quarta-feira, 30 de setembro de 2015

LIDIANÓPOLIS - Suposto pedófilo é preso pela Polícia

Equipe do Delegado Dr. Gustavo Dante, de Ivaiporã, prendeu em Lidianópolis um homem acusado de manter relações com menores, filmar e publicar em redes sociais 

    A equipe de investigação da 54ª Delegacia Regional,  de Ivaiporã, composta pelos investigadores Aparecido Pereira  Silva e Osias S. Ienzen, chefiados pelo delegado Gustavo Dante da Silva, esteve no Distrito de Porto Ubá – Lidianópolis, realizando diligências, onde, deu cumprimento,  por volta dás 15h00min, de 29 de setembro,   ao Mandado de Prisão expedido em desfavor da pessoa de ADRIANO RODRIGUES DIAS,  o conhecido "BATATA”, 41 anos, acusado do crime de pedofilia, conforme dispõe o art. 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente.  “Recebemos diversas denúncias de que o acusado vinha praticando tal crime contra menores no Distrito de Porto Ubá. Ele convencia as menores a manter relações sexuais com ele, filmava e depois divulgava em redes sociais.  As investigações realizadas pelos investigadores comprovaram os fatos. Diante disto, imediatamente requisitei junto ao Judiciário a Prisão do envolvido e, com o Mandado de Prisão em mãos, nos deslocamos até a localidade de Porto Ubá, onde logramos êxito em encontrar e prender o investigado”, disse o Delegado Dr. Gustavo Dante, de Ivaiporã a Rádio Nova Era e  Blog do Berimbau.   Na opinião de Dante,   prisão destas pessoas,  demonstra que o Polícia Civil de Ivaiporã vem trabalhando com afinco, e  no sentido de reprimir com austeridade a prática de crimes contra menores,  a fim de não permitir que os marginais se sintam a vontade para agir na região. "Estamos dando uma resposta rápida, firme e austera para que a sociedade possa se sentir segura, principalmente para a família da vítima, que passa ter a sensação de que Justiça será feita.”, afirma o Delegado. O acusado, negou a prática do crime. 

NEGÓCIOS - Vende-se uma Fiorino em Apucarana


Negócio de Ocasião - Oportunidade única 

  Vende-se em Apucarana, esta linda Fiorino, por apenas R$8.500,00. Em bom Estado de Conservação, de ótima procedência. Para ver mais fotos, clique no link abaixo. Para saber mais detalhes, ou fazer uma proposta, ligue para 43 9669-3031.

 (Clique no linque abaixo para ver mais fotos) 

ESPORTE- 4ª Super Copa de Suíço, de Godoy Moreira

Quarta Super Copo de Futebol Suíço de Godoy Moreira e Troféu Maximiliano Araújo de Almeida "Inhano"
            No último domingo dia 27 de setembro, de 2015, aconteceu mais uma rodada da 4ª Supercopa de Futebol Suíço, de Godoy Moreira, nos campos da Ferradura e Bananeira, com excelente público e ótimos jogos nas duas divisões que teve os seguintes resultados:  RESULTADOS -  Pela segunda divisão a equipe da Ferradura perdeu para Fazenda Marchioli por 03 x 00;  Jardim Florestal  venceu Porto Gaúcho por 02 x 00 e Titanic venceu Santa Luzia/Central por 01 x 00. Já pela primeira divisão a equipe Sede Esporte Clube venceu Oito de Abril por 04 x 02;  Som Vip venceu Grotão por 04 x 01;  Espaço da Beleza perdeu por 04 x 02 para São Cristóvão;  Real Flex./Bradesco venceu por 02 x 00  a Santa Terezinha e São Marcos venceu 03 x 01 a equipe da Água da Anta. Com estes resultados a classificação está assim:  CLASSIFICAÇÃO - Na segunda divisão, 1º  Fazenda Marchioli com 07 pontos, Jardim Florestal com 06 pontos, Titanic com 05 pontos, Granja Jbs 04 pontos, Ferradura 04 pontos, Porto gaúcho 01 ponto e Santa Luzia/Central 00 pontos. Já na primeira divisão, a equipe da São Marcos e líder com 09 pontos, em seguida Santa Luzia da Alvorada com 07 pontos, Real Flex./Bradesco 07 pontos, Sede Esporte Clube 07 pontos, Oito de Abril 06 pontos, Som Vip, 06 pontos, Santa Terezinha 04 pontos, Espaço da Beleza 04 pontos, São Cristóvão 03 pontos, Grotão 02 pontos e Água da Anta 01 ponto. ARTILHEIROS - O principal artilheiro da segunda divisão é  Timóteo Rocha,  da equipe da Ferradura com 05 gols, enquanto Cirineu da Silva (Tide) da São Marcos é o principal artilheiro da primeira divisão. A competição tem a participação de 18 equipes,  sendo 07 na segunda divisão e 11 na primeira divisão. A competição é gratuita para todas as equipes e tem apoio total do prefeito Prímis, vice Zezinho e Câmara de vereadores com supervisão do Departamento Municipal de Esportes. A organização é do competente Amarildo, chefe do Departamento de Esportes. 

CRUZMALTINA - Eleições Unificadas do Conselho Tutelar


Eleições para Conselheiros Tutelares em Cruzmaltina - Participe 


     Cruzmaltina também realiza eleições neste domingo, dia 04 de outubro, para escolher Conselheiros Tutelares.  Segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, haverá itinerário de ônibus, saindo as 08 horas da manhã,  para transportar os votantes, que serão trazidos para a Câmara Municipal.  Nos Bairros  Monte Alto, Primavera, São Domingos e Vila Rural Pe. João Sêga, o motorista será o Dirceu; para transportar o pessoal do Palmeirinha e Rio das Flores, motorista: Claudemir (Bitinha); já os eleitores do Cerâmica e João Vieira,  motorista: Ariosvaldo (Ari). Leve o título e um documento com foto para participar. 

MARILÂNDIA - Eleição para o Conselho Tutelar


Participe da Eleição do Conselho Tutelar 

    O Município de Marilândia do Sul, também vai realizar eleições para o Conselho Tutelar, no processo de escolha unificada, que acontece neste próximo dia 04 de outubro. São seis candidatos, conforme imagem publicada a esquerda.  Para votar, leve o  título de eleitor e um documento com foto.  Concorrem: Suellen Garcia; Tiago, Helen Proença, Ikaro Eloy,  Ângela Marchiori, e Laudicelia. 

COLUNA SOCIAL - Pastora Eva Freire - de Faxinal



         ANIVERSÁRIO     
  
Recebemos por e-mail, uma mensagem especial que foi enviada a nossa Coluna Social, por Francisco Ferreira, o "RAL", que é secretário de administração do Prefeito Adilson Silva Lino. Na mensagem ele envia votos de um feliz aniversário a sua mãe, da dona Eva Freire, Pastora do Ministério Ceifeiros da Última Hora, que completou mais um ano de vida neste dia 30 de setembro.  Um pessoa muito querida, não só pelos familiares, mas por toda comunidade e pelos amigos. Por isso, os votos são de que todos os seus sonhos se realizem e que ela tenha muitos e muitos anos de vida.

