domingo, 31 de julho de 2016

BORRAZÓPOLIS - Veículo fusca capota e pega fogo na PR-170

Um acidente do tipo capotamento seguindo de incêndio, foi registrado no início da tarde de domingo, dia 31 de Julho, na Rodovia do Milho, PR-170, em Borrazópolis, trecho que liga com Novo Itacolomli. As informações são todas extraoficiais, porque a Polícia Rodoviária não foi acionada, mas segundo testemunhas, a jovem Tainá Fernanda de Moraes Silva, a  conhecida "Tainá Araújo", de Borrazópolis, conduzia um veículo Fusca de cor branca, quando perdeu a direção na altura do Bairro Ponte Preta (Borrazópolis). O carro capotou ficando com as rodas para o alto e no meio da pista. Dentro estavam pelo menos três pessoas: Tainá, a filha Sabrina, de 3 anos, e a avó Francisca Rodrigues, que já é aposentada. Apesar  dos danos e do veículo capotado,  a condutora conseguiu sair e retirar as demais pessoas  do carro que já estava em chamas e com muita fumaça. Já fora do fusca, elas assistiram o carro queimar completamente. Uma ambulância do Hospital Municipal, foi acionada e as vítimas levadas para o Hospital, onde ficaram em observação e ninguém com risco de perder a vida.  OUTRO ACIDENTE - Ainda em Borrazópolis, foi registrado um segundo acidente, onde um operador de pá-carregadeira se feriu ao ser obrigado a pular do maquinário, que ficou sem os freios. Neste caso, a vítima sofreu ferimentos e precisou ser transferida para Apucarana, o que foi feito por uma ambulância do SAMU. (Fotos publicadas são de Wellington Jhonis e Nelson, da Paraná Fundações. Agradecemos os demais colaboradores que enviaram imagens)

POLICIAL - Casal é ferido com facadas em Manoel Ribas

Um caso passional terminou em casal esfaqueado no Bairro Santa Rita em Manoel Ribas 
    No dia 30 de Julho, sábado,  às 22:43 horas, duas pessoas foram socorridas com ferimentos de faca. Elas ficaram gravemente feridas na Rua   1º de Maio, no  Bairro Santa Rita e próximo as casinhas do próprio Santa Rita. A Defesa Civil, informou que socorreu Simone Correia, de 21 anos, e Luiz Silva de Paula, de 46 anos, o último correndo risco de perder a vida. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrências, e informou que foi até o Bar Moisés,  onde havia uma pessoa vítima de esfaqueamento.  No local foi constatado que  Luiz, havia sido atingido com dois golpes: um no pescoço e outro na orelha e ainda que a Simone,  ao tentar defender Luiz, também foi ferida no braço esquerdo.  Os feridos relataram que o autor seria um homem das iniciais C. C., o  qual é ex-marido  de Simone. No endereço foi apreendida uma faca Tramontina com aproximadamente 20 cm de lamina, a qual foi usada para a tentativa de homicídio. Buscas foram feitas, mas ninguém foi preso. 

KALORÉ - Ladrões de Motocicleta assaltaram em Kaloré

Imagens dos Bandidos, antes dos dois assaltos 
Bandidos que agiram no Posto Potencial, em Borrazópolis, também teriam assaltado e ferido um jovem de Borrazópolis que estava em Kaloré
           Uma assalto, registrado como "tentativa", porque nada foi levado, ocorreu em Kaloré, na noite de sábado, dia 30 de Julho, de 2016. Segundo o Soldado Martinhão, foram os mesmos bandidos que assaltaram às 19:30 horas, do mesmo dia, o Posto Potencial, em Borrazópolis (clique aqui para rever). Em Kaloré, eles chegaram utilizando a mesma Twister preta, sem placas e passaram enfrente uma residência, que fica próximo ao cemitério. No local deram voz de assalto para Willian Rafael dos Santos Darienso, de 20 anos, morador de Borrazópolis. Darienso contou que guardava sua Falcon preta no quintal da casa de sua companheira, momento em que os meliantes passavam. Eles pararam, desceram e vieram em sua direção, mas quando deram voz de assalto, o mesmo reagiu batendo na arma. Disse também que foram três disparos, mas apenas um tiro saiu pegando de raspão em seu joelho.  Segundo informações, eles queriam levar uma motocicleta, mas após o incidente,  deixaram o local sem levar o veículo. A Polícia fechou o cerco em toda região, mas não conseguiu prender os ladrões ousados.   A PM afirmou que a moto utilizada nos crimes, foi roubada em Kaloré há duas semanas, e tem sido utilizada para assaltos, como por exemplo o roubo aos Correios no dia 28 de Julho.

