sábado, 31 de outubro de 2015

CAMBIRA - Batida na Rodovia do Milho deixa feridos

      -ACIDENTE - Vectra que seguia de Arapongas para Lidianópolis bateu em um Monza de Apucarana no trevo da Bela Vista do Cambira
  Um acidente com danos materiais de grande monta aconteceu entre Novo Itacolomi e Apucarana, na manhã deste sábado, 31 de outubro, de 2015. Segundo o Repórter Rodrigo Almeida, da Rádio Nova Am, o Monza placas BHI-4238, de Apucarana, condutor Rogério Briihmiilel, de 39 anos, com placas de Apucarana, saiu da Bela Vista do Cambira e contornou o trevo sem observar a aproximação do Vectra GLS, placa CIU-1000 de Arapongas, conduzido por Fabio Fenando da Silva, que trafegava sentido Novo Itacolomi, com intuito de chegar a Lidianópolis na casa de parentes. Com a batida, a lateral do Monza ficou destruída, deixando o condutor com ferimentos considerados graves. Os ocupantes do Vectra sofreram apenas escoriações. Consta como vítimas leves a ÉRICA LIZANIA DE ALMEIDA, 25 anos, e MARIA LUIZA BATISTÃO SILVA , 44 anos, As imagens são do Repórter André Amaral e Rodrigo Almeida.

CAMBIRA - Ladrões arrombam estabelecimento e furtam

             (BOLETINS)     Na cidade de  Cambira,  às 16h33min de sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, na Rua Canada, aconteceu um arrombamento em Cambira.   A Companhia de Jandaia, foi quem acionou os Policiais de Plantão, e quando a Polícia chegou  no endereço, entrou contato com a proprietária  Bruna Rodrigues Gouveia, que relatou que ao chegar e  tentar abrir a porta do estabelecimento comercial,  percebeu que a mesma estava violada, e que de dentro do lugar foi levado um televisor 42 polegadas, da  marca Samsung de cor preta. Buscas foram feitas, mas nenhum suspeito foi encontrado.  O nome do estabelecimento não foi divulgado. 

RIO BOM - Quatro pessoas detidas acusadas de furto

          -  FURTO -   Em Rio Bom, foram detidas quatro pessoas acusadas de tentativa de furto; elas negam o crime, ma foram conduzidas para a delegacia no dia 30 de outubro, de 2015, às 23 horas, após uma denúncia vinda do sítio Domingos, no Bairro Campeiro.  Os detidos são: Ronaldo de Freitas Ribeiro, Irani Martins Ferreira, Kharen Rodrigues da Silva,  e Rodolfo Mayer da Silva.  Em  seu boletim a Polícia detalhou o que aconteceu - leia o Boletim:   "Fomos ao sítio que fica próximo ao salão do Campeiro, com a denúncia que havia descido um veículo  Gol de cor branca, sendo avistado dois indivíduos. O solicitante Diego Salles Corral, filho do caseiro, saiu na janela da casa, gritando com os mesmos, sendo que estes empreenderam fuga no veículo. Ao chegar no local, a uns duzentos metros do sítio, foi localizado  um Gol special de placa CZM-2533 de Paranaguá Paulista/SP, encalhado na encruzilhada, e os indivíduos tentando empurrar o carro. Foi dada voz de abordagem e constatado que todos tem passagem pela polícia. Ao serem indagados do que estariam fazendo no local, disseram estar pescando, foi feito uma busca no veículo e encontrada uma tarrafa, mas a mesma esta seca. Acredita-se que o intuito seria pescar os peixas de uma representa existente no local", diz o Boletim. Os acusados negam o crime, e o caso será apurado.  

GODOY MOREIRA - Evento especial organizado pelo Prefeito

Assessoria de Imprensa
             A Prefeitura Municipal de Godoy Moreira realizou na última sexta feira (30 de outubro) um jantar de confraternização aos servidores municipais e seus familiares em comemoração ao dia do servidor público.  O evento  foi realizado no complexo esportivo e contou com a presença do prefeito Primis de Oliveira e esposa Elza, vice-prefeito Zezinho e esposa Tiana, padre Marcos Fábio, secretário Aquelino que proferiu uma homenagem, vereadores, secretários, diretores de departamentos funcionários e familiares e convidados, durante o jantar teve um belíssimo show com a dupla Bruno Henrique e Rodrigo que encantou a todos os presentes.   O prefeito Primis de Oliveira destacou o papel dos servidores municipais para a cidade. O chefe do executivo municipal ressaltou que a missão do servidor é servir a toda a população, deixando para trás interesses individuais, de partidos e ainda de pequenos grupos. “O verbo servir é muito fácil de serconjugado, mas difícil de ser realizado. Ser servidor público é uma missão que recebemos de observar não apenas nossos próprios interesses, mas, sobretudo, os interesses da cidade e das pessoas. A Prefeitura de Godoy Moreira conquistou o respeito das pessoas e isso se deve ao esforço diário de cada servidor, nos mais diversos órgãos, que fazem da cidade um lugar melhor de se viver. Temos grandes desafios e eles não acabam eles aparecem todos os dias. Por isso, vamos nos esforçar todos os dias, dar o nosso melhor, para atender aos interesses daqueles que mais precisam que é a nossa população”, disse o prefeito ao fazer este pedindo.   O vice-prefeito Zezinho destacou que os servidores públicos são um conjunto de atores que dão sustentação à administração e que fazem com que a Prefeitura tenha esse reconhecimento público. “O serviço público de Godoy Moreira sofreu enormes transformações. A realidade de antigamente é diferente da de hoje. Temos novos desafios, uma sociedade que cobra uma melhor prestação de serviços. A sociedade mudou e o poder público teve que mudar também. Ainda convivemos com vários problemas, mas temos enfrentado esses desafios e, nesse contexto, os servidores são peças fundamentais”, frisou.

APUCARANA – Ladrões furtam em Igreja e na loja Stop Jeans

                      Em Apucarana, ladrões furtaram em uma Igreja, localizada na Rua Dom José Morello. Ele Segundo informações, na sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, foi percebido que arrombaram a porta da Secretaria Paroquial da Igreja São José e do interior foi levado um notebook HP na cor Preta e um Projetor marca Sony na cor Branca. FURTO EM LOJA – Houve ainda um furto na Loja Stop Jeans, que resultou na prisão de Devanir Bispo de Melo, 47 anos, na Praça Rui Barbosa, no Pirapó. Neste caso, um indivíduo claro, estatura mediana, trajando camiseta azul e bermuda, teria subtraído da loja Stop Jeans, quatro shorts jeans femininos e tomado sentido a praça. A equipe abordou o acusado na frente das lojas Colombo, o qual foi identificado. As roupas estavam escondidas atrás da porta de um Banheiro Público. O Devanir negou o crime.

FAXINAL - Ladrões furtaram uma motocicleta

           FURTO DE MOTO -  Em Faxinal, na sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, na  Rua Prof. Yani de Oliveira Munhoz  com a Rua 14 de Dezembro, o Marcio Gonçalves de Oliveira  relatou que sua motocicleta de placa 8119 de Londrina, foi furtada. Informou ainda que deixou estacionada sem a chave e permaneceu longe por aproximadamente 40 minutos. Segundo o mesmo a motocicleta é toda preta, somente com os adesivos de fábrica; já as  rodas são de liga leve preta. Foi feito o patrulhamento por toda a região, porém sem êxito em localizar a mesma. 