SÃO PEDRO DO IVAÍ/ IDOSO

Conferência aborda protagonismo e empoderamento do idoso
Da Assessoria
                 
A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada com sucesso em São Pedro do Ivaí, através do apoio da prefeitura, com organização da secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O tema em debate foi “protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades.   A conferência aconteceu na tarde de terça-feira (29), na Associação Antoniana, e reuniu mais de 120 pessoas, contando com grande participação da terceira idade. A abertura foi feita pela secretária municipal de assistência social, Andressa Lopes Amaral, que compartilhou uma mensagem de reflexão, exaltando a importância de ser idoso e não velho. “Que você, idoso, viva uma longa vida, mas não fique velho nunca”, finalizou ela, citando o trecho da mensagem do escritor Jorge Nascimento.   Também falaram na abertura o vice prefeito José Donizete Isalberti e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Cristiane Pinto Moreira Fujiwara. A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri não compareceu, mas justificou sua ausência por estar em Curitiba cuidando de interesses do município. “Não pude estar presente, mas minha equipe tem total abertura para apoiar as decisões em favor da terceira idade”, disse.   Uma palestra foi ministrada pela mestre em assistência social e especialista em gestão de serviços, Liz Clara Campos e logo em seguida foram formados quatro grupos temáticos para o levantamento das propostas. Ainda houve eleição para escolha do delegado representante do município na conferencia Estadual, sendo eleita Andressa Amaral, ficando como suplente Andrey Carvalho de Souza.    Presenças  -   A conferência também foi prestigiada pelos vereadores Rildo Bernardes de Camargo, Neri Carneiro Lobo, Luzia Ivete Tiene Brugnolo e Rosely Aparecida Pereira da Silva.  Para conhecer o novo conselho formado durante a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, clique no link abaixo

IVAIPORÃ - Homem leva facãozada e ladra é detida

  FACÃOZADA -  Um homem de 60 anos, foi agredido com uma facãozada  na Rua Pato Branco, Vila Monte Castelo. Ele contou que  levou um golpe no  pescoço, fruto de um desentendimento com seu inquilino. Como o agressor não foi encontrado, a Polícia iria instaurar um inquérito no dia 29 de setembro, dia dos fatos.   LADRA- Uma mulher foi detida pelas vítimas nos conjunto João de Barro. Segundo informações, no dia 29 de setembro, uma jovem de 25 anos, pediu para ir no banheiro de uma idosa de 88 anos, e quando houve descuido, a mesma fugiu levando objetos. A filha da vítima que reside ao lado, conseguiu correr e segurar a moça acusada. Ao ser presa, ela fez diversas ameaças. O caso foi levado para a Delegacia. 

MARUMBI - Ações em prol do meio ambiente

              Prefeitura Municipal, de Marumbi, através da Divisão de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (29 de setembro, de 2015) plantio de mudas de árvores nativas no Parque Estadual Fazenda Kaloré (Mata da Mina);  em homenagem ao Dia da Árvore (comemorado no dia 21 de setembro). As mudas foram cedidas pelo Viveiro do IAP de Ivaiporã e o plantio foi realizado pelos alunos do 6º ano do Colégio Estadual Marumbi. A Secretaria do Meio Ambiente, enviou agradecimentos a nossa reportagem, pelo apoio dos diretores do Colégio:  Samir Aiache e Fátima de Souza Rocha, também  aos funcionários da Prefeitura: Jorge Carlos de Souza, Antonio Cermide e Vladimir Baptista da Silva, e demais colaboradores.  A Prefeitura ainda parabeniza os estagiários do Paço Municipal:  Islan Barboza e Maíra Regina Martins, pela iniciativa e dedicação; e ainda os  alunos pela disposição e alegria em ajudar a preservar natureza.  (mais fotos no link abaixo)

FAXINAL - Furto em Igreja Evangélica e Hospital Municipal

   FURTO IGREJA - O Pasto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, registrou um furto no dia 29 de setembro, na Rua Cândido Bastiane.  Ele contou que ao chegar no local, notou que haviam quebrado a porta de vidro que dá acesso a lateral da Igreja e entraram para levar vários objetos como: caixa de som; cabo de guitarra; guitarra; contra baixo; DVD; entre outros. FURTO NO HOSPITAL - No mesmo dia, na Rua Ismael Pinto Siqueira,  no Hospital Municipal,  um cidadão informou que por volta das 07:00 horas da manhã,  deslocou com sua bicicleta ao hospital, a guardou nos fundos,  e  permaneceu durante todo dia na unidade de saúde. Às  19:00 horas, quando saiu par ir embora, percebeu o furto. Trata-se de uma bicicleta  na cor azul e de 18 marchas. 

LUNARDELLI - Atividades alusivas a semana dos Idosos


          Nesta  última semana de setembro, de 2015, CRAS - Centro de Referência de Assistência Social,  de Lunardelli, em parceria com o Departamento de Saúde, realizou a semana do Idoso. Assim, foram organizadas várias atividades que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.   Segundo o Secretário de Assistência Social -  Marcelo Peres de Castro, o evento é muito importante:  “Aqui na cidade,  nós temos uma grande participação da população idosa nos nossos cursos, palestras e demais atividades, é um grupo participativo. E nesta semana temos o intuito de estimular os idosos e demais membros da sociedade a  protagonizarem suas vidas, ou seja, serem o agente principal de suas opiniões, decisões e atitudes”, ressalta o Secretário. Dentro da programação estavam atividades como: roda de viola, caminhada, baile e palestra durante a semana.

COLUNA SOCIAL - Homenagem em Jardim Alegre


Secretária: Sinônimo de dedicação

No dia da Secretária, dia 30 de setembro, de 2015,  recebemos uma homenagem para uma pessoa de Jardim Alegre, que é a Cris Viatek,  que trabalha como secretária  no CRAS.    "Cris,  te parabenizamos neste dia especial onde comemoramos o dia da Secretária;  você que é esta amiga, profissional tão cheia de qualidades, competente, dedicada,  eficiente e acima de tudo muito importante para nós. A eficiência é qualidade de poucos e você está dentre estes; por isso merece ser lembrada hoje. Que Deus continue te dando sabedoria e te guiando em todos os seus caminhos", diz a mensagem das amigas de Trabalho. 


BOM SUCESSO / TCE

Bom Sucesso registra 9 irregularidades nas contas de 2012
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de 2012 do Município de Bom Sucesso (Norte), de responsabilidade de José Edilson Vanzella (gestão 2009-2012). Foram verificadas nove restrições: falta de aplicação de 60% dos recursos do Fundeb na educação; falta de aporte para o regime próprio de previdência social; não encaminhamento do parecer do Conselho do Fundeb; e não acatamento do balanço patrimonial.  Ainda fazem parte do rol de irregularidades o déficit nas obrigações financeiras frente às disponibilidades, no valor de R$ 2.314.861,27; a terceirização indevida dos serviços contábeis, jurídicos e de saúde; e a contabilização indevida das despesas com terceirização.  O acréscimo de R$ 613 na conta contábil “Responsável por Diferenças em Conta Bancária a Apurar”; a implantação da gestão dos resíduos sólidos em observância à Lei 12.305/12; e a terceirização dos serviços de engenharia foram convertidos em ressalva.   Em virtude das irregularidades, o ex-prefeito deverá pagar oito multas de R$ 1.450,98 – totalizando R$ 11.607,84. Já o atual gestor, Mauricio Aparecido de Castro (gestão 2013-2016), deverá pagar multa de R$ 725,48, devido ao atraso na entrega dos dados do sexto bimestre do Sistema de Informação Municipal-Acompanhamento Mensal (SIM-AM). As sanções estão previstas no artigo 87, Inciso III e IV da Lei Orgânica do TCE (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).   O TCE-PR recomendou também que a atual gestão contrate, por meio de concurso público, profissionais das áreas de engenharia e jurídica. E também observe a qualificação técnica mínima do servidor para o desenvolvimento das atividades de controlador interno.  A decisão, da qual cabe recurso, ocorreu na sessão de 25 de agosto da Primeira Câmara. Os prazos para recurso passaram a contar a partir de 15 de setembro, com a publicação do Acórdão 194/15 - Primeira Câmara, na edição 1.203 do Diário Eletrônico do TCE-PR, veiculado no portal www.tce.pr.gov.br.  Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE deverá ser encaminhado à Câmara de Bom Sucesso. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para que a decisão do Tribunal seja alterada e as contas sejam julgadas regulares são necessários dois terços dos votos dos vereadores. (Fonte- Tribunal)

POLÊMICA - "Confusão durante consulta em Rio Branco"

Médico alega que foi agredido por pacientes, mas o cidadão afirmam que o profissional dificultou o atendimento 

