28/08/2015

APAES - "Dislexia, lombalgia e acessibilidade"

Dislexia, lombalgia e acessibilidade foram três temas tratados em entrevistas especiais na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

NO VÍDEO - Entrevista com Sonia Pagani; Adriana de Oliveira, e Maria Helena Teodoro 

Com o tema “Inclusão se conquista com autonomia”, foi realizada a comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, entre os dias 21 e 28 de agosto, de 2015. O objetivo foi ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. As APAEs realizaram durante esse período uma série de atividades, fomentando as discussões entre pais, alunos, professores e comunidade. Em Borrazópolis, no Vale do Ivaí (Norte do Paraná), a APAE fez uma parceria com a Rádio Nova Era e Blog do Berimbau, para a realização de um rol de entrevistas, como acontece todos anos. Entre as entrevistadas, nossa reportagem debateu três temas importantes: Dislexia, lombalgia e acessibilidade. ACESSIBILIDADE – No caso da acessibilidade, a entrevista foi com a assistente social Maria Helena Teodoro; e ela não poupou críticas e sugestões para que o poder público e também o setor privado, assegure o acesso dos deficientes com calçadas e prédios que deem condições para que eles possam ter mobilidade. Ela citou exemplos como o de Borrazópolis, onde as calçadas não são uniformes, faltam rampas, e até em prédios públicos, muitos cadeirantes tem dificuldades para se locomover. Vale a pena ouvir a entrevista. DISLEXIA – Já a Fonoaudióloga Maria Sônia Santos Pagani, que é de Cambé, falou sobre a dislexia, que é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, que pode também ser acompanhada de outras dificuldades, como, por exemplo, na distinção entre esquerda e direita, na percepção de dimensões (distâncias, espaços, tamanhos, valores), na realização de operações aritméticas e no funcionamento da memória de curta duração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. Ouça a entrevista e fique por dentro. 
Maria Helena Teodoro - falou sobre acessibilidade 


     -  LOMBALGIA –  

 Já a fisioterapeuta Adriana de Oliveira (De Novo Itacolomi), que presta serviços para as APAEs de Rio Branco do Ivaí, Borrazópolis e Novo Itacolomi, falou de um tema que não é menos importante. Ela debateu a lombalgia, que é uma condição comum na população mundial, provoca dor no fundo das costas, acompanhada ou não de dor que se irradia para uma ou ambas as nádegas ou para as pernas na distribuição do nervo ciático. Ela pode ser causada por má postura, um mau jeito nas costas ou pode estar associada a outras doenças ortopédicas. As três entrevistas estão no link de Vídeo. Click e ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...