BORRAZÓPOLIS - "Homem detido acusado de desacato"

                        Na sexta-feira, 30 de outubro, uma ocorrência em Borrazópolis, na Rua Pará, resultou em muita confusão e foi preciso até pedir reforço para Kaloré, mas antes da chegada da viatura do município vizinho a PM informou que havia conseguido deter um morador de nome Sérgio Porto Ferreira, de 45 anos. Familiares disseram que ele é um trabalhador e não um criminoso, mas no Boletim de Ocorrências consta que ele foi preso em flagrante acusado de ameaça, desacato, desobediência, infração de trânsito e violar a suspensão ou proibição para dirigir, o último pelo motivo do mesmo estar dirigindo caminhão com uma carteira de habitação cassada. Em nota, a 6ª Cia da PM de Ivaiporã, informou que os Policias do Destacamento de Borrazópolis realizavam uma blitz quando deram ordem de parada, ao pedir que um caminhão parasse, mas que seu condutor  não acatou e jogou  o veículo de carga contra um soldado,  tentando acertá-lo, porém  o PM conseguiu desviar. "Após o desacato a equipe  embarcou na viatura e foi atrás do veículo, o condutor do caminhão parou e  desembarcou na frente de sua casa, onde se armou com um pé de cabra e correu para dentro de sua casa, não obedecendo a voz de abordagem. Já dentro de sua residência cercado por seus filhos e familiares, xingou a equipe policial de palavras de baixo calão, e ainda ameaçou dizendo que os policiais iriam se ferrar e desafiou a equipe a entrar em sua residência para pegá-lo. Pedimos apoio, mas ele se entregou e recebeu voz de prisão.  Após consulta via sistema se constatou que o detido estava com a carteira cassada. Foi recolhido o caminhão ao pátio do DPM de Borrazópolis e as devidas notificações elaboradas", informou o Boletim.  Sérgio sofreu uma crise nervosa, quando era levado para Faxinal, e teve que ser encaminhado ao Hospital Municipal de Faxinal. Na delegacia, pagou fiança e foi liberado.  

CRIMES - Borrazópolis e Ivaiporã com tentativas de furto

     BORRAZÓPOLIS -  Em Borrazópolis, 23 horas, de 30 de outubro, de 2015, a PM foi acionada para comparecer na empresa Mayandra Madeiras, saída para Kaloré.  No local o vigia informou que escutou um barulho na parte externa da empresa e quando se aproximou avistou um indivíduo mexendo na máquina de um ar-condicionado, porém não soube precisar as características do referido indivíduo, que com sua chegada se evadiu  pelos fundos da empresa em uma plantação de café. IVAIPORÃ - Em Ivaiporã, era depois das 4 da madrugada, quando na Avenida Brasil, um elemento quebrou o vidro de uma loja.  Um cidadão, que presenciou o fato, gritou com o suposto ladrão, momento que ele fugiu sem nada levar. 

COLUNA SOCIAL - A bela Iandra Darros, de Borrazópolis

               A linda e simpática jovem que aparece nas fotos acima, juntamente com seus familiares, é Iandra Marcela Darros, que neste dia 31 de outubro, completou seus 19 anos. Iandra é um amor de pessoa e muito querida por todos. Aqui na nossa Coluna Social, os familiares é que lembraram a data especial, principalmente o seu pai, o empresário Luiz Darros, da empresa Mayanda Madeira, a mãe Cláudia Darros e os irmãos. Todos desejam muitos e muitos anos de vida e que seus sonhos se realizem. 

IVAIPORÃ - Polícia prendeu três acusados de furto

Três pessoas foram detidas acusadas de furto em Ivaiporã no Pátio de um  Supermercado  
          Na cidade de Ivaiporã três pessoas foram detidas:Ademar Benedito, de 33 anos, Leandro Pereira  de Oliveira, 34 anos, e João Carlos de Morais, de 44 anos; todos acusados de furto no Pátio de um Supermercado na Rua Santa Catarina,   na sexta-feira, 30 de outubro,de 2015.  O boletim da PM não informa, mas seria no Pátio do Baratão.  Um morador de 68 anos informou que havia deixado seu veículo Corsa estacionado em um estacionamento do Supermercado, momento que indivíduos abriram a porta de seu veículo e furtaram um aparelho de som de cor preta, sendo que populares  informaram a vítima que os autores seriam três indivíduos, e um deles estava trajando uma camisa vermelha do Clube do São Paulo. Foi feito patrulhamento e localizados os suspeitos na Avenida Castelo Branco com a Rua Santa Catarina. Feita a abordagem e encontrado o referido aparelho em poder de  João Carlos, sendo que ele relatou que os outros dois Leandro e Ademar, também tinha participado. todos foram levados para a Delegacia. 

ROUBOS – Quadrilha pratica quatro assaltos na região

     ORTIGUEIRA e MAUÁ DA SERRA   
Bandidos invadem casa no Bairro Lajeado Bonito em Ortigueira, roubam carro e em seguida praticam mais três assaltos na Praça de Pedágio e contra usuários da BR-376.  Em Imbaú, também praticaram um roubo 
           A Polícia Militar registrou pelo menos quatro assaltos praticados pela mesma quadrilha entre às 20h40min e 23h30min, de sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, na região de Ortigueira, divisa com Mauá da Serra. As ações criminosas aconteceram em uma residência, na Rodovia BR376 e na Praça de Pedágio do Bairro dos Franças. Tudo começou quando os bandidos chegaram na Rua Principal do Bairro Lajeado Bonito, zona rural de Ortigueira com uma motocicleta vermelha e invadiram uma casa. Os bandidos chamaram o morador e disseram que precisavam de uma chave para consertar uma moto, e quando ele saiu, foi rendido por três meliantes que fizeram toda família refém, a trancou no banheiro e queria saber onde estava o dinheiro da venda de um imóvel. O cidadão afirmou que havia vendido, mas que o dinheiro estava no banco. Eles reviraram toda a casa e fugiram levando celular, documentos e um Gol de cor vermelha. Menos de uma hora depois, os assaltantes voltaram a agir, dessa vez na BR-376, na Praça de Pedágio do Bairro dos Franças. Segundo o que a Polícia apurou, por volta das 23h40min, utilizando o Gol roubado, eles renderam uma família que estava chegando na Praça com um Voyage cinza. Os bandidos tomaram o carro e na sequência roubaram três cabines da praças de pedágio, e ainda deram voz de assalto para um caminhoneiro, levando dele uma carteira com documentos e 200 reais em dinheiro. Os meliantes fugiram com o Voyage, sentido Ortigueira. A Polícia fechou o cerco em toda região, mas ninguém foi preso e nem o carro havia sido localizado até a publicação desta reportagem.   MAIS UM ROUBO - Uma pessoa de nome Claudino Mendes, enviou ma mensagem para a nossa reportagem informando que com o mesmo Voyage,  por volta,  uns 3km antes de chegar no pedágio de Imbaú, ele, a esposa e  toda  família foram rendidos a tiros e roubados. Os meliantes os deixaram na BR sem nada,  e saíram em direção a Ortigueira com o Voyage e com  a  caminhonete, uma S10 cabine dupla, prata, 2008, placa APS- 7427 de Nova Esperança, que é o veículo da vítima.  Qualquer pista, avise a Delegacia mais próxima. 

IVAIPORÃ - Morre o Cooperado da Congregação Cristã

     LUTO - Faleceu João Batista Gonçalves, o Cooperador da Igreja Congregação Cristão no Brasil, da Vila Nova Porã 
    A cidade de Ivaiporã, e principalmente a comunidade evangélica ficou enlutada com a morte do senhor  João Batista Gonçalves, o Cooperador da Igreja Congregação Cristão no Brasil, da Vila Nova Porã (Vila do Maneco). Cidadão idôneo e muito querido por todos.  A notícia de sua morte foi anunciada na sexta-feira, 30 de outubro, de 2015. Enlutada a família informou que o velório seria realizado na Capela Mortuária da Funerária Nacional ou Funerária do Nei.  Na Rádio Nova Era, vários fieis da Igreja  em Ivaiporã e região,  ligaram para lamentar o fato e desejar os pêsames aos familiares. (Colaboração - Cachorrão do Mototáxi)