VÍDEO - Família divulga vídeo alegando que houve demora no atendimento 

Em Rio Branco do Ivaí, uma confusão no Hospital Municipal, terminou em um Boletim de Ocorrências. Segundo informações, por volta das  19h15min, de terça-feira, 29 de setembro, de 2015, o médico de Centro de Saúde, que funciona como um Hospital Municipal,  acionou a Polícia para registrar o boletim contra o cidadão  João Batista Domenes. "O solicitante informou que enquanto coordenava os atendimentos do hospital municipal,  onde é médico e era o plantonista do referido dia, um homem que acompanhava a esposa,  enquanto aguardava para ser atendido, lhe agrediu com empurrões.  A equipe  da PM registrou o fato, tendo em vista que  o autor já havia deixado o local", informou o Boletim da Polícia Militar.  O filho do acusado, o jovem  Willian Domenes,  procurou nossa reportagem para se defender da acusação. Ele disse que houve demora no atendimento de sua mãe, que estava com pressão alta, com alegações que outros pacientes estavam sendo atendidos;   e que  foi feita uma filmagem pela paciente, revelando que o médico estava fazendo o uso do celular, e não atendendo outras pessoas conforme se afirmava. O vídeo foi divulgado pelo Willian. Nossa reportagem ligou na Unidade de Saúde, e fomos informado que a paciente buscou consulta no final da tarde, horário que se atende apenas os casos de emergência, e mesmo assim não teria tido a paciência de aguardar alguns minutos. Tentamos falar com o médico, mas a informação é que ele não estava na unidade.  Nossa reportagem se colocou a disposição para outros esclarecimentos. 

BORRAZÓPOLIS - Faleceu Eurides de Abrahão, aos 76 anos

                   O Agente Funerário - Emerson Aliança, do Plano Aliança Serviços Funerários, informou que faleceu no  Hospital João de Freitas, de Arapongas, o senhor   Eurides de Abrahão,  aos 76 anos. Ele era pai do conhecido "Doceiro", mas deixa outros familiares.   A família em Borrazópolis, decidiu pelo  velório  na capela mortuária (Borrazópolis) e sepultamento às 16 horas, de quarta-feira, 30 de setembro, de 2015, no Cemitério de Borrazópolis.  

LIDIANÓPOLIS - Eleição do Conselho Tutelar de Lidianópolis

A exemplo de outras cidades da região, Lidianópolis também vai realizar eleição para escolha de Conselheiros Tutelares. Por isso neste dia 04 de outubro, compareça nos locais de votação e escolha o seu candidato. Os cinco mais votos, serão os membros que assumirão o serviços durante 4 anos  (Colaboração de Edvaldo Viana) 

ORTIGUEIRA – Bandidos fazem arrastão no Pedágio de Mauá

Meliantes aproveitaram carros parados próximo ao Pedágio da Serra do Cadeado para praticar assalto. Houve ainda um caso de sequestro
Dois assaltos foram praticados na região de Ortigueira, um deles na Praça de Pedágio entre Ortigueira e Mauá da Serra. Segundo a Polícia, por volta das 23 horas de terça-feira, 29 de setembro, de 2015, a Concessionária Rodonorte informou que cinco indivíduos estavam fazendo um arrastão em uma parada próximo ao pedágio. Em seguida empreenderam fuga em um Vectra de cor prata, sentido Ortigueira. A Polícia veio ao encontro, mas os meliantes conseguiram fugir por uma estrada rural. SEGUNDO O ROUBO- O segundo Roubo foi registrado por um morador de Telêmaco Borba. Ele contou que no Bairro Jardim Alegre, em Telêmaco, o mesmo foi abordado por dois elementos, quando dirigia um veículo Corolla Preto. Em seguida, foi trazido como refém até próximo ao Lixão de Ortigueira, sendo que na estrada que da acesso a colônia Augusta Vitória, foi deixado praticamente sem roupas. A vítima pediu socorro e registrou o boletim de ocorrências.

APUCARANA -Empresa acusada de Crime ambiental

Empresa que produzia materiais plásticos para fábricas de bonés em Apucarana, é acusada de crime ambiental e de vender material contaminado  

         A empresa Nort Plast, de Apucarana, está sendo investigada e acusada de utilizar materiais para reciclagem em desacordo com a licença e leis ambientais. Segundo a Polícia Militar Ambiental, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, havia recebido denúncias, que a Nort Plast, que produz abas de plástico para fábrica de bonés, estava utilizando como matéria prima, materiais contaminados, através de um processo de reciclagem. Ainda segundo informações, a empresa reciclava embalagens de refrigerantes, e juntamente com este material, era feita uma mistura com plástico altamente contaminante, como: Embalagens de agrotóxicos, sendo algumas apreendidas com resto de veneno; embalagens de lubrificantes, e até resíduos de serviço de saúde. No local, foram apreendidos dois caminhões carregados com plástico para reciclagem, comprovando a denúncia. O gerente da empresa foi levado para a delegacia, e também o proprietário da empresa, compareceu na Polícia, para prestar esclarecimentos. Eles negam a prática de crimes. Autoridades vão investigar se pessoas, entre elas funcionários e empresas que recebiam este material, não sofreram algum tipo de contaminação.

HUMANAMED - "Ortopedista atendendo em Faxinal"

             A Humanamed  oferece para Faxinal e todo norte do Paraná, profissionais na área da ortopedia. O médico Ortopedista é especialista em aliviar as dores da coluna, braços, pernas, mãos, pés e todas as partes ósseas e musculares do corpo.   Agora você pode contar com mais esta importante especialidade médica todas as sextas-feiras na Humanamed.   O corpo clínico conta com mais de 20 especialidades para cuidar bem da sua saúde.  Segundo a Clínica, você que sofre com aquelas dores no corpo que insistem em aparecer,  agende sua consulta e viva sem dor.   A Humanamed fica em Faxinal Av. Brasil 1279, fone 3461 1087 ou 99152999.

APUCARANA - Acidente de trânsito resulta em Morte

           MAIS DETALHES - Bombeiros divulgaram mais detalhes de um acidente trágico  que foi registrado em Apucarana, na manhã desta quarta-feira, dia 30 de setembro, de 2015. Segundo informações, houve uma colisão  entre dois coletivos e um dos motoristas faleceu quando já estava dentro da ambulância.  Ele foi identificado como sendo Antônio Benjamim  Neto, de 54 anos, e era motorista da empresa Val.  O acidente aconteceu na Rua Ponta Grossa, esquina com a João Cândido Ferreira.  Segundo Bombeiros, o ônibus da Val bateu com um coletivo Mercedes Benz, modelo Buscar, placas de Paranavaí,  da empresa RM, que transporte tralhadores e era conduzido por  Orlando Vieira.   Com o acidente, um dos ônibus atingiu um poste, provocando danos e rompimento dos cabos de energia.  Em seu relatório, Bombeiros informaram que quatro pessoas ficaram feridas: LUZIA JARENCO DUBAS , 40 anos, LUIS AUGUSTO VIEIRA, 50 anos,  MARIA JOANA FERREIRA DOS SANTOS, 57 anos, e  JOSÉ MARCOS FREDERICO, 35 anos; os últimos dois com ferimentos considerados graves.  (Fotos de Rodrigo Almeida)

LUNARDELLI - "Eleição para o Conselho Tutelar"


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIVULGA DETALHES DA ELEIÇÃO 
              
     Recebemos uma nota do CMDCA, de Lunardelli, sobre as eleições unificadas, onde a COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lunardelli-PR, constituída na forma de Resolução nº 005/2015 para escolha dos membros do CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE LUNARDELLI, que está divulgando   a relação dos candidatos inscritos (Veja na imagem acima): "Conforme deliberado em reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada em 02/09/2015 juntamente com os candidatos, resolvemos publicar a candidatura e números para campanha dos seguintes candidatos", diz nota do CMDCA.  A Comissão Especial Eleitoral é formada pela EDILENE SANTOS RAMOS GALEGO;  JAIR FIGUEIROBA; MARLENE PEDROSO SCLEISS  e MARIA DE FÁTIMA SATIN.  A eleição será no dia 04 de outubro, e ocorrerá das 08h00 às  17h00 na Escola Municipal Professora Maria Miscálo; a  votação será em urna eletrônica. Haverá transporte para os eleitores dos distritos e Vila Rural nos seguintes horários:    Saída Distrito de Primavera: 08:00 horas; retorno Distrito de Primavera: 10:30 horas e passaa pela Água Romana.    Saída Vila Rural: 09:00 horas; retorno Vila Rural: 11:30 horas.   Saída Guaretá: às 13:00 horas e retorno Guaretá: 15:30 horas.  Cada eleitor poderá votar em até 5 candidatos. 