ASSALTOS - Bandidos invadem casa em São João do Ivaí

          No sábado, dia 30 de Julho, por volta das 23 horas, bandidos invadiram uma casa na Rua José Alves Costa e fizeram vítimas os moradores, um homem de 46 anos, e uma mulher de 39. Eles contaram que dois indivíduos quebraram uma porta lateral da residência e entraram com uma arma de fogo para dar voz assalto. Em seguida pediam dinheiro e joias, mas antes,  amarraram as mãos do homem e o levaram para a parte superior da residência. Eles permaneceram com a mulher que foi ameaçada durante todo tempo.  A vítima entregou uma  bolsa preta com diversas joias em ouro e bijuterias e  ainda um celular marca Motorola cor vermelha. Em seguida ocorreu a fuga. Os meliantes  estavam trajando calça jeans e blusa preta, e outro calça e blusa cinza,  ambos de moletom. Buscas foram feitas, mas não há pistas dos ladrões que fugiram para um rumo ignorado. 

APUCARANA - Homem detido acusado de embriaguez ao volante

   Em Apucarana, no início da noite de 30 de Julho, sábado,  um homem foi detido acusado de Embriaguez ao volante, na Rua Santa Helena, 973, no Bairro Djalma Mendes. O acusado é Aparecido Antônio Gonçalves – 51 anos. "Durante atendimento de acidente de trânsito, foi constatado que o condutor do veículo GM/Monza de Placas AAC-4169/Apucarana, apresentava visível sintoma de embriaguez alcoólica, sendo submetido a exame de alcoolemia, o qual teve resultado 1,06 mg/l, sendo então encaminhado para a Delegacia para ser autuado nos procedimentos cabíveis", informou o Boletim da Pm. Para a imprensa, o homem negou a prática do crime de trânsito. 

ASSALTO - Bandidos invadem Pizzaria Napoli em Apucarana

Quatro bandidos chegaram no local a pé e fugiram levando dinheiro, um veículo, celulares e outros objetos 
    Em Apucarana, quatro bandidos praticaram um roubo contra a Pizzaria Napoli, que fica na  Avenida Aviação, 980, no Bairro Vila Nova. Segundo informações da Polícia, um deles era baixo e trajava blusa de moletom vermelha, o qual estava armado. Todos chegaram a pé  e deram voz de assalto, mas havia um veículo nas proximidades que não foi visualizados. Mediante ameaça subtraíram certa quantia em dinheiro do caixa, que os proprietários não souberam precisar o valor, e ainda: uma motocicleta Honda/CG 150 Titan de Placa ALR-8483, um aparelho de telefone celular Moto G III de cor preta, um aparelho de telefone celular marca Samsung Galaxy J5 de cor branca, uma TV CCE 29”  preta, um capacete preto e um rosa e a chave de um veículo Chevrolet/Corsa. Em seguida fugiram tomando rumo ignorado.  

COLUNA SOCIAL - Maria Macedo de aniversário em Faxinal

Dona Maria Macedo, de Faxinal, completou mais um ano de vida
           Que completou aniversário no dia 30 de Julho, de 2016,  foi a Dona Maria  Macedo, viúva do saudoso Juarez Barreto, do município de Faxinal. Quem lembrou a data aqui na nossa Coluna Social, foram algumas pessoas, entre elas Maria do Socorro Alves, Gisele Chimin, Elaides e Helena do Nascimento, que são do Centro de Vivência da Mulher Idade. Elas também enviaram uma mensagem especial: "Este dia 30 foi um dia muito especial. Estamos comemorando o aniversário da D Maria R Macedo, Secretária do Centro de Vivência  da Melhor Idade de Faxinal. Nós funcionárias desejamos a você, muitas e muitas felicidades. Que Deus continue abençoando grandemente sua vida;  somos muito gratas por trabalhar com você e desejamos de todo coração, um feliz aniversário cheio de bençãos, paz, saúde e amor", diz a mensagem. 



sábado, 30 de julho de 2016

ACIDENTES - Faxinal, Ivaiporã e Apucarana com acidentes

Em Faxinal motorista de caminhão é acusado de dirigir alcoolizado e bater em três veículos. Em Ivaiporã e Apucarana também houve acidentes 