JARDIM ALEGRE – Carro capota no Pátio de Posto e bate

Veículo capotou no Pátio do Posto Brasília e ainda atingiu um caminhão que estava estacionado. Uma alça construída  no trevo, tem sido local de imprudências
                             Um acidente que envolveu um caminhão e um carro de passeio deixou feridos na Rodovia PRT- 466, próximo ao Posto Brasília em Jardim Alegre por volta das 22 horas, de sexta-feira, 30 de outubro, de 2015. Segundo o Corpo de Bombeiros, de Ivaiporã e a Polícia Militar, de Jardim Alegre, um veículo Fiat, modelo Pálio, placa AEL-8550 de Ivaiporã, conduzido por Murilo Nasaharo Kuroda, capotou já no pátio do Posto Trevo; além de capotar, bateu contra um caminhão que estava estacionado, tratando-se de uma carreta Scania, modelo 112 HW, placa GMD-5497/Turvo. Com a chegada dos Bombeiros, quatro pessoas foram socorridas, todas ocupantes do veículo de Ivaiporã: Marlene Gonçalves dos Santos, 22 anos, uma menor de 16 anos, Maurílio de Morais Junior, 21 anos, e Murilo Nasaharo Kuroda , 22 anos. IMPRUDÊNCIA EM DESVIO - Na região do Posto Brasília, uma cena que tem sido bastante comum, são veículos em alta velocidade utilizando uma alça que foi construído, interligando com o Trevo e o Pátio do Posto. A obra tem a função de evitar acidentes e possibilitar o acesso a um Bairro Rural e ao Posto com segurança, mas tem sido utilizada de forma irregular por motoristas imprudentes para ultrapassar os carros que estão trafegando pela Rodovia. Depois de muitas reclamações, recentemente foi anunciado que redutores de velocidade serão construídos no desvio, para inibir a ação dos imprudentes, o que deve acontecer no início de novembro. No caso do acidente em questão, não sabemos se o veículo utiliza o desvio. CRÍTICAS- Um morador de Jardim Alegre, o Luiz Carlos Pereira, enviou uma nota criticando também o DER: "Esse desvio que fica ao lado da PR e em frente ao cemitério já foi palco de muitos "quase" acidentes, claro que a culpa é dos motoristas que trafegam ali em alta velocidade para desviarem dos quebra molas, mas quem tem uma grande parcela de culpa também é o DER, que por preguiça não fez um quebra molas nesse desvio ainda. Não se espera mais nada desse governo mesmo, então o jeito é a Prefeita fazer esse quebra molas com recursos próprios, ou instalar ali um radar e gerar multas para os cofres municipal, porque o único jeito de educar esse povo é mexendo no bolso", diz a nota.  

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

SÃO PEDRO DO IVAÍ - COMEMORAÇÃO

CLIQUE AQUI - VEJA MAIS FOTO
Uma multidão cantando parabéns a São Pedro do Ivaí pelos seus 60 anos de emancipação política e ao som de Rio Negro e Solimões
NO VÍDEO - Ouça a entrevista da prefeita e seu vice;  e todas as imagens  da festa (fotos e vídeos)
O município de São Pedro do Ivaí completou neste dia 30 de outubro, de 2015,  o seu 60º aniversário de emancipação política e administrativa,  e para comemorar em grande estilo,  o Governo Municipal organizou uma programação especial que teve a sua principal atração no dia 29 de outubro, de 2015, véspera do aniversário. Milhares de pessoas lotaram a Avenida Principal, e o show foi realizado com sucesso; no palco a  dupla Rionegro e Solimões. Foi uma noite especial que começou com o sorteio do IPTU Premiado; em seguida o show pirotécnico, e na passagem da meia noite, dia do aniversário: Rio Negro e Solimões, a prefeita Maria Regina Della Rosa Magri, o vice prefeito José Izalberti, vereadores, demais autoridades e secretários municipais, embalados pelo jornalista Herinthon Paulista que apresentava a festa, cataram o parabéns a São Pedro do Ivaí.  A prefeita e o vice também concederam uma entrevista especial a Rádio Nova Era e Blog do Berimbau, para ouvir basta clicar no link de vídeo a esquerda. Nela a prefeita faz uma mensagem emocionada a sua comunidade lembrando das conquistas, das lutas que travou, das dificuldades que enfrentou, mas também das conquistas que estão sendo possíveis, mesmo em um ano de crise. Ela também convocou cada a cidadão a continuar fazendo a  sua parte porque o município é todos: "Eu digo para a juventude que eles não são mais o futuro,  porque agora eles são o hoje, o presente, e precisam se preocupar com o seu município", disse a prefeita.  "Administrar é a arte de promover o equilíbrio   econômico,  social e ambiental, e isso não é fácil. As vezes temos que lutar contra interesses particulares, mas precisamos de ações para todos. Quando meus filhos ficam tristes com algumas críticas,  eu digo a eles que   administro para Deus, e quando a gente governa para Deus, temos  consciência tranquila por saber que alguém está olhando lá de cima, e ai não ficamos esperando reconhecimento de todos que nos cercam", desabafou a prefeita.  Com medida de economia, ela realizou apenas um show, e fez uma programação cultural com valores e talentos da cidade e região; inciativa que foi bem aceita pela comunidade.  A Prefeitura informou que a ExpoIvaí – Exposição de São Pedro do Ivaí não foi promovida   por razão da crise que vem assolando os municípios. “O Governo Federal reduziu os repasses e por este motivo, como sempre, fomos criteriosos com o dinheiro público. São 60 anos que serão comemorados com muita criatividade e carinho”, assinalou.  Ela continuou defendendo que a não realização da ExpoIvaí, apesar de ter sido uma decisão difícil, foi a melhor para o momento. “Pensamos no melhor para o município. Economizar nesse momento é crucial para que o nosso planejamento para a cidade seja cumprido. Muito ainda tem a ser feito e vamos conseguir, pois pensamos no melhor para a população, e o melhor, é continuar desenvolvendo o município”, finalizou Regina.   Na sexta-feira (30), as comemorações   foram encerradas com o desfile cívico, contando com fanfarra e com a participação de vários pelotões. CLIQUE AQUI ou veja mais fotos no link abaixo.  (Texto de Ronaldo Senes, o Berimbau e Herinthon Paulista)

ESPORTES - Amistoso de Borrazópolis contra Faxinal

Alunos do Colégio José de Anchieta de Borrazópolis em jogos amistosos com estudantes do Colégio Estadual Érico Veríssimo, de Faxinal
   As imagens são dos alunos do Colégio Estadual José de Anchieta, que participam do projeto de Treinamento do Governo do Estado e da Seed- Intitulados com Futsal Masculino: aulas especializadas de treinamento esportivo e Futsal Feminino: atividades no contra turno. No caso de Borrazópolis, o professor responsável pelos treinamentos, e o Ademir Lucchetti, que com toda sua responsabilidade e dedicação, levou os alunos na quarta-feira, 28 de outubro, de 2015, até a cidade de Faxinal , fazendo um amistoso de futsal contra as equipes de Treinamento do Colégio Estadual Érico Veríssimo. ATLETAS DO FUTSAL FEMININO Camila , Tainara, Joice Custódio, Glória, Tainázinha, Amanda Nascimento, Patricia, Lilian, Iara, Jack Jacinto, e Isadora Godoy. ATLETAS DO FUTSAL MASCULINO: Geisiel, Vitor Tavares, Paulo Neno, Nenê, Caetano, Willian Fortunato, Igor Cabeça, Adão , Willina Vudú, Jean, Luis Tavares, Roger, Carlos, Elitinho, Joãozinho Davanço, Talisson, Douglas Dori, e Bruninho. As competições foram de alto nível e demonstraram a capacidade e o talento dos alunos dos dois colégios (Faxinal e Borrazópolis).

ATO EXTREMO - Jovem tenta suicídio em Manoel Ribas

           (BOLETINS)      Na madrugada desta sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, por volta da 01h05min, atendendo solicitação dos agentes do Bombeiro Comunitário, a equipe da Polícia Militar deslocou até o hospital Santo Antônio, onde segundo informações havia dado entrada naquele órgão, uma pessoa jovem das iniciais JOÃO M. S. S., de 22 anos, o qual havia tentado o suicídio, com uma faca, atingindo seu abdômen. Com a equipe da Polícia na unidade de saúde, foi confirmado o fato, sendo que a vítima, segundo sua própria família, chegou na residência embriagado e cometeu a tentativa de ato extremo. O caso seria apurado pela Polícia Civil.

APUCARANA - "Homem fica com ferimentos ao cair de um Burro"

             QUEDA DE BURRO -      Foi socorrido com ferimentos considerados graves e suspeita de fratura na Clavícula, o cidadão Walter Antônio Martins, de 58 anos, em Apucarana. Ele caiu de animal (Burro) nesta sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, na Rodovia BR-376,  no Contorno Sul e próximo ao Coturno.  Martins foi levado para o Hospital da Providência, mas sem risco de perder a vida.  As causas o incidente não foram informadas. 