IVAIPORÃ - Bombas foram jogadas na Univale

Foto de arquivo 
Vândalos jogaram duas bombas em uma sala de aula e enquanto alunos estudavam 
       A Polícia Militar foi acionada para comparecer na Avenida Minas Gerais, nas dependências da  Univale - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Um professor, foi quem solicitou os PMs na noite de terça-feira, 29 de setembro, de 2015.  Ele informou que  quando aplicava prova para os alunos da turma do 6º período do curso de Pedagogia, alguém arremessou,  pela janela,  duas bombas que explodiram na sala de aula. Disse também que visualizou  dois indivíduos, provavelmente adolescentes,  que saíram correndo. Apesar do susto, ninguém se feriu. 

MARILÂNDIA - Prisão de acusados de formação de quadrilha

Três pessoas foram detidas acusadas de integrar uma quadrilha especializada em roubos de defensivos agrícolas
Em Marilândia do Sul, uma informação recebida pela Polícia, informando que uma quadrilha especializada em roubo e furto de defensivos agrícolas iria agir na cidade, levou o Décimo Batalhão de Apucarana, a montar uma operação na região, no dia 29 de setembro, terça-feira. O resultado foi a prisão de três pessoas: Rildo Garbelini, de 42 anos, Cleberson Macedo Rodrigues, de 29 anos, e Ana Carolina de Oliveira,de 25 anos, que é esposa de Cleberson e teria ido até Marilândia para buscar o esposo. Em nota a Polícia Militar divulgou um boletim para esclarecer detalhes sobre a ocorrência. Consta que o serviço de inteligência havia recebido denúncia apontando que a quadrilha praticaria o crime em Marilândia, porém não se tinha o local exato que ocorreria o ilícito. Várias equipes de Destacamentos da região ficaram atentas, e por volta das 04:00 horas, da madrugada, no bairro do Leão do Norte, foi visualizado um veículo Ford Courier de cor prata vindo em direção as viaturas, sendo dada voz de abordagem, mas o motorista não obedeceu e fugiu até perder o controle e bater frontalmente contra uma árvore. Os ocupantes fugiram para uma mata, e na carroceria e cabine, havia vários defensivos agrícolas e outros objetos. As buscas continuaram e pouco depois, um veículo Parati de cor marrom, também foi visualizado, sendo que o mesmo também iniciou uma fuga em direção a cidade de Califórnia, mas nas proximidades da estrada rural do Bairro Timburi, entrou aproximadamente 1 km nas estrada vicinal, em uma plantação de trigo e parou. Quatro indivíduos se homiziaram em uma mata próximo à rodovia; foram efetuadas várias buscas e inclusive no posto da Polícia Rodoviária Federal, de Apucarana, tendo em vista o veículo Parati tinha placas de Apucarana. Por volta das 07:00 horas, uma equipe da PM juntamente com uma equipe da Rodoviária Federal, logrou êxito em abordar uma camionete Hilux, e prender a pessoa de Cleberson Macedo Rodrigues, 29 anos, e sua esposa Ana Caroline de Oliveira, 25 anos. Suspeita-se que a mulher tinha ido resgatar seu esposo em Marilândia, e estava retornando para Apucarana. Cleberson foi identificado como o condutor da Courier. PMs receberam informações que um indivíduo estaria em uma mata nas proximidades onde foi abandonada a Parati, de imediato a equipe foi para o local onde efetuou a abordagem e prisão de Rildo Garbelini, que assumiu a participação no delito, sendo todos encaminhados à delegacia de Marilândia do Sul. Nossa reportagem recebeu informações que Cleberson e a esposa Ana Carolina, negam envolvimento com a quadrilha e tenham cometido crime. (Colaboração de  Ednaldo H.P, e Sebastião Eloy da Silva)

AUMENTO - Petrobras reajusta gasolina e diesel

                    A Petrobras informou na  terça-feira (29 de setembro) que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina foi de 6% e para o diesel, de 4%. Segundo a empresa, os novos valores entraram em vigor nesta quarta-feira (30). A alta nas refinarias deve resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.   A empresa, endividada em dólar, já vinha sendo pressionada pelo câmbio alto nos últimos meses. Em 2015, o dólar acumula alta de 52% sobre o real. (G1)

REFORMA POLÍTICA -

Dilma sanciona reforma política e prazo de filiações será de seis meses antes das eleições. O item que permitia doação de empresas a campanhas foi vetado
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (29 de setembro) a Lei da Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional, mas vetou sete itens, incluindo o trecho que permitia a doação de empresas a campanhas eleitorais. Os vetos foram publicados em edição extra do "Diário Oficial da União".    No último dia 17, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar inconstitucionais normas que permitem a empresas doar para campanhas eleitorais. Por outro lado, ao analisar itens da reforma política, em setembro, a Câmara havia aprovado projeto que permite a doação empresarial.    Ao justificar o veto, a presidente Dilma Rousseff se baseou na decisão Supremo que considerou a doação de campanha por empresas inconstitucional.  O ponto é polêmico, e o Congresso pode derrubar o veto, mas a lei já nasceria inconstitucional. Parlamentares ainda analisam um outro projeto para restabelecer as doações.  OUTRAS MUDANÇAS -  Prazo para filiação:  Ao sancionar o projeto de lei da reforma eleitoral, Dilma manteve o artigo aprovado no Congresso que determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação partidária deferida pela legenda no mínimo seis meses antes da data da eleição. Vale lembrar, que até então, era necessário estar filiado um ano antes do pleito.    Troca de partido  -  Outro ponto do projeto aprovado no Congresso e mantido pela presidente na sanção da lei foi o que trata da perda do mandato do detentor de cargo eletivo que se desfiliar sem justa causa.  Fica permitida somente a mudança de partido que ocorrer dentro dos 30 dias que antecedem o prazo final - de seis meses - estabelecido para a filiação com possibilidade de disputa na eleição, majoritária ou proporcional. O período deve se referir aos meses finais do mandato.   Pela lei, será considerada justa causa para a desfiliação de um partido, o que, portanto, não implica perda de mandato, “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário” e “grave discriminação política pessoal”.   Voto impresso   -  Outro ponto aprovado pelo Congresso Nacional e vetado pela presidente era o que previa a impressão, pela urna eletrônica, do registro do voto do eleitor.   Segundo o projeto, esse comprovante seria depositado em um local lacrado após a confirmação pelo eleitor de que a impressão estava correta.   Ao justificar o veto, Dilma argumentou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestou-se contrariamente à sanção do item porque isso geria "altos custos", com impacto de R$ 1,8 bilhão.   Tempo de campanha: A duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias, e a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão cai de 45 para 35 dias.   Gastos nas campanhas: Para presidente, governadores e prefeitos, pode-se gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior. Há tetos ainda para senadores e deputados.  Doação de pessoa física: Fica mantida a possibilidade de doação de até 10% do rendimento bruto. Permite que o candidato gaste recursos próprios até alcançar metade do teto para o cargo em disputa.   Tipo de propaganda: Mantém o uso de cenas externas do candidato expondo realizações de governo ou criticando falhas administrativas. Fica proibido o uso de efeitos especiais, computação gráfica e desenhos animados Participação feminina: Estimula o aumento da participação de mulheres ao destinar mais dinheiro do Fundo Partidário e mais tempo de TV para esse fim.   Prestação de contas: Nas eleições de prefeito e vereador em cidades com menos de 50 mil eleitores será possível fazer prestação de contas por sistema simplificado se o candidato gastar, no máximo, R$ 20 mil.    Convenções partidárias: Passam a ser entre 20 de julho e 5 de agosto do ano das eleições.    Contratação de pesquisas: Não há restrição à contratação de pesquisas de intenção de voto por veículos de comunicação.  Carros de som e cabos eleitorais: Continua permitido o uso de carros de som e o pagamento a cabos eleitorais para trabalhar nas campanhas.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