FAXINAL - No sábado, dia 30 de Julho, foram registrados vários acidentes na região. Em Faxinal, era início da noite, quando um caminhão e dois veículos se chocaram na Rua Antônio Garcia da Costa, próximo a Populares Novas, em um local que é conhecido como "Baixada das Populares". Apesar dos danos, percebidos nas fotos feitas pelo "Faxinal Notícias", não houve feridos graves. "Um caminhão Mercedes Benz L 1316 colidiu com um Fiat/Uno e ainda atingiu um Astra e um Cruze. Todos os condutores dos automóveis afirmam que o motorista do caminhão seria um homem de 24 anos, que estava alcoolizado e se evadiu do local. A  equipe da PM encontrou uma lata de cerveja aberta, gelada e com a metade consumida no console da porta do motorista do referido caminhão, contudo não foi possível localizar o acusado. Diante dos fatos todas as providências foram tomadas", informou o Boletim da Polícia Militar  IVAIPORÃ - Em Ivaiporã, no dia 30 de Julho, às 20 horas, houve queda de moto na Avenida Marechal Cordeiro de Farias, no Bairro: Jardim Novo Centro, próximo ao Sapecadão. O jovem Marcos Wilson Ferreira de Souza, de 21 anos, caiu com uma Honda CB 300 de Londrina. Os ferimentos foram leves. Ainda em Ivaiporã, um homem foi socorrido, após um portão cair em cima do mesmo. APUCARANA - Em Apucarana, às 12 horas, de 30 de Julho, na Rua Euríco Gaspar Dutra, no Bairro: Jardim Trabalhista, no cruzamento com Rua Emílio de Menezes, houve uma colisão entre um carro e uma bicicleta. Jéferson de Oliveira 18 anos, que conduzia bicicleta, bateu em um Onix, placas de Apucarana, conduzido por Leonardo Paiva de Souza.

ASSALTO - Ladrões assaltam Posto Potencial em Borrazópolis

                MAIS DETALHES                
Ladrões com motocicleta Twister assaltaram o Posto Potencial, em Borrazópolis. Pouco depois, invadiram uma casa em Kaloré e atiraram no morador
Veja o vídeo com imagens exclusivas do assalto em Borrazópolis
Dois ladrões, em uma Honda Twister de cor preta, assaltaram, por volta das 19:30 horas, deste sábado, dia 30 de Julho, o Auto Posto Potencial. Segundo informações, eles chegaram rapidamente, e enquanto um deles ficou na motocicleta, o outro desceu com um revólver pequeno, que aparentava ser calibre 22 ou 32, e apontou para a funcionária, a conhecida "Fran", que estava no caixa da loja de conveniência; em seguida deu a volta no balcão e arrancou a gaveta com dinheiro, derrubando no chão. O meliante pegou cerca de 700 reais, um celular do esposo da funcionária, de nome Rafael, e ainda algumas cervejas e voltou para a garupa da Twister. A fuga foi pela Rodovia, sentido Faxinal. O detalhe que chamou atenção, é que no Posto havia dezenas de pessoas, principalmente Trilheiros, que haviam acabado de chegar de um passeio, mas nem isto intimidou os ladrões. Minutos depois, a viatura da PM chegou, e segundo o Soldado Argenton, foi feita uma varredura pela região, mas os meliantes desapareceram. Há informações que eles teriam pego uma estrada rural, que dá acesso ao Bairro Placa São Vicente, mas a informação não foi confirmada.  A Twister Preta, seria a  mesma roubada em Kaloré, há duas semanas,  e que tem sido utilizada em alguns crimes naquela cidade, como por exemplo o assalto os Correios, praticado no dia 28 de julho, dois dias antes, e ainda um outro assalto, também aos Correios de Marumbi. Fato que reforça esta hipótese, é que a cerca de uma hora, após o assalto em Borrazópolis,  os mesmos bandidos  tentaram levar uma motocicleta em Kaloré. Eles abordaram a vítima, o jovem Willian Rafael dos Santos Darienso,  que chegavam com uma Falcon,  em uma casa, próximo ao cemitério, e se recusou a entregar o veículo, os meliantes  atiraram ferindo o rapaz com um tiro no joelho. Clique aqui para ver detalhes do roubo em Kaloré.
 COINCIDÊNCIAS - Motociclista caiu na rodovia e chegou a ser apontado como suspeito 
Pouco antes, a Polícia Militar foi acionada, via 190, com informações que em um outro Posto, o Ivaipetro, havia passado uma motocicleta preta, com um indivíduo de capacete, sem viseira e que pediu para colocar apenas um litro de combustível. Esta mