24/08/2015

APAES - Secretário Flávio Arns falou a Nova Era

ENTREVISTA - Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2015) Flávio Arns, concedeu uma entrevista a Nova Era e Blog do Berimbau. Irani Fitz também foi ouvida pela reportagem  


NO VÍDEO - Ouça a entrevista com Arns e Irani
                Do dia 21 a 28 de agosto, as APAES de todo Paraná, a exemplo do que acontece em todo Brasil, realizam a comemoração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Por isso, nesta segunda-feira, 24 de agosto de 2015, a Rádio Nova Era convidou para fazer a abertura do rol de entrevistas sobre a Semana, o secretário especial para Assuntos Estratégicos, do Governo do Estado, senhor Flávio Arns. Ele começou a entrevista falando sobre a importância que as APAEs tem no apoio as famílias com crianças e pessoas especiais, inclusive comentou sobre seu filho de 40 anos que é Apaiano. Para Arns, houve muitos avanços em relação as políticas públicas e também na concepção da sociedade, que hoje tem ajudando muito as escolas, mas é preciso avançar muito mais no sentido de continuar garantido acessibilidade e condições de saúde para estas pessoas tão especiais. Falou ainda das leis que foram implantadas, quando vice-governador, no sentido de assegurar que as APAEs continuem existindo e recebendo recursos. Ele criticou o Governo Federal, dizendo que foi um erro tentar inserir todos os alunos, entre eles os especiais, em escolas convencionais, mas que o Paraná saiu na frente para proteger o atual modelo. Além dele, a Rádio Nova Era, ouviu a Diretor da Escola da Apae, de Borrazópolis, a professora Irani Aparecida Fitz Lucchetti. Ela fez uma explanação sobre a Semana, que tem como tema proposto pela Federação Nacional das APAEs, a “Inclusão se Conquista com Autonomia”. Segundo Irani, o tema com base em estudos, e o resultado de uma consulta feita com toda rede Apaiana. “Ele nos leva refletir a importância da autonomia, não só como discurso, mas como prática e compromisso de toda sociedade”, disse Irani. Ela também pediu que a comunidade visite a escola, para entender melhor as necessidades e o trabalho que é realizado. Para ouvir as duas entrevistas, click no link de vídeo Em seu site, a Federação das Apaes, no Paraná, divulgou a seguinte nota sobre a semana: “SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2015: “INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA”. O tema proposto pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” (que ocorre a cada ano no período de 21 a 28 de agosto), nos leva a refletir. Muitas batalhas já vencemos no combate à exclusão e ao preconceito. Hoje, conseguimos avaliar que nossas conquistas foram importantes no processo de construção da autonomia . Inclusão - Significa fazer parte de um conjunto ou um grupo, estar inserido, integrado em um meio.  (Click no link abaixo e continue lendo)
E, como integração é o lema da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” deste ano, vamos nos reportar ao processo de inclusão na vida dessas pessoas. Incluir, dar autonomia foram, são e serão sempre motivos de luta por parte das pessoas com deficiência e seus familiares na busca de seus direitos e da ocupação de espaços maiores na sociedade. O Movimento Apaeano tem proporcionado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla várias oportunidades de desenvolverem suas habilidades e talentos. Possibilita também o acesso à informação para que essas pessoas aprendam sobre direitos e responsabilidades. Assim, podem ser autoconfiantes em áreas que permeiam suas vidas em sociedade através da Cultura; da Educação; Inclusão Digital; Esporte e Trabalho. Tema - “Inclusão se Conquista com Autonomia” nos reporta a uma interatividade que inicia, em primeiro lugar na família, como base de tudo. Na Educação, o processo continua por meio do aprendizado. Na sociedade, se consolida o direito ao respeito e à dignidade, sob o entendimento da diversidade como um valor moral e ético. O processo da inclusão é histórico e abrangente, não somente na área da deficiência. Se voltarmos no tempo, observamos que a exclusão e o preconceito sempre existiram em larga escala. Portanto, muitos caminhos foram percorridos para que paradigmas fossem derrubados, dando lugar às linguagens da cidadania e da solidariedade. Já autonomia nos fala da independência e da liberdade com responsabilidade: na escolha dos caminhos; na tomada de decisões e na capacidade de gerir a própria vida. A conquista do “ser” acontece com a superação das dificuldades, com ênfase numa vivência social saudável e produtiva, com vistas à plena realização", diz a nota. Durante a semana, outras matérias sobre o tema, estaremos publicando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...