DEMISSÃO - Dilma demite ministro da Saúde pelo telefone

                           A presidente Dilma Rousseff demitiu por telefone nesta terça-feira (29 de setembro) o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Em uma conversa fria, ela afirmou ao petista que ele fica no cargo até quinta-feira (1°), data em que deve ser anunciada a nova configuração da Esplanada dos Ministérios. Segundo relatos, a petista ficou irritada com declarações recentes do ministro à imprensa e com a suspeita de que ele estaria trabalhando para se manter no cargo junto a médicos sanitaristas e profissionais do ramo da saúde.   Na semana passada, o ministro já havia reunido sua equipe de secretários para falar de sua saída do cargo.   O encontro foi realizado no mesmo dia em que o Palácio do Planalto informou ao ministro que seu posto seria oferecido ao PMDB na reforma administrativa.  Na época, Chioro chegou a se queixar de que se sentia "rifado" pelo governo federal. O nome mais cotado para assumir a Saúde é do deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI). O parlamentar é formado em medicina e especializado em psiquiatria.  Chioro não é o primeiro ministro dos governos petistas demitido por telefone. Em 2004, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou da mesma forma o então ministro da Educação, Cristovam Buarque, que passava férias em Portugal. Chateado, Cristovam avaliou como uma "desconsideração" ter sido demitido pelo telefone.

BORRAZÓPOLIS - "Faleceu mais uma Pioneira do Município"


-   LUTO  -  Falecimento da senhora Rita Henning


Faleceu em Borrazópolis a senhora Rita Margarete Henning, uma das pioneiras do município de Borrazópolis. Ela era esposa do Heldemir Henning, mais conhecido como "Ademir do Açougue".  Muito querida por toda comunidade, ela teve uma vida toda marcada por bons exemplos. Como esposa, era um modelo a ser seguido; como mãe, tinha atitudes exemplares e com certeza ficará para sempre no coração de seus filhos, netos, enfim, na memória de todos os familiares e daqueles que um dia tiveram a  grata oportunidade de conhecer e conviver com esta pessoa extraordinária. VELÓRIO - A Funerária Aliança informou que a família decidiu pelo velório na capela mortuária e sepultamento às 16 horas de quarta feira, dia 30 de setembro de 2015. (Colaboração de Samuel, da Funerária Aliança)

IVAIPORÃ - Acidente deixa dois feridos na Getúlio Vargas

        (ACIDENTE)          Um acidente foi registrado às 12 horas, desta terça, 29 de setembro,  na  Rua Getúlio Vargas, no Bairro Vila João XXIII  e no cruzamento com Rua Duque de Caxias, em Ivaiporã. O acidente deixou dois feridos: GENILSON APARECIDO DE SOUZA , 38 anos,  e FIDELIS RODRIGUES DIAS, 67 anos. A batida foi entre um  Corsa GL com placa CEK-8461, de Ivaiporã, que era conduzido pelo Fidelis, e um  Motocicleta marca  Honda  CB 300 R, placa AVL-2586, de Ivaiporã, conduzida pelo Genilson. As causas do acidente seriam Apuradas. 

MARILÂNDIA - Prefeito e equipe com Dep. Artagão


 O prefeito de Marilândia do Sul, Pedro Sérgio Mileski, esteve no gabinete do deputado Artagão Júnior nesta terça-feira (29 de setembro) acompanhado da secretária de Assistência Social, Anderléia Bueno Mileski, e das assistentes sociais Vanessa Aparecida Ferreira e Paloma Andressa Xavier de Paula.  Na segunda-feira, 28,  o prefeito assinou o termo de adesão ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias (Paefi), projeto que prevê o apoio, orientação e acompanhamento de famílias em que um ou mais membros sofrem ameaça ou violação de direitos. Ja na terça, a comitiva de Marilândia ainda foi à Secretaria de Educação, onde foram apresentadas novas demandas.

APUCARANA - Narcóticos apreendem 40 gramas de cocaína

              Policiais Civis da 17ªSDP-Apucarana,  apreenderam 40,8 gramas de cocaína no início da madrugada desta terça-feira (29 de setembro, de 2015). A droga estava sendo transportada por Kelen Caroline de Oliveira (21 anos), a qual foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.    Após denúncia anônima, os policiais interceptaram a pessoa de Kelen que estava retornando da cidade de Londrina, no momento em que chegou ao terminal rodoviário de Apucarana, foi surpreendida pelos investigadores, sendo que em sua abordagem acabou por entregar a droga que estava em sua posse. A droga  iria ser fracionada para venda, o que poderia  render um lucro de aproximadamente R$ 1.000,00.   Diante do fato,  Kelen foi conduzido a 17ªSDP-de Apucarana onde se encontra a disposição da justiça.

MANOEL RIBAS- Três pessoas foram detidas na cidade

Dois homens e uma mulher foram detidos; todos com mandados de prisão expedidos já há algum tempo 
          Uma mulher de nome Conceição Ferreira dos Santos, de 53 anos, foi detida no dia 29 de setembro, segundo a Pm, havia uma mandado de prisão contra ela, cujo motivo seria pensão alimentícia. E conforme já tínhamos informado, outras pessoas também já haviam sido detidas na cidade no mesmo dia. Confira: Duas pessoas foram detidas em Manoel Ribas, no dia 29 de setembro, de 2015, em uma trabalho realizado pelo Destacamento local e pela Polícia Militar, do Batalhão de Pitanga. Segundo o PM Bocon, uma delas, estava no Conjunto Maria Madalena e é Ruy Campos de Oliveira, de 31 anos. Estava em sua posse, um veículo Jeta, que pertence a uma locadora de São Paulo, cuja empresa havia informado que tinha locado o veículo para a pessoa de José dos Santos Marques, que desapareceu e não devolveu o veículo no prazo estipulado, que seria abril de 2015. Ruy negou qualquer irregularidade, e disse que havia comprado o veículo por 62 mil, sem saber que era de uma locadora. O agravante, foi que ele tinha um mandado de prisão expedido em Carapicuíba -SP, em seu desfavor, por causa de uma receptação, e por isso ele foi levado para a Delegacia. OUTRO CASO - Também foi detido José Maria Duarte dos Santos, no conjunto Santa Rita. Segundo informações, havia também contra ele, um mandado de prisão expedido pela Comarca Local. Ele era acusado de um crime de lesão corporal, cuja condenação foi determinada e com base neste crime supostamente cometido, foi expedido o mandado de prisão.

NEGÓCIOS - Vende casa em Rio Branco do Ivaí


NEGÓCIO DE OCASIÃO 

Vende-se em Rio Branco do Ivaí, esta linda casa e em um local bem localizado. Quem tiver interesse, basta ligar neste telefone  43 9620-7266 ou 3467-1166 e falar com o Valdemar, mais conhecido como  "Valdemar do Compre Bem Supermercado". Para visualizar mais fotos, ou fotos em tamanho maior,  basta clicar no link abaixo. 

EDUCAÇÃO -Investimentos no CMEI de Rosário do Ivaí

                    O Centro Municipal de Educação Infantil:  "Mina Antunes Ribeiro”, na direção de Lucia Malicka Musiau, juntamente com os Professores e Funcionários tem desenvolvido um trabalho que visa garantir um ambiente escolar socialmente de qualidade e saudável, que propicie para a criança de forma lúdica tendo condições indispensáveis para sua formação intelectual. É a maneira encontrada para expressar no mundo imaginário de cada um. O centro recebeu playground para o pátio externo, balanços infantis, dois escorregadores e dez tatames para o berçário I,  além de materiais de consumo. Os recursos para compra dos materiais, foram liberados através do Programa Federal:  “Brasil Carinhoso” em parceria com a prefeitura Municipal, de Rosário do Ivaí. Em um  trabalho dedicado do Prefeito Ademar Alves da Silva, Secretária da Educação Maria Aparecida Fernandes e da Secretária Administrativa Márcia Andréa de Souza Diniz e todos que se empenharam para liberação desse recurso. Em nota a Diretora fez seus  sinceros agradecimentos.  (mais fotos no link abaixo)

COLUNA SOCIAL - Alunos do EJA - de Borrazópolis

           Recebemos uma imagem enviada pelo amigo Edvaldo, nosso amigo da Fazenda Pacaembu, de Borrazópolis. Na foto aparecem os  alunos do EJA-  que é o projeto de Educação de Jovens e Adultos, que  leva o Ensino Médio,  a todos que não tiveram  possibilidade de cursá-lo no passado. Edvaldo agradecem a todos, e principalmente aos amigos e colegas de classe. Agradecimentos também a professora e Diretora do Colégio José de Anchieta, que abriga o EJA na Escola Estadual.