TCE - IRREGULARIDADES

Câmara Municipal de Ariranha do Ivaí e mais sete prefeituras são alertadas pelo TCE por alto percentual de despesas com pessoal
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu alerta a sete municípios paranaenses em razão da extrapolação de 90% do limite de 54% da receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal em 2014. Um desses municípios teve despesas que ultrapassaram 95% do limite e o respectivo Executivo está sujeito às vedações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Outros dois ultrapassaram o limite em 100% e devem seguir as determinações constitucionais.   Além disso, a Câmara Municipal de Ariranha do Ivaí também recebeu um alerta do TCE-PR por ter extrapolado em de 90% o limite de 6% da RCL com despesas de pessoal em 2013. Seus gastos naquele ano alcançaram 5,65% da RCL.   A LRF estabelece (artigo 20, III, "a" e "b") o teto de 54% e de 6% da RCL para os gastos com pessoal dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, respectivamente. Os municípios que extrapolaram 90% desse limite com o percentual da RCL que gastam com pessoal são Assaí (48,93%), Pontal do Paraná (48,67%), Lobato (49,97%) e Querência do Norte (50,85%).   O município que ultrapassou 95% do limite é Cândido de Abreu, que gastou 52,08% da RCL com despesas de pessoal. Para ele é vedado (parágrafo único do artigo 22 da LRF): concessão de vantagens, aumentos, reajuste ou adequações de remuneração a qualquer título; criação de cargo, emprego ou função; alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvada reposição de aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança; e contratação de hora extra, ressalvadas exceções constitucionais.  O município de Imbaú gastou 60,08% e São João do Ivaí, 54,04% da RCL com despesas de pessoal. Como ultrapassaram o limite em 100%, essas administrações devem reduzir os gastos com pessoal, conforme determina a Constituição Federal.   Os municípios são alertados pelo Tribunal para que adequem seus gastos e suas despesas com pessoal não alcancem o limite de 54% da RCL. Nos municípios onde isso ocorre, a Constituição Federal estabelece (parágrafos 3º e 4º do artigo 169) que o poder Executivo deverá reduzir em, pelo menos, 20% os gastos com comissionados e funções de confiança.  Caso não seja suficiente para voltar ao limite, o município deverá exonerar os servidores não estáveis. Se, ainda assim, persistir a extrapolação, servidores estáveis deverão ser exonerados. Nesse caso, o gestor terá dois quadrimestres para eliminar o excedente, sendo um terço no primeiro, adotando as medidas constitucionais.

IRREGULARIDADE - FÊNIX

Prefeitos de Fênix em 2008 são multados e têm parecer por desaprovação de contas
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de Fênix em 2008, de responsabilidade dos dois prefeitos que governaram o município do Noroeste do Estado naquele ano: Mauro Marangoni (1º de janeiro a 10 de março e 30 de maio a 31 de dezembro) e Aristóteles Dias dos Santos Filho (11 de março a 29 de maio). Em razão da desaprovação, os responsáveis foram multados em R$ 725,48, cada um. O julgamento pela irregularidade ocorreu em função da falta de comprovação de ajustes realizados em conciliações bancárias, no valor total de R$ 99.808,36.    Após a análise das justificativas apresentadas, a Diretoria de Contas Municipais (DCM), responsável pela instrução do processo, e o Ministério Público de Contas (MPC), que emitiu parecer, opinaram pela irregularidade das contas devido à falta de comprovação das conciliações bancárias e à remuneração acima do valor devido dos agentes políticos; diferença a maior de R$ 8.116,21 para o prefeito e de R$ 1.473,05 para seu vice.   Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, auditor Sérgio Valadares Fonseca, concordou com a DCM e com o MPC quanto à irregularidade referente às conciliações bancárias, pois o responsável deixou de apresentar os motivos que geraram a falha. No entanto, ele destacou que Marangoni pagou em nome próprio os débitos do prefeito que o substituiu e do seu vice, além do seu próprio débito, sanando o dano ao erário. Portanto, o relator não considerou a irregularidade referente à remuneração indevida.    Assim, o relator aplicou aos responsáveis a sanção prevista no artigo 87, inciso III, parágrafo 4º, da Lei Orgânica do Tribunal (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). A decisão, da qual cabem recursos, ocorreu na sessão de 13 de outubro da Primeira Câmara. Os prazos para recurso passaram a contar a partir da publicação do acórdão nº 217/15, na edição nº 1.227 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC), veiculada em 20 de outubro no portal www.tce.pr.gov.br. Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE será encaminhado à Câmara de Fênix. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para desconsiderar a decisão do Tribunal expressa no parecer prévio são necessários dois terços dos votos dos vereadores

COLUNA SOCIAL - Paulo Henrique Portela - de Faxinal


       ANIVERSARIANTE      

O amiguinho Paulo Henrique Portela, completou mais um ano de vida, neste dia 30 de outubro, chegando aos seis anos, na cidade de Faxinal. Um garoto lindo, muito querido e uma benção para toda sua família e amigos. Quem lembrou a data aqui na nossa Coluna Social, foi seu pai, o vereador Paulinho Portela, sua mãe Regiane, e o irmão Pedro Henrique, todos desejando  que o Criador o proteja sempre, iluminando seu caminho e transformando o futuro e uma realidade que será cada vez mais promissora. Felicidades Paulo Henrique... 

BORRAZÓPOLIS - "Luto e comoção no sepultamento de jovem"

    -   LUTO   -    Muita comoção no sepultamento do jovem Joelton Vaz dos Santos que morreu eletrocutado 

O clima de comoção tomou conta dos familiares e amigos durante a Missa de Corpo Presente, e na hora do último adeus ao jovem Joelton Vaz dos Santos, de 27 anos, que  morreu eletrocutado em um prédio de quatro andares em construção na Rua Paraíba. Joelton, apesar de sua simplicidade e humildade, era um rapaz trabalhador e muito querido por todos. Após o seu falecimento, na cidade não se comentava outro fato, e era  comum ouvir pessoas o elogiando e lamentando a sua morte.  Nossa reportagem acompanhou o momento do sepultamento, e os familiares estavam inconsoláveis.  O empresário Adenil Martins de Melo, que é dono do prédio, onde o fato aconteceu, como um cidadão idôneo e que tem uma história de serviços prestados ao município, fez questão acompanhar o enterro;  o mesmo aconteceu com o senhor Adilson Rodrigues, da Serralheria Rodrigues, que foi acompanhado da esposa e filhos. Nesta sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, dia do sepultamento, a Polícia Civil informou que todas as providência estão sendo tomadas para que não haja dúvidas sobre o que realmente aconteceu.  (CLIQUE AQUI -Mais sobre o acidente de trabalho)

CAMINHADA - Circuito Tereza Cristina em Cândido de Abreu.

Participe da  Caminhada Internacional na Natureza, Circuito Tereza Cristina em Cândido de Abreu. Será neste dia 15 de Novembro de 2015, com ponto de encontro no  Salão de Igreja Ucraniana Comunidade Saltinho.  Café da manhã a R$7,00 a partir das 07:00 horas preparado pela associação das competentes, trabalhadoras e dedicas  mulheres do Saltinho.   Almoço: R$13,00 em Tereza Cristina preparado pela associação de mulheres. Maiores informações no banner.  

PSS - PARANÁ

Educação abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado
Educação abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado. Estão abertas a partir desta quinta-feira (29) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) destinado a compor o cadastro de reserva para professor, pedagogo, tradutor, intérprete de Língua Brasileira de Sinais, assistente administrativo e auxiliar de serviços gerais para a rede estadual de ensino do Paraná. O prazo segue até 13 de novembro.  Os profissionais poderão atuar nas escolas da rede estadual de ensino no próximo ano. Não há um número de vagas definido em edital. Os aprovados serão chamados conforme a necessidade.   A chefe de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, Graziele Andriola, orienta os candidatos a apenas informarem somente aquilo que puderem comprovar para evitar exclusão ou desclassificação durante o processo de seleção. “É importante ler o edital com atenção e preencher apenas o que puder ser comprovado”, destaca.  O guia de inscrição com todas as informações referentes aos cadastros e os editais podem ser acessados neste link: arq.e-escola.pr.gov.br/pss/inscricoes2016/InscricoesPSS2016.html. Também está disponível o edital para seleção de profissionais habilitados a atuar em cursos técnicos de nível médio e curso de formação de docentes ofertados nos estabelecimentos de ensino da Secretaria de Estado da Educação.  PSS – O Processo Seletivo Simplificado é destinado a selecionar profissionais aptos a atuar nos estabelecimentos de ensino da Secretaria de Estado da Educação e na rede conveniada, com o objetivo de atender a necessidade de compor o quadro de funcionários temporariamente.   

