19/06/2013

ARTIGO/ IVAIPORÃ- "Ônibus gratuito é possível"


Em meio a polêmicos protestos por causa do transporte coletivo, recebemos este arquivo  de um sistema implantado em Ivaiporã que funciona ate hoje. O Artigo fui publicado por uma revista em 2001:
Dezembro de 2001
Ivaiporã resolve o problema da falta de transporte com uma medida que, entre outras vantagens, oferece o serviço gratuitamente
Boa parte das cidades que apresentam um número de habitantes inferior a 100 mil pessoas enfrenta o problema de não possuir transporte coletivo ou quando tem, apresenta uma frota de ônibus em péssimo estado de conservação que, muitas vezes, não atende todos os bairros do município. Até julho deste ano, Ivaiporã também se enquadrava nesta situação. Com aproximadamente 40 mil habitantes, a cidade - localizada no Vale do Ivaí (porção central do estado do Paraná) - dispunha de apenas uma linha de ônibus com um veículo velho e sem manutenção. A falta de interesse das grandes empresas de transporte coletivo em se instalar na cidade, devido ao pequeno número de habitantes (e, por conseqüência de usuários), levou o prefeito de Ivaiporã, Pedro Wilson Papin (PTB), a desenvolver um projeto de lei no qual foi determinada a implantação deste tipo de transporte, que entre outros benefícios, trouxe um grande diferencial: o serviço é gratuito para a população
. Como? Através da comercialização de espaços publicitários nas laterais e na parte de trás dos ônibus. "Além dos empresários locais divulgarem seus estabelecimentos esta parceria com a prefeitura é de extrema valia para eles, uma vez que os leva a economizar muito com o transporte dos funcionários que é um direito garantido pela constituição federal", destaca o secretário municipal de administração Mauro Zurlo. Segundo ele, antes da implantação do transporte coletivo gratuito a passagem custava R$ 0,70, de modo que uma empresa com 100 empregados gastava por dia R$ 140 (ida e volta) com o deslocamento de seus trabalhadores. Ao anunciar no ônibus, no entanto, os empresários locais gastam por mês entre R$ 100 e R$ 2 mil (dependendo da localização e do tamanho do anúncio). "O anúncio mais caro apresenta um valor 55% menor do que o total gasto com o transporte de 100 funcionários durante o período de um mês de trabalho de segunda à sábado", analisa Zurlo.
Em alguns locais a proposta esbarra nos interesses dos empresários de transporte
Outro benefício obtido com o oferecimento de transporte coletivo gratuito foi o aumento das vendas no comércio. Em média, as vendas cresceram 30%. "O ônibus gratuito acarretou num fluxo maior de pessoas no centro comercial de Ivaiporã", conta o chefe de gabinete da prefeitura Carlos Andrade. "Esta solução na área de transporte atendeu não só o aspecto social - já que antes desta iniciativa a maioria da população precisava percorrer longas distâncias para trabalhar ou realizar as mais diversas atividades - mas também o comercial".  Na opinião dele, qualquer cidade, independente do tamanho poderia oferecer gratuitamente o serviço. No entanto apenas os municípios de pequeno porte conseguem colocar à disposição da população ônibus gratuito. "Nas grandes cidades, esta proposta esbarra contra os interesses dos empresários de transporte, que em alguns casos, mantém relações estreitas com a prefeitura". Ele afirma que mais de 20 cidades brasileiras já entraram em contato com Ivaiporã a fim de implantar o serviço. "Esta medida é inédita no país, o prefeito vinha planejando isto, antes mesmo de ser eleito".  A frota possui cinco veículos, sendo que um é biarticulado. A previsão é de que mais dois ônibus biarticulados sejam postos em circulação. Atualmente 26 dos 28 bairros da cidade são atendidos. Todas as linhas passam pela Praça Kennedy (centro da cidade). Diariamente são transportadas cerca de 10 mil pessoas. O horário de funcionamento é das 6h30 às 19h30 (de segunda à sexta) e até às 12h no sábado.


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