FALECIMENTOS - Lidianópolis e Borrazópolis com mortes

LIDIANÓPOLIS -  A agente Leide, da Funerária Nacional, de Ivaiporã, informou que faleceu  a senhora Lourdes Maria de  Jesus, de Lidianópolis. Corpo velada na Capela Mortuária  de Lidianópolis, e sepultamento ocorreu às  15:00  horas, desta terça-feira, 29 de setembro.   BORRAZÓPOLIS - Faleceu intermado em um Asilo de Faxinal, o senhor Eupídeo Rodrigues Cordeiro, 90 anos. Ele morou em Borrazópolis, já trabalhou para familiares do ex-vereador Angelim Boro, mas não tinha familiares em Borrazópolis e região. Segundo o Luiz Rodrigues, da Funerária Nossa senhora de Lourdes, o  velório foi na Capela Mortuária de Borrazópolis e sepultamento ainda na terça-feira, 29 de setembro, às 16 horas. 

FAXINAL - "Secretário fala sobre a Semana do Idoso"

Em entrevista a Rádio Nova Era, Secretário de Administração "Ral", falou sobre a Semana do Idoso e outros temas relacionados a saúde 
            Em entrevista a Rádio Nova Era, o secretário de administração e secretário interino da saúde  Francisco Alfredo Ferreira, o “Ral”, de Faxinal,   falou sobre a programação da Semana do Idoso, e de vários assuntos relacionados aos investimentos em saúde que o município tem feito. Segundo ele, o prefeito Adilson, tem como prioridade o antedimento a este setor, e por isso, mesmo com a queda brusca na arredação e com os Governos Federal e Estadual, não investindo o que deveriam em Saúde, Faxinal tem superado e levado bem estar social através de um atendimento especial, amenizando para o cidadão os efeitos da crise.  OUÇA A ENTREVISTA  e saiba mais sobre Faxinal e principalmente do trabalho realizado com saúde.     Sobre a semana do Idoso, a a Prefeitura Municipal de Faxinal, através da Secretaria de Assistência Social, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e a Secretaria Municipal de Saúde,  em parceria com o Centro de Convivência da Melhor Idade de Faxinal, está realizando  a homenagem ao Dia Internacional do Idoso, para isso  promove a Semana Municipal do Idoso, com objetivo de mobilizar a comunidade sobre a importância da convivência e da interação da pessoa idosa como parte ativa na sociedade. A programação contada com  atividade física, palestra com profissionais da saúde, apresentações artísticas, tarde da beleza e baile de encerramento. Veja a programação:  PROGRAMAÇÃO: Dia 28/09 – Segunda-feira: aconteceu a caminhada. Ao final da caminhada foi  servido um café da manhã.  Dia 29/09 – Terça-feira: Palestra com o tema “Saúde do Idoso” no Centro de Convivência da Melhor Idade. às  14:00 horas.  Dia 30/09 – Quarta-feira: visita aos lares São Vicente de Paulo e Pastor Luiz Santiago com apresentações artísticas.  O ônibus saindo às 13:30 horas do Centro de Convivência da Melhor Idade. Dia 01/10 – Quinta-feira: tem Tarde da Beleza (Corte de Cabelo Masculino e Feminino, manicure e maquiagem), no  Centro de Convivência da Melhor Idade.  e dia 20, dia 02 de outubro, na Sexta-feira, haverá  Baile de encerramento com sorteio de brindes no  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O evento começa às 14:00 horas com término às 17:00 horas.

RIO BRANCO DO IVAÍ / ENTREVISTA

Deputado Artagão  e Prefeito de Rio Branco falam sobre obra no centro da cidade que terá investimento de R$ 167 mil
NO VÍDEO - Ouça as entrevistas 
 Ao vivo, direto de Curitiba, o repórter Ronaldo Alves Senes, entrevisto do  deputado estadual Artagão Júnior no momento em que ele recebia  o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Carneiro Rosa, nesta terça-feira (29 de setembro). O Prefeito também concedeu entrevista.   Entre outros assuntos, falaram da obra na PR-535 (Km 18), no centro da cidade, que está em processo de licitação.  A empresa vencedora será conhecida na próxima quinta-feira (1º de outubro, de 2015). O valor da obra está orçado em R$ 167 mil.   No ano passado, devido às fortes chuvas, foi aberta uma cratera que danificou as galerias da rodovia, passando pelo perímetro urbano de Rio Branco do Ivaí. Na recuperação do trecho, serão feitas obras de terraplanagem, a recomposição de passeios laterais e a canalização de bueiro duplo tubular de concreto.

NEGÓCIO - Vende-se este carro na cidade de Jandaia


NEGÓCIO DE OCASIÃO 

Vende-se este Fiat Uno,  ano 2013, único dono. A tabela de valores, indica que seu valor é na faixa dos  21 mil, mas o proprietário entrega por 17.500 reais.  O veículo  é  branco e tem 40 mil km rodado e duas portas, sem opcional. Interessados liguem para 43-99804292  e fale com Cleison Lima.     (Mais fotos no link abaixo)

ORTIGUEIRA - Zeladora de Escola tem salário furtado

         (BOLETINS)             A Polícia Militar de Ortigueira, registrou furto praticado contra a Zeladora de uma Escola Municipal, cujo nome do referido estabelecimento não foi divulgado. Em seu boletim, confeccionado no dia 28 de setembro, de 2015, às 18 horas, os policiais militares informaram que a vítima relatou que teria deixado à quantia de R$925,00, valor que recebeu de salário, em seu armário nas dependências do estabelecimento de ensino, enquanto desempenhava suas funções relativas a serviços gerais. Em determinado momento, verificou que o cadeado estava estourado e que a quantia em dinheiro não estava mais no armário. As investigações estão sendo feitas para identificar o gatuno.

COLUNA SOCIAL - Vera Lúcia Viana, de Lidianópolis

Na foto ela aparece com esposo e filhos 

Em Lidianópolis, a Vera Lucia Dias Viana, completou mais um ano de vida neste dia 28 de setembro, de 2015.   A ELA UMA MENSAGEM DA FAMÍLIA:  "Meu amor, hoje é uma data muito especial, data que em que você veio ao mundo para colocar alegria e felicidade na vida de muitas pessoas, inclusive na minha.   Parabéns por esta data meu amor, você é uma pessoa maravilhosa e me sinto muito feliz por estar ao seu lado e desfrutar de tantos momentos bons.   Sei que você merece os melhores presentes e tudo eu quero lhe dar, quero transformar este dia em festa e nós dois festejaremos este dia com a intensidade que ele merece.   Desejo-lhe realizações, muito amor e que possamos continuar juntos renovando a cada dia.  Há tanto tempo juntos, tenho certeza que vamos fazer do dia do seu aniversário um grande dia, cheio de muita alegria e amor.  Quando se aprende a amar, o mundo nos pertence. E por amar você é que quero sua presença constante, ainda mais hoje. Receba querida, no seu aniversário o melhor e o mais sincero presente que eu possa lhe dar : o meu amor!   Parabéns e feliz aniversário…"  Votos com com carinho de toda a nossa família. 