FECHAMENTO DE ESCOLAR

Richa determina suspensão de fechamento de escolas
 O governador Beto Richa, através de sua assessoria, vinha afirmando que não havia determinado o fechamento de escolas, mas neste dia 30 de outubro, ordenou a suspensão de qualquer medida que esteja em curso na Secretaria da Educação e que implique no fechamento de escolas ou colégios estaduais. A decisão foi tomada em reunião entre o governador e a secretária Ana Seres, da Educação. Com isso, estão cancelados os estudos de reestruturação que incluíam principalmente imóveis alugados.   “Chegou-se a um bom termo e a variável locação está suspensa, ou seja, as nossas escolas que funcionam em prédios alugados e seriam remanejadas por esse motivo continuam onde estão”, esclareceu a secretária da Educação.   O governador também determinou que sejam retomados os critérios utilizados nos últimos anos para o planejamento e ensalamento de estudantes que vierem a ser matriculados para o ano letivo de 2016.


CRIME - Ladrão arromba Coamo em São João do Ivaí

          SÃO JOÃO DO IVAÍ - A Polícia Militar de São João do Ivaí, registrou o crime na quinta-feira, 29 de outubro, de 2015, durante o dia.  O vigilante que faz a segurança do prédio da Coamo,  relatou que um indivíduo trajando camiseta cor cinza, boné escuro, calça jeans e bolsa escura, quebrou a maçaneta e o vidro da porta da frente, mas ao perceber que o alarma havia disparado, o mesmo saiu correndo tomando rumo ignorado. A  Equipe  da Policiais fez patrulhamento pelas imediações,  porém nenhum suspeito foi preso. 

NOTÍCIAS - Fies prorrogado e consignado mais caro no INSS

            FIES   -    O Ministério da Educação decidiu prorrogar mais uma vez o prazo para a renovação dos contratos do FIES. Os interessados têm agora até o dia 30 de novembro para realizar o procedimento. A data também vale para quem quiser solicitar mais prazo para o financiamento ou pedir a transferência integral do curso e da instituição de ensino. Os aditamentos deverão ser realizados por meio do site do MEC.    CONSIGNADO  As operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS vão ficar mais caras. A decisão aumenta as contratações de crédito pessoal de 2,14 para 2,34%. No caso dos empréstimos contratados pelo cartão de crédito, os juros sobem de 3,06 para 3,36%. A medida depende de publicação no Diário Oficial para entrar em vigor. (30 de outubro de 2015)

APUCARANA/ ESTUPRO

Policias Civis da 17ª SDP de Apucarana prendem acusado de ter estuprado uma jovem surda-muda
Em data de 28 de outubro, Policiais Civis da 17ª Subdivisão de Apucarana prenderam Sérgio Carlos dos Santos (47 anos), pelo crime de estupro de vulnerável. O fato ocorreu por volta das 12h, do mesmo dia, quando a jovem de 24 anos, surda-muda, acompanhou a pessoa de Sergio até uma residência abandonada e foi abusada. Segundo as investigações, testemunhas afirmaram ter visto Sérgio na residência abandonada na hora do fato. O rapaz já possui ficha criminal por roubo, furto e violência doméstica. Ele foi encontrado em um Centro de apoio a pessoas menos favorecidas, localizado na Avenida Curitiba, centro, sendo encaminhado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

ORTIGUEIRA - Jovem baleado em tentativa de assalto

                        Um jovem de nome Paulo Cezar Martins, de 17 anos, foi baleado durante uma tentativa de assalto na Estrada da Briolândia, zona rural de Ortigueira. O crime foi registrado às 20 horas desta sexta-feira, 29 de outubro de 2015. Segundo a Polícia, o rapaz contou que estava trafegando pela via com sua motocicleta Honda Fan de cor preta, quando próximo ao local conhecido como "Ponte do Banhadão", um indivíduo encapuzado, portanto uma arma de fogo, saiu da beira da estrada e deu voz de assalto. Paulo Cesar não obedeceu e continuou acelerando, momento em que o ladrão disparou um tiro e o atingiu no braço esquerdo. A vítima continuou acelerando até chegar a uma residência e pedir socorro. Enquanto ele foi levado para o Hospital, buscas foram feitas na região, mas ninguém foi preso.

APUCARANA - "Falsos policiais são presos por extorsão"

Polícia prendeu três homens que se diziam policiais e tentaram praticar crime de extorsão
 Na noite de 20 de outubro, de 2015, quinta-feira, três homens foram detidos em Apucarana. Eles são acusados de se passarem por Policiais com o intuito de cometer o  crime de extorsão. O detidos foram:  Alexandre Dias Pereira, 45 anos;  Marco Aurelio de Oliveira, 43 anos; e George Robert Gomes Kerschner, 26 anos; presos na  Rua Osorio Ribas de Paula, na  Praça Rui Barbosa. Em nota da Polícia Militar informou que depois de receber denúncia de que uma pessoa teria chegado em sua casa com um veiculo Fiat/Uno de cor branca, placa de Foz do Iguaçu-PR, dizendo ser Policial e pedindo certa de R$4.000,00   em dinheiro para não investigar Crime de Pirataria, especificamente a confecção de Boné e Camisetas.  Os Policiais faziam patrulhamento próximo ao Banco do Brasil,  quando foram abordados por uma vítima, a qual passou a dizer que estaria ali sacando certa quantia em dinheiro, afim de entregar a duas pessoas que se identificaram como Policiais e teriam chegado a sua Empresa solicitando os valores para que os mesmos não  investigasse suposta pirataria.  Ambos estavam com o veículo Fiat/Uno Mille, placa MJA-1758/Balneário Camburiu-SC, cor vermelha. Imediatamente os dados foram repassados para todas as equipes, as quais iniciaram as buscas, sendo o carro localizado estacionado em frente ao Hotel Central na Rua Osório Ribas de Paula 71. Na sequência, os acusados foram encontrados no quarto do Hotel em questão. Eles diziam serem investigadores particulares, sendo feito buscas no interior do quarto, onde foi apreendido um Notebook, três celulares e anotações com diversos nomes de Empresas. Diante da situação, eles foram presos e encaminhados até a Delegacia, para os procedimentos legais. O veículo, por estar com o lacre violado, foi guinchado e entregue na Delegacia.

JANDAIA - Polícia deteve três acusados de Tráfico

Os indivíduos estavam em uma casa no Jardim Esmeralda, local onde também foi apreendido droga       
  Em Jandaia do Sul, às 10h00min da manhã de quinta-feira, 29 de outubro, de 2015, dois jovens Marcelo dos Santos Alves, 19 anos; e  Iuri Inácio Eugênio, 18 anos, e ainda um menor de 16 anos, foram detidos acusados de envolvimento com o tráfico de drogas no Bairro Jardim  Esmeralda. Segundo a PM, após denúncia que no endereço havia vários indivíduos preparando certa quantidade de droga para a revenda, a  equipe foi  até o local, com o objetivo de verificar a veracidade das denúncias, sendo que ao se aproximar da casa, quatro indivíduos saíram correndo pelos fundos, um deles com  um objeto metálico na mão parecido com uma  arma de fogo. Para conter os meliantes,  foram realizados dois disparos de arma de fogo em direção ao chão. No interior da residência foi localizada a droga e apreendida, bem como, o dinheiro e materiais utilizados para o preparo e embalagem.  Os três indivíduos foram algemados e encaminhados para a Delegacia onde seriam investigados. Eles negam a prática do tráfico. O conselho tutelar foi acionado para acompanhar o adolescente apreendido.

