alfonso Sleutjes.  (Fotos Sérgio Oliveira/  Informação - Rádio Nova Era e Agência Estadual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...