JARDIM ALEGRE / EDUCAÇÃO

Jardim Alegre constrói mais uma sala de aula para a tender a educação infantil
     Procurando atender a demanda por vaga na educação infantil para alunos de 0 a 3 anos, a Prefeitura de Jardim Alegre está construindo mais uma sala de aula no Centro Municipal de Educação Infantil Guilherme Andrade Totolo.   Segundo a diretora de Educação, Simone Colombo, o investimento é de aproximadamente R$ 58 mil, que são provenientes de recursos próprios da educação municipal. Outras 2 salas de aula estão sendo adequadas e reformadas no antigo prédio da Casa da Sopa e também servirão para a educação infantil de Jardim Alegre.   Com os investimentos a Prefeitura pretende oferecer até 60 vagas a mais para o berçário, maternal, jardim I e II. Atualmente 289 crianças estão matriculadas na educação infantil de Jardim Alegre. "Esse investimento representa o atendimento para as crianças e também para as famílias. Assim, os pais podem trabalhar e sabem que as crianças serão bem cuidadas," comentou Simone Colombo.   A prefeita Neuza Pessuti visitou as obras na creche e ressaltou que a administração tem priorizado os investimentos na educação de Jardim Alegre e procurado atendera demanda por vagas na educação infantil. "Entendo a necessidade que os pais têm em trabalhar, por isso, o esforço para oferecer o melhor atendimento possível as crianças", comentou a prefeita.  (Colaboração de Daiane Frison)

CRIME - Crime ambiental na zona rural de Rosário do Ivaí

Denúncia de porte de arma levou a Polícia a apreender também aves silvestres no Distrito de Água Amarela 
Ilustrativa 
ROSÁRIO DO IVAÍ - Em Rosário do Ivaí, no dia 28 de setembro, às 17 horas, na Rua Principal, do Distrito Água Amarela, uma denúncia levou a Polícia a averiguar se realmente um morador estaria de posse de uma arma de fogo. Ao chegar no local, os PMs encontraram o acusado de nome Renato, sentado na frente de sua residência. Ao ser indagado se teria algo de ilícito dentro de sua casa, ele disse que tinha uma espingarda calibre 32 de marca CBC, que havia comprado há muito tempo, mais não soube precisar quem vendeu. Além de apreender a espingarda, os Policiais notaram que havia, no quintal, cerca de 15 gaiolas com pássaros silvestres. Renato afirmou ser o proprietário de todas as gaiolas, sendo que alguns havia comprado e outros capturado. Entre as aves estavam "pássaro preto" "trinca ferro" "merro" "bico de pimenta" e "canarinho", caracterizando crime ambiental. O homem foi levado para o Destacamento, onde seria devidamente autuado.

IVAIPORÃ – Ladrões arrombam Igreja e praticam furto

Segundo a Polícia Militar, foram duas ocorrências, um furto contra a Igreja e uma tentativa de furto em um estabelecimento comercial
                  Em Ivaiporã, duas ocorrências de furto foram registradas, um delas contra uma Igreja, a Paróquia Espírito Santo. Segundo a Pm, no dia 28 de setembro, segunda-feira, um funcionário de nome Alexandre Freitas da Silva, de 26 anos, responsável pela paróquia relatou que por volta da 01h00min, o alarme da paróquia disparou e desligou, sendo que ninguém compareceu no local achando que fosse um problema do alarme, mas no dia seguinte, foi percebido o furto de uma caixa de som de cor preta. OUTRO FURTO- Houve um furto ainda na Av. Estevão Marciano dos Santos, numeral 1651, onde o comerciante Carlos Bonfim, contou que de madrugada populares avistaram dois indivíduos serrando os cadeados da porta do seu estabelecimento comercial, sendo que o alarme disparou, fazendo com que eles fugisse sentido a Vila Monte castelo. Buscas foram feitas, mas ninguém foi preso.

COLUNA SOCIAL - "Gabriel Henrique" - de Borrazópolis


              ANIVERSÁRIO              

Quem completou mais um ano de vida, neste dia 29 de setembro, de 2015, foi o amigo Gabriel Henrique Scacabarossi Del Grande, de Borrazópolis. Estudante de Engenharia Civil, em Maringá, ele também presta serviços para a Rádio Nova Era, e é filho do Gerente Valdinei Del Grande, o "Di", e da Simone Scacaborossi. Os votos de um feliz e sempre abençoado aniversário, chegam dos familiares,  em especial da mãe, do pai, do mano Gustavo, e da namorada Beatriz.  Todos  desejando que ele tenha muitos e muitos anos de vida, e que seus projetos sejam sempre transformados em realidade.  

SARANDI - Prefeito multado por causa de agentes de Saúde

                   O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) negou registro à admissão de cinco agentes de saúde contratados pelo Município de Sarandi (Região Metropolitana de Maringá). A contratação decorreu de teste seletivo, regido pelo edital nº 44/2010, para o provimento, por prazo determinado, das funções de auxiliar de enfermagem (3 profissionais), enfermeiro (1) e médico (1).   Em função da irregularidade, o prefeito Carlos Alberto de Paula Júnior (gestões 2009-2012 e 2013-2016), que realizou a admissão sem a observância das normas legais, foi multado pelo TCE-PR em R$ 1.450,98.  O TCE-PR solicitou que o município juntasse ao processo a Lei Complementar nº 10/1992 e esclarecesse se as contratações foram regidas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O prefeito em exercício à época da concessão do contraditório, Rafael Pszibylski, informou que o regime de trabalho adotado era o estatutário, com carga horária de 40 horas semanais, e anexou aos autos a lei solicitada.  Carlos Alberto de Paula Júnior afirmou que não poderia ter contratado os admitidos por meio do regime celetista, pois havia adotado no município o regime jurídico único, regulado por estatuto. Ele também alegou que a contratação por tempo determinado seria possível em razão da possibilidade de previsão do encerramento de programas federais.   A Diretoria de Controle de Atos de Pessoal (Dicap), responsável pela instrução do processo, destacou que não foi comprovada a afirmação da administração municipal, de que seria possível prever quando os programas federais se encerrariam e que o TCE-PR orienta que as vagas referentes ao Programa Saúde da Família devem ser preenchidas por meio de emprego público, segundo a Instrução Normativa nº 1/2005. Assim, opinou pela negativa de registro das admissões. O Ministério Público de Contas (MPC) concordou com a unidade técnica.  (continue lendo no link abaixo)

ITACOLOMI – Acidente na Rodovia do Milho - PR-170

Próximo a Novo Itacolomi,  motorista de Lidianópolis que dirigia  Parati com placas de Arapongas, saiu da pista e bateu no barranco
          Um acidente do tipo choque contra barranco, deixou uma mulher ferida, entre Novo Itacolomi e Borrazópolis, na rodovia do Milho, PR-170, Km 154, mais precisamente a cerca de 7 quilômetros da cidade de Novo Itacolomi. Segundo a Polícia Rodoviária do Porto Ubá, que atendeu a ocorrência, uma Parati, com placas AAS-0752 – de Arapongas, era conduzida por Rosinaldo Julio da Costa, de 40 anos, que é morador da Vila Rural II, de Lidianópolis. Ele perdeu a direção, quando aconteceu o acidente. Rosinaldo nada sofreu, mas sua esposa Cintia do Nascimento, de 24 anos, ficou ferida. Ela foi levada para o UPA de Apucarana, sem risco de perder a vida.

POLÍTICA - Apucarana aprova redução de vagas na Câmara

Foto de arquivo do TN Online
             Por oito votos a três, a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou em segunda votação, o projeto que reduz o número de vereadores de 19 para 15 cadeiras. A proposta foi apresentada, após a Polêmica sessão que reprovou um projeto de iniciativa popular, que determinava a redução para onze cadeiras. Apesar da aprovação de 15 vagas, o assunto ainda deve continuar gerando embates, pois Advogados e o Ministério Público, prometem entrar com um ação, alegando que a proposta começou a tramitar no mesmo dia em que outro projeto com o mesmo tema, havia sido reprovado, o que seria inconstitucional. 