APUCARANA - Bandidos assaltam na empresa Bella Agrícola

     - ASSALTO -      Seguranças da empresa foram abordados por quatro elementos armados que anunciaram o assalto  
  Uma assalto foi praticado às 02 horas da madrugada de sexta-feira, 30 de outubro, de 2015, a Bella Agrícola, no Bairro Correia de Freitas.   Os seguranças da empresa  informaram que foram abordados por quatro elementos armados, os quais estavam com um veículo de cor preta, cortaram o cadeado do portão, entraram e mediante ameaça, anunciaram o roubo, pegando um veículo VW/Voyage de cor prata da Empresa e bateram contra o portão do galpão conseguindo o intuito de arrombar. Em seguida roubaram certa quantia em insumos agrícolas, que foram transportadas, a princípio em  um Fiat/Fiorino de cor branca, fugindo e tomando rumo ignorado. Foi feito o cerco em toda região, pela PM, porem sem sucesso na localização dos marginais.     ROUBO NA VILA NOVA-  Na Vila Nova em Apucarana, Rua Marcílio Dias, na quinta-feira, 29 de outubro, um cidadão relatou que  foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta de cor azul, não sabendo especificar marca ou modelo, sendo que o passageiro  deu voz de roubo, levando um celular marca Samsung e um relógio de pulso. A vítima não soube dizer a marca modelo do celular e nem do  relógio.

APUCARANA - Marido acusado de matar a própria esposa

     ASSASSINATO - Marido é acusado de matar a esposa, mãe de cinco filhos,  e depois forjar que ela havia cometido um suicídio 
  Em Apucarana, a morte lamentável de uma mulher de 33 anos, mãe de 5 filhos menores, que estava sendo anunciada como um suicídio, ganhou uma nova versão, e o marido dela foi preso acusado de homicídio, ou seja, ele teria matado a esposa estrangulada e em seguida modificado a cena do crime para que parecesse um suicídio. Edevaldo Bianchi, de 45 anos, está preso, nega a autoria do crime, mas segundo a Polícia Civil, a primeira suspeita foi porque ele alegou que sua mulher Claudirene da Silva Costa, 33 anos, tinha cometido o ato extremo com uma corda, mas havia retirado do local onde supostamente a mesma ficou pendurada. A comprovação de que um assassinato aconteceu, veio do IML, que constou que a vítima morreu por estrangulamento e não por enfocamento. Ela também tinha ferimentos pelo corpo que foram causados antes de sua morte, e que não eram condizentes com a prática do suicídio. Pesa ainda contra Biachi o registro de boletins de ocorrência por violência doméstica e relatos de vizinhos dando conta de que o casal brigava muita, inclusive na noite anterior ao crime.  A conclusão da investigação é que ele a matou com um golpe (mata-leão) enquanto os filhos dormiam, e em seguida tentou forjar o suicídio e ainda alegou que o filho mais velho é que havia encontrado o corpo.  O fato trágico aconteceu na   quarta-feira, 28 de outubro, na Rua Maria de Machado Miranda, numeral 241, Jardim Santos Dumont. Dois filhos foram ouvidos, mas não denunciaram o pai, o que para a Polícia é compreensível. Consta ainda que há cerca de 4 anos, Claudirene realmente havia tentado contra a vida, e possivelmente por este motivo, o  marido tenha inventado esta versão.  

COLUNA SOCIAL - Professor Amauri Miranda, de aniversário


         ANIVERSÁRIO     

Quem completou mais um ano de vida neste dia 30 de outubro, de 2015, foi o querido, competente, e dedicado professor Amauri Miranda. Ele  recebe os parabéns de seus alunos e amigos; também de seus familiares, em especial dos seus filhos Matheus Felipe e José Davi, e de seus pais Elias Miranda e Sirlei. "Meus parabéns e muitas felicidades, e que o Amauri Miranda, continue sendo esta pessoa extraordinária e que sempre tem se esforçado para dar o máximo de si, em prol dos demais", diz nota divulgada pelos amigos

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DESMANCHE - ARAPONGAS

Polícia estourou um desmanche de caminhões e prendeu três pessoas em Arapongas
A nota e as fotos são do site  Dia a Dia Arapongas e diz que no início da tarde desta quinta-feira (29 de outubro), em mais um excelente serviço, equipes da Polícia Militar de Sabáudia e de Arapongas, estouraram um local situado na região do Campinho, onde funcionava um desmanche de caminhões.   No endereço as equipes localizaram uma grande quantidade de peças de caminhões roubados, além de um contêiner, já carregado e pronto para dar início a distribuição de parte do material.   Três homens que estavam no local foram presos em flagrante, são eles: A. de N. E.(35 anos), Wanderlei Lacerda (50) e Jose Lacerda (25), esse último, que seria estudante de Engenharia Elétrica.  De acordo com informações do subdelegado da 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, Dr. Paulo Gomes, muitas outras pessoas devem estar envolvidas no esquema criminoso.   "Isso parece ser apenas a ponta do iceberg. A polícia acredita que o esquema seja muito grande e muitas outras pessoas estejam envolvidas".  Outras informações ainda serão divulgadas pela Polícia. 

TCE - MANOEL RIBAS

Prefeito e vice de Manoel Ribas em 2012 devem restituir remuneração indevida
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou a devolução da remuneração acima dos limites legais paga em 2012 ao ex-prefeito de Manoel Ribas (região Central) Valentin Darcin, no valor de R$ 9.634,83, e ao então vice-prefeito, Pedro Estevão da Silva, no valor de R$ 2.237,55. Cada gestor deverá pagar uma multa de 10% sobre o valor do dano, prevista no artigo 89, Inciso IV, da Lei Orgânica do Tribunal (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).  O TCE emitiu parecer prévio recomendado a irregularidade das contas de 2012 do Município por seis razões. Entre as falhas estão a falta de inscrição na dívida fundada dos precatórios; e divergência dos valores do ativo/passivo do compensado, do financeiro e do permanente entre o balanço patrimonial constante do Sistema de Informação Municipal-Acompanhamento Mensal (SIM- AM) e a contabilidade da Prefeitura.  Foram apontadas, ainda, indicação de irregularidades materiais no parecer do Fundeb e no relatório de controle interno; recebimento acima do valor devido na remuneração dos ex-gestores; e gastos com publicidade nos três meses que antecederam as eleições municipais de 2012.  Em virtude das irregularidades, o ex-prefeito deverá pagar multa de R$ 725,48. A sanção está prevista no artigo 87, Inciso III da Lei Orgânica do TCE. Por fim, o Tribunal determinou ainda a instauração de uma tomada de contas extraordinária, devido aos indícios de dano ao erário.  A decisão, da qual cabe recurso, ocorreu na sessão de 15 de setembro da Primeira Câmara. Os votos dos conselheiros foram embasados em instrução da Diretoria de Contas Municipais (DCM) e parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Cabe recurso da decisão. Os prazos passaram a contar a partir da publicação do Acórdão 202/2015 - 1ª Câmara, veiculado em 16 de outubro, na edição 1.225 do Diário Eletrônico do TCE-PR, no portal www.tce.pr.gov.br.  Após o trânsito em julgado do processo, o parecer prévio do TCE será encaminhado à Câmara de Manoel Ribas. A legislação determina que cabe aos vereadores o julgamento das contas do chefe do Executivo municipal. Para que a decisão do Tribunal seja alterada são necessários dois terços dos votos dos vereadores. (TCE)

BORRAZÓPOLIS - "Jovem morre eletrocutado em uma obra"

TRÁGICO - Um jovem de nome Joelton Vaz dos Santos, morreu eletrocutado ao manusear uma máquina de solda em cima de um prédio em construção 

Foto do jovem que faleceu 
     Um jovem de nome Joelton Vaz dos Santos, de 27 anos, morreu eletrocutado em um prédio de quatro andares em construção na Rua Paraíba.  O imóvel pertence ao empresário Adenil Martins de Mello e filhos que são proprietários da empresa Doces Rural Caseiro. Segundo informações foi contratada uma empresa, a Serralheria Rodrigues, para fazer serviços de solda e instalar uma estrutura metálica no último andar  (Cobertura) momento em que o jovem sofreu a descarga. Ao que tudo indica, ele não era  funcionário da Serralheria, e fazia apenas um "bico". Relatos feito para a Polícia Militar, dão conta de que um outro trabalhador estava no piso e foi entregar a máquina de solda para a vítima em cima da cobertura, mas no  momento em que o Joelton pegou na ponta do Soldador,  recebeu a descarga por estar em contato com a estrutura metálica do prédio.  A perícia vai apurar se a estrutura estava energizada ou se  o problema era com a máquina de solda.     O jovem chegou a ser levado para o Hospital Municipal, mas já chegou sem vida. Questões ligadas a segurança do trabalho, uso de EPI - Equipamentos de Proteção Individual, também serão apuradas.  Em nota as duas empresas lamentaram o ocorrido e informaram que estão a disposição para qualquer esclarecimento que for necessário, mas entendem que pouco pode se fazer neste momento para confortar o coração dos familiares, por causa da morte do jovem classificada como uma fatalidade.  TRAGÉDIAS NA FAMÍLIA -  Joelton era neto da conhecida "Dona Olinda Vaz dos Santos",e filho de Irene Vaz dos Santos

