04/06/2013

Destaque- MANOEL RIBAS

(EM BREVE MAIS FOTOS E ENTREVISTAS)
Richa entrega casas para 141 famílias de Manoel Ribas. Moradias têm telhas de concreto e aquecimento solar


A Prefeita Bete Camilo,  falou da alegria de receber o Governador do Paraná. Em entrevista a Rádio Nova Era, comentou sobre as chaves que seriam entregues, uma prova de que seu governo será sempre com responsabilidade, agilidade e transparência. Além das casas, ela adiantou que o Governador anunciaria mais obras, como UPA- Unidade de Pronto Atendimento, viatura para Polícia, e outras. Beto Richa, deveria chegar às 10 horas da manhã, mas devido ao mal tempo, conseguiu pousar no aeroporto somente às 12 horas. Em seguida entregou as chaves da casa própria a 141 famílias da cidade de Manoel Ribas ainda na manhã desta terça-feira (4). Com investimentos de R$ 7,1 milhões, as moradias do Residencial Araucárias foram construídas pela parceria do governo do Paraná, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), governo federal, por meio da Caixa Econômica, e prefeitura. As moradias têm telhas de concreto e aquecimento solar, o que proporcionará economia na conta de energia dos mutuários. A obra recebeu também investimentos da Copel e da Sanepar, além da contrapartida da prefeitura. Richa disse que o governo está fazendo uma revolução habitacional no Paraná e que as metas serão cumpridas. “A nossa meta é atender 100 mil famílias no meio urbano e outras 10 mil no rural, garantindo vida digna aos paranaenses que tanto esperavam por este momento", afirmou. "Hoje, me sinto orgulhoso por ver materializar o sonho acalentado por anos, por vezes décadas, pelas famílias e que graças à parceria com os municípios, a fundamental parceria com o governo federal e o genial trabalho dos técnicos da Cohapar vamos conseguir atender essa meta histórica”, disse o governador. O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, explicou que as novas moradias aumentam a autoestima das famílias e movimentam a economia das cidades. “O governo do Paraná está fazendo um verdadeiro resgate social destas pessoas. Além de levarmos a casa própria atraímos novos investidores, o que gera empregos e renda”. Carlos Alberto Viriato, gerente regional da Caixa Econômica Federal, afirmou que é um prazer realizar mais uma entrega de casas. “Essa união que a CAIXA tem com a Cohapar é fundamental, pois sabemos que a Cohapar está presente em praticamente todos os municípios paranaenses e nosso desejo é que o governo federal esteja junto nesta empreitada para realizar o sonho da população”. A prefeita de Manoel Ribas, Beth Camilo, afirmou que é uma satisfação muito grande ver as famílias sendo contempladas com estes investimentos. “Conquistar a casa própria é o sonho de todas as pessoas e este conjunto fica no centro da cidade, o que facilita o acesso das famílias a todos os serviços. Só temos que agradecer ao governo do Estado e ao governo federal por mais esta obra”. Participaram da cerimônia de entrega de chaves o deputado estadual Bernardo Carli e o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa. 
 Vida Nova – O governador Beto Richa assentou o primeiro tijolo da obra de Manoel Ribas na casa do pedreiro Adilson dos Santos, onde ele vai morar com a mulher e os quatro filhos. Ele acompanhou a obra diariamente e cuidou para que ninguém mexesse naquele tijolo. “É muito significante saber que o governador construiu um pedacinho da minha casa e receber as chaves das mãos dele, então, não tem como explicar a emoção que sinto”, disse. “Agora vou dar o conforto que meus filhos merecem, sozinho eu não conseguiria construir uma casa tao linda assim. Sou pedreiro e já trabalhei em tantas obras de casas, sempre sonhando ter o meu cantinho e agora tá aqui, o sonho se transformou em realidade”, disse Adilson. O casal de agricultores Ednéia e Cláudio Marana sempre teve uma vida difícil na roça. Pais de três filhos, moravam de favor no sítio dos patrões onde trabalhavam. “Sempre tínhamos a expectativa de mudar para nossa casa, até que este programa surgiu”, disse Cláudio. Segundo Ednéia, agora eles começarão uma vida nova. “Estava contando os dias para mudar, e este dia chegou. É a realização de um sonho”, contou. Sonho realizado também para o jovem casal Eliara Milene dos Santos e Luciano Saibert Sibert. Casados a pouco mais de um ano, eles vivem em uma casa alugada. “Pagamos R$350,00 em algo que não é nosso. É um dinheiro jogado fora”, contou o vendedor. Com a nova moradia, eles planejam realizar outro sonho em breve: ter um filho. “Queremos construir uma família e agora, como temos uma casa para morar, podemos planejar o filho que tanto sonhamos”, disse Eliara.

Um comentário:

  1. Essa obra é do Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV e não do Governo Estadual. Por sinal, eu já percebi que toda vez que há alguma inauguração de "casas" é como se fosse o Governo Estadual que propiciou o acesso a moradia. É uma falácia. 110 mil casas? Só com o PMCMV seria possível atingir isso. Além disso, qualquer município pode enviar carta-consulta ao Ministério das Cidades e solicitar participar dos Programas (Habitação, Saneamento, Infra-Estrutura etc). Acontece que os prefeitos são um tanto inertes em relação a isso.

    Agora, vou salientar o seguinte: caso o Governo Estadual não esteja informando exclusivamente que é uma obra do PMCMV está infringindo a Portaria nº 24, de 18 de Janeiro de 2013 do Ministério das cidades que diz o seguinte: “os atos de divulgação ou publicidade porventura promovidos pelos entes públicos deverão assegurar a DIVULGAÇÃO EXCLUSIVA do Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV, sendo vedado o uso ou associação a outros programas, ações ou marcas de qualquer natureza;”. Entendeu que é proibido o Governo Estadual ficar associando Cohapar, Estado, Sanepar, Copel etc? Hoje eu encaminhei ao Ministério das Cidades, especificamente ao Secretário Nacional de Habitação correspondência sobre essa infração. Seu blog foi útil como um dos exemplos de que o Governador constantemente tenta associar-se ao PMCMV, é como se fosse uma conquista dele. Fácil de entender. Agradeço as postagens e entrevistas que você fez ao longo do tempo, mas, vários outros blogs no Estado estão cometendo este equívoco. E custo a acreditar que seja desinformação, é ao contrário: omissão por parte do Governo Estadual informar EXCLUSIVAMENTE ser um obra do PMCMV.

    Alguns adendos: 95% do dinheiro dessa obra é do Governo Federal - PMCMV. Sim, é da Dilma, que anunciou 2 milhões de moradias e não do Beto que não vai construir uma única casa com dinheiro do Estado, mas, diz sempre que é 110 mil;

    - O aquecimento solar é uma OBRIGAÇÃO imposta pelo PMCMV e não um oferecimento do Governo Estadual. Vide link: http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/desenvolvimento_urbano/gestao_ambiental/tr_sas_mcmv2.pdf


    Um Abraço

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...