OCORRÊNCIAS - furtos em Jardim Alegre e em Arapuã

JARDIM ALEGRE-    Em Jardim Alegre, no dia 28 de setembro, os senhores José Amadeu de Oliveira e Miguel Germano de Azevedo, informaram que na  empresa “Du Tolão”, da qual são proprietários, constaram, ao chegar para trabalhar,  que  a garagem  estava semente coma as pontas dos fios de energia, e que meliantes haviam furtado ainda toda  fiação de uma carreta que estava no mesmo local. Os ladrões ainda cortaram as mangueiras de ar do veículo de carga.     ARAPUÃ-     Em Arapuã, também no dia 28 de setembro, o  Sebastião Huida, secretário de saúde,  contou que no Posto de Saúde, de Arapuã, a zeladora verificou que a máquina de lavar calçada (Wap de cor amarela) não se encontrava no local onde comumente era guardada; e que provavelmente a máquina tenha sido furtada na madrugada daquele dia.   A Polícia foi até o órgão público,  fez o levantamento e tomou as devidas providências.

APUCARANA – “Três assaltos registrados em três horas”

Em um dos roubos, um morador foi agredido e retirado de dentro do seu carro. Os bandidos fugiram levando o veículo
Em Apucarana, foram registrados três assaltos de segunda para terça-feira, 29 de setembro de 2015. Um deles, aconteceu a uma hora da madrugada na Rua Rio Grande do Sul, no Jardim Apucarana. Um morador contou que trafegava com seu veículo Ford Focus, preto, placas ATH6849, nas imediações da referida Rua, quando foi abordado por três indivíduos desconhecidos. Eles entrarem no carro o agredindo com vários socos e chutes, ainda o jogaram para fora e se evadiram levando o Focus. As Equipes da PM, realizaram patrulhamento e mais tarde localizaram o veículo abandonado na rua Agostinho Fabene. A vítima precisou ser conduzida pelo SAMU ao Hospital, pois apresentava vários ferimentos. OUTROS ROUBOS – Mais dois assaltos aconteceram, um deles às 20h30min, na Rua Erasto Gaertner, onde uma mulher caminhava e foi abordada por dois elementos , os quais através de ameaças levaram um aparelho celular Samsung. E às 23 horas, na Rua Osvaldo Cruz, um homem também foi abordado na Rua. Ele sofreu um empurrão e chegou a cair no chão. O ladrão pegou certa quantia que estava em seu bolso e se evadiu.

CRIMES – Borrazópolis e Ivaiporã com maus tratos a animais

Em Ivaipoirã,  cavalo abandonado chegou a morrer, e em Borrazópolis, cachorro é agredido com pedrada na cabeça
Clique na imagem para visualizar em tamanho maior 
BORRAZÓPOLIS – Em Borrazópolis, um rapaz foi identificado como o autor de uma pedrada na cabeça de um cachorro. O fato aconteceu na região do Calçadão, mais precisamente na Avenida Brasil esquina com Rua Piauí, na tarde de segunda-feira, 28 de setembro. A proprietária do animal é Solange Aparecida Caetano, e segundo populares, um jovem conhecido como “Neto da Casturina”, passava pelo referido endereço, quando decidiu apedrejar o animal sem motivos. A Polícia ficou de apurar o fato e nossa reportagem não conseguiu contato com o agressor para saber se ele  confirma ou não a agressão. IVAIPORÃ- Em Ivaiporã, também na segunda-feira, uma denúncia levou Policiais até a Colônia da Prefeitura, onde  uma  mulher disse que um homem de nome Célio Guimarães,  havia deixado um Cavalo amarrado por vários dias sem prestar o devido cuidado. Chegando ao local, foi constatado que o animal estava caído e debilitado. Foi então acionado um veterinário da empresa Agroclínica e constatada a morte do cavalo. A Polícia vai investigar se realmente aconteceu o maus tratos. Ainda em Ivaiporã na Rua Apucarana, houve denúncias de um outro Cavalo abandonado. O animal apresentava várias escoriações no lombo, e estava amarrado em uma árvore sem água e sem comida. A princípio o proprietário seria um tal de Osvaldo que não foi encontrado.

ITACOLOMI - Moto furtada é recuperada em Apucarana

Motocicleta furtada no Bairro "Marreca", Em Novo Itacolomi, foi recuperada em Apucarana
A Polícia Militar, de Apucarana, informou que às 16h00min. de Segunda-feira, 28 de setembro, uma motocicleta foi recuperada  na  Rua XV de Novembro 221, na Vila Regina. Uma equipe de Plantão  avistou um indivíduo  suspeito que abandonou a  Honda/XLX 250 R, placa ABG-9804/Novo Itacolomi-PR, cor vermelha, ano 1990 e fugiu a pé.  Ao checar a referida Placa, se constatou que era uma motocicleta furtada em 04 de setembro, no Bairro "Marreca" em Novo  Itacolomi. Conforme divulgamos no dia do furto,  o veículo pertence a José Lúcio da Silva, que havia registrado queixa na delegacia. Investigadores informaram que os ladrões não fizeram modificações na moto e estavam utilizando ela com a mesma placa. Inclusive, há informações que eles voltaram a Zona Rural de Novo Itacolomi com o veículo, e que estavam sendo rastreados, mas os Policiais não conseguiram  os prender.

MANOEL RIBAS - Acidente deixa ferido grave na Av. Brasil

                     Um acidente foi registrado em Manoel Ribas, na segunda-feira, 28 de setembro, na Avenida Brasil. Segundo a Defesa Civil,um  jovem de nome  Ilson Ferreira de Souza, de 33 anos, sofreu ferimentos considerados graves, no início da tarde quando se envolveu em uma colisão entre moto e carro. A defesa Civil divulgou apenas dados de um veículo, que é uma  Motocicleta marca Honda , modelo NXR Bros , placa UZS-8641/Manoel Ribas -PR, que tinha como condutor, o Ilson. O ferido foi encaminhado para o Hospital.  Um carro envolvido do acidente, teria se evadido do local. 


COLUNA SOCIAL - "Dj. Babu" completou níver em Marumbi

Neste dia 29 de setembro, de 2015, nossas homenagens são para o amigo Valdinei Muniz, que é mais conhecido como DJ Babu, um dos mais talentosos do Norte do Paraná; além de um dedicado servidor público. O motivo da homenagem, é porque ele  completou mais um ano de vida, recebendo os parabéns de todos os amigos e familiares, em especial dos filhos Maria Vitória e Lucas Henrique, que aparecem com ele na foto, e também de sua mulher, a Magna. Felicitações ainda de sua mãe Cleuza, do Pai Olívio, amigos região, onde Dj Babu, tem um grande círculo de amizades. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SARANDI - Secretário Municipal preso pelo Gaeco

O secretário de Trânsito e Segurança de Sarandi, Aparecido Antônio, o Cido Polícia, foi preso na manhã de ontem pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). Ele é acusado de porte ilegal de arma de fogo. O Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do secretário e na sede da secretaria. Na residência, foram encontradas uma pistola 765, de uso restrito, e cerca de 60 munições de diversos calibres. Já na sala de Antônio, na Secretaria de Trânsito e Segurança de Sarandi, foi encontrada uma porção de maconha. O Gaeco também recolheu três computadores na secretaria, além de documentos em duas empresas para outra investigação. O grupo apura uma possível fraude em licitação para a compra de tintas usadas em sinalização de trânsito.

MAUÁ DA SERRA - Projeto "Família na Escola", do CMEI


             No dia 25 de setembro de 2015,  o  CMEI- Sementinhas de Vida, de Mauá da Serra, na direção da competente e simpática  Altiva Monteiro dos Santos,  e na orientação da dedica Neusa Batista Machado, Finalizou  o projeto "Família na Escola", o qual foi desenvolvido durante toda a semana, com a presença de pais, professores, funcionários e convidados: Palestrante Pastor Joel Alves Farias, cantora - Ana Paula, e apresentações das crianças.  Foi um evento mais do que especial, e que teve um resultado positivo.  "É preciso ter uma sintonia fina entre os pais e a escola, na qual a contribuição de cada parte seja acolhida e respeitada em benefício do bem estar e do crescimento da criança. Ter família é sempre  uma benção, muito mais que isso, é quando ela se faz diamante ao manter unidos todos os seus integrantes", diz nota divulgada pela professora Altiva. Nossa reportagem recebeu algumas imagens das apresentações e ações feitas pelas professoras:  Altamira, Daiane, Ângela, Taty e  da Diretora Altiva. (Vejas mais fotos no link abaixo)