 (VEJA MAIS FOTOS DO CASO DE BORRAZÓPOLIS NO LINK ABAIXO)

CALIFÓRNIA - Mais uma carro da prefeitura em local suspeito

      - POLÊMICA -    Mais um veículo da prefeitura de Califórnia foi flagrado em local suspeito, dessa vez em Apucarana prestigiando o comércio daquela cidade, em detrimento do comércio local

             Quem não se recorda, em Califórnia, da matéria que fizemos de veículos da prefeitura na frente da Loja HAVAN de Arapongas (CLIQUE AQUI PARA REVER). O fato repercutiu, e inclusive causou constrangimentos na prefeitura, e parece que a questão estava resolvida, mas neste dia 29 de outubro, de 2015, em horário de expediente, recebemos essas novas fotos que estamos publicando. Elas revelam um veículo oficial da Prefeitura na frente da Loja Magazine Luíza, em Apucarana. A pessoa que fez as imagens, disse que no momento em que fotografava, alguém saiu da loja, uma mulher de jaleco, muito nervosa e quase entrou em vias de fato com ela. "Ela perguntou porque eu estava tirando foto, talvez ela tenha esquecido que o veículo é do povo, é público, e não particular dela", disse a autora da foto. O veículo ainda foi visto em outras lojas de Apucarana. Novamente, como nossa reportagem sempre fez, ligamos na prefeitura para esclarecer o fato, e conversamos com a assessora direta da Prefeita Ana Mazeto, e ela revelou, como se fosse algo natural, que o veículo estava em Apucarana comprando brindes para o dia do servidor, para ser entregue na sexta-feira, dia 30 de outubro. "Provavelmente você receberá outras fotos. O que acontece  é que arrecadamos recursos para sortear e dar presentes (Brindes) para os servidores; alguns dos doadores dão prêmios e outros dão em dinheiro, e por isso a gente foi em Apucarana para escolher os produtos. Neste caso da Magazine Luíza, provavelmente estava uma professora, a procura de uma TV com preço menor, que será sorteada nesta sexta-feira", disse a assessora da prefeita. Mas pela Rádio Nova Era, o repórter Ronaldo Alves Senes, o "Berimbau", ficou indignado com o fato: "Eu não entendo como que com uma crise dessas, uma prefeitura de cidade pequena, ao invés de apoiar o seu comércio, que está em dificuldade como todos os outros, recolha dinheiro, muitas vezes dos próprios comerciantes, e vá para Apucarana prestigiar o comércio de lá. No mínimo, a prefeitura deveria comprar no seu comércio, que são os heróis que pagam os impostos e sustentam a máquinas pública, juntamente com os agricultores e demais profissionais e cidadãos. Isso é vexatório", disse o Radialista Berimbau. Ainda segundo ele, o poder público deveria se envergonhar de tomar tal atitude, que é uma "facada nas costas" da economia local,

NOVO ITACOLOMI - "Entrevista com o prefeito Polaco"

Obras de sinalização, arborização, "Outubro Rosa" e outros temas foram abordados na entrevista com o prefeito
NO VÍDEO - Ouça a entrevista com o prefeito               
O prefeito Roberto Munhoz, o "Polaco da Pá", falou a Rádio Nova Era neste dia 29 de outubro, de 2015. Ele anunciou a obra de sinalização no perímetro urbano. Segundo ele, com a colocação das placas, a cidade ficou mais organizada, mais linda  e revela uma luta do poder público para assegurar recursos,  mesmo em ano de crise. Na sinalização, são cerca de 150 mil, viabilizados pelo Deputado Artagão Junior. Ainda segundo ele, foi realizada uma etapa do projeto de arborização que vai contribuir e muito  com o embelezamento da cidade, que é cortada por uma rodovia, sendo uma rota do Vale do Ivaí.  Munhoz revela que mesmo com crise, várias conquistas aconteceram e estão acontecendo, inclusive a prefeitura quer fechar o ano de 2015 com as contas em dia  e cumprindo com todas as suas obrigações.  Ao final, o prefeito lamentou os estragos nas estradas rurais provocados pela chuva; convidou para um evento do outubro rosa, e abordou outros temas que você pode ouvir no link de vídeo. 

LIDIANÓPOLIS - Tabela das Oitavas de Final do Campeonato

NOTA ESPORTIVA REFERENTE AO 1º CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO CATEGORIA LIVRE/2015
Com a realização, no dia 27/10/15,  da última partida da primeira fase do 1º CAMPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO CATEGORIA LIVRE/2015 no Complexo Esportivo de Lidianópolis, a equipe da Fitness Academia/Cejal/A. Posto Século XXI – Jardim Alegre ganhou do União E. C. de Jardim Alegre pelo placar de 2 X 1 e conquistou a última vaga para as oitavas de final e será a equipe adversária na quinta-feira 05/11/2015 do Raizama Cereais. . Confira a programação  no link abaixo. 

RESERVA - Comerciante preso por causa de arma de bandido

Comerciante reagiu a uma assalto e tomou a arma de um bandido, mas optou por ficar com o revólver e acabou preso
Ilustrativa 
O fato chamou atenção e aconteceu em Reserva, onde um comerciante acabou preso, porque reagiu a um assalto, tomou a arma dos bandidos e os colocou para correr, mas não entregou a arma na delegacia. Após uma denúncia, que pode ter sido feita até pelos meliantes, a Polícia foi até o estabelecimento comercial, que fica na Rua Tibagi, Vila Martins, e fez a apreensão da arma, assim como a prisão do cidadão. O fato aconteceu no dia 28 de outubro, de 2015. "A vítima optou em ficar com a arma de fogo, o qual não fez boletim de ocorrência e nem acionou a polícia militar. Então fomos informados dos fatos através de denúncia anônima sobre a situação. Ao  deslocar até o referido estabelecimento comercial e entrar em contato com o proprietário,ele confirmou que estava de posse da arma de fogo que teria tomado em uma tentativa de roubo em data de 21/10/2015. Disse ainda que dois marginais entraram em seu estabelecimento e anunciaram o assalto, sendo que o indivíduo que estava armado, ficou próximo dele e que em uma ação rápida, entrou em luta corporal com eles e consegui desarmar o indivíduo, os quais em seguida fugiram tomando rumo ignorado", informou o Boletim da PM. A arma apreendida é um  revólver cal. 38.   S-10 É RECUPERADA  - Ainda em Reserva, no dia 28 de outubro, de 2015,  por volta das 16h20min, policiais militares da rotam deslocaram até a estrada rural da Fazenda Godoy,   onde foi encontrada uma  Caminhonete GM/S10 de cor preta que estaria abandonada em uma estrada rural, coberta por galhos de árvores. E  em consulta a placa repassada,  foi constatada que o veículo possuía alerta de roubo.  O veículo estava sem chaves e trancado. Foi entrado em contato com o proprietário, o qual compareceu ao local com a chave do veículo.  O caso foi levado para a Delegacia para ser apurado.   

APUCARANA Prefeito lamenta a morte de José Lambari

Em Apucarana o Prefeito lamentou a morte do desportista José Lambari
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lamentou a morte de José Flausino Villas Boas. "Zé Lambari", assim conhecido por ser oriundo da cidade mineira de Lambari, foi cerealista no auge da “Barra Funda” e ex-presidente do Apucarana Atlético Clube durante os anos de 1984/85 e 1993. Ao mesmo tempo em que manifesta pesar e solidariedade a familiares e amigos, Beto Preto ressalta a trajetória de José Lambari na área esportiva de Apucarana. “Ele sempre foi um incentivador do esporte amador e profissional, colocando o seu tempo e serviço à disposição também como dirigente. Contribuiu, com sua atuação, em diversas conquistas, que projetaram especialmente o futebol de Apucarana”, ressalta Beto Preto.   Sob a sua presidência, o Apucarana Atlético Clube conquistou em 1985 a 2ª Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol, colocando a equipe novamente na elite do futebol do Estado. Sob a presidência de Lambari, o Apucarana conquistou ainda os torneios da "Soja" e da "Morte", em 1993, possibilitando que o time permanecesse na elite do futebol paranaense.  “Zé Lambari” tinha 78 anos e deixa viúva, filhos e netos, além de um vasto círculo de amizades em Apucarana e região. O velório acontece na Capela Mortuária de Apucarana e o sepultamento está marcado para as 9 horas de sexta-feira (30), no Cemitério Cristo Rei.

JARDIM ALEGRE- CURSO

Em entrevista a Nova Era,  Daiane Frison, do Departamento de Indústria e Comércio, convidou para um curso sobre Licitações na Prefeitura. A ação é voltada para os pequenos empresários
NO VÍDEO - Ouça o convite feito pela Daiane Frison 
Com o lema "VOCÊ QUE É PEQUENA EMPRESA - NÃO PODE FICAR DE FORA!", a Prefeitura de Jardim Alegre, através do Departamento de Indústria e Comércio, está divulgando  informações aos empresários, principalmente proprietários de pequenos comércios, para que eles participem de licitações e forneçam produtos para a prefeituras. Segundo Daiane Frison, diretora municipal de Indústria, Comércio e Turismo local, trata-se de um curso sobre como fornecer para administração pública, por meio de licitações. Será nos dias 3, 4 e 5 novembro na Câmara de Vereadores às 19:00 horas. Para conscientizar os pequenos empresários, a prefeitura divulgou uma nota com as seguintes informações: "A oferta desse curso é uma parceria do Sebrae; Associação Comercial e Secretária de Industria, Comercio e Turismo de Jardim Alegre. É um curso muito completo e traz no seu conteúdo tudo que tem de mais atual na legislação que garante o tratamento diferenciado à micro e pequena empresa, além de simulações em que o empresário aprende na prática os processos licitatórios. Esse trabalho também faz parte de uma das ações que o Comitê Gestor esta realizando, que é colocar em pratica a Lei Geral 147/2014 que prevê o tratamento favorecido, simplificado e diferenciado para às MPEs. O intuito dessa capacitação faz parte do processo que estamos trabalhando para que todas as licitações tenham a participação das MPEs do nosso município. O objetivo é o de fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia. Segundo Fison, decretos foram assinados, os responsáveis pelos processos licitatórios já foram capacitados, agora é necessário a participação do comércio do município para que essa ação se torne realidade. Em uma pesquisa realizada, quando o fornecedor é do município, os valores giram 7 X ou até mais no comércio, antes de sair do município. Essa ação tem o poder de modificar a economia"  - Diz nota divulgada pela Prefeitura. Ouça a fala de Daiane Frison, no link de vídeo. 

POLÍTICA - Vereador de Ivaiporã com Deputado Artagão


Vereador "Sabão" e esposa com o Deputado Artagão Junior  na Capital do Estado 
  
  Esteve no gabinete do deputado Artagão Júnior,  na Capital do Estado, na  quarta-feira, 28 de outubro, de 2015, o vereador de Ivaiporã Edivaldo Montanheri (Sabão), acompanhado da esposa Sueli.  O vereador, além de tratar de outros assuntos de interesse do município, também foi à Secretaria de Educação. "Sabão", tem feito um trabalho importante por Ivaiporã, como legislador, e também na busca de recursos para o município, usando de sua influência como parlamentares, como o Deputado Artagão. 

TERRORISMO- Projeto de lei tipifica o crime de terrorismo

              
A proposta está tramitando no Congresso Nacional 

   O Senado aprovou o texto principal do projeto que tipifica o crime de terrorismo, mas retirou um trecho aprovado pela Câmara que excluía os movimentos sociais da definição de atos que representam grave ameaça. A matéria prevê pena de até 30 anos de prisão se o ato resultar em morte. Os senadores ainda vão analisar sugestões de mudança. Em seguida, o texto volta para a Câmara para nova análise.  LEIA MAIS

RIO BOM - "Temporal provocou estragos no município"

 Em menos de uma hora choveu mais de 50 milímetros alagando casas na cidade de Rio Bom. A zona rural também foi afetada 
NO VÍDEO - Ouça a fala do prefeito   
  O Prefeito Moisés de Andrade, confirmou a Rádio Nova Era, neste dia 28 de outubro, de 2015 que a cidade foi atingida por uma chuva intensa, na terça-feira, 27 de outubro, de 2015,  que provocou alagamentos de pelo menos cinco casas no perímetro urbano:  "Foi como se uma tromba d´água tivesse caído sobre a cidade; em meia hora choveu cerca de 50 milímetros, o que provocou o alagamento de residências. Lembro ainda que  na semana anterior, uma chuva forte também atingiu o município; sete casas na zona rural foi danificadas, isso além das estradas rurais que precisarão de revitalização", disse o prefeito na entrevista a Rádio Nova Era e Blog do Berimbau. Segundo ele, a Defesa Civil, do Governo do Estado, juntamente com a equipe da prefeitura, fez um levantamento para buscar recursos do Estado, com o objetivo de beneficiar as famílias mais prejudicadas. Ouça a entrevista no link de vídeo e saiba mais detalhes.  OUTROS TEMAS - Na mesma entrevista, o prefeito falou sobre seu trabalho a frente da Prefeitura, disse que 2015 vai se encerrando como o ano mais difícil já vivido pelas prefeituras de todo Brasil, mas que ele vai conseguir fechar as contas e começar o ano de 2016 com uma perspectiva de que muitas obras serão realizadas, além daquelas que já estão acontecendo desde o início do seu mandato.  

DESOCUPAÇÃO - Fazenda desocupada em Grandes Rios

Sem terras que ocupavam a Fazenda Santa Izabel na divisa de Grandes Rios e Rosário do Ivaí, deixaram o local
   A Polícia Militar informou que os Sem Terras que ocupavam uma Fazenda do Bairro Porquinho, em Grandes Rios, divisa com Rosário do Ivaí, deixaram o local;  fato constatado  na tarde de quarta-feira, 28 de outubro, de 2015.  Conforme nossa reportagem havia noticiado, no dia 24 de outubro, de 2015,  ocorreu a ocupação da  fazenda Santa Izabel, que tem sua sede em Grandes Rios, mas parte dela fica em Rosário do Ivaí.  Segundo o administrador, era  por volta das 03:25 da madrugada, daquele dia, quando várias pessoas invadiram  casas de funcionários da fazenda,  inclusive fazendo ameaças para que todos saíssem da propriedade.  No local, a Polícia  conversou com uma das pessoas, responsável pela invasão, o qual autorizou a entrada do administrador até a sede da fazenda para retirar um medicamento de uso continuo do proprietário.   Os ocupantes da propriedade, negaram que no dia da invasão, tenham ameaçado alguém. 

FAXINAL - Churrasco termina em três esfaqueados

A Família estava reunida para um churrasco quando a casa foi invadida por um ex-namorado que agrediu três pessoas com golpes de faca
Ilustrativa 
       A Polícia Civil, de Faxinal, instaurou um inquérito para apurar detalhes de uma ocorrência registrada pela Polícia Militar de Faxinal, às 21:55 horas, de quarta-feira, 28 de outubro, de 2015. Segundo a equipe do Sargento Adami, populares ligaram no destacamento informando que pessoas tinham sido esfaqueadas no Jardim Los Angeles, na casa de um senhor de nome Erasmo. Ao chegar no local, foi constatado que a família fazia um churrasco quando a casa foi invadida por uma pessoa conhecida como Wilson Freitas, que seria supostamente  ex-namorado da filha de Erasmo. Wilson é acusado de agredir três pessoas com golpes de faca: o ex-sogro, a ex-sogra e um genro do casal. "Ao chegar no local entramos em contato com a esposa do proprietário da casa, que passou a  relatar que o ex-namorado de sua filha,  chegou em sua residência e passou a desferir golpes de faca nela (na ex-sogra), em seu marido (ex-sogro)  e em seu genro (atual namorado da moça), sem motivos aparentes, ou por ciúmes. Após a ação, o mesmo tomou rumo ignorado. As vítimas foram   encaminhadas para o Hospital por parentes. Diante dos fatos foi feito patrulhamento nas imediações do local na iminência de localizar o autor dos fatos, porém ele fugiu", informou o Boletim da Pm. O agressor teria utilizado uma faca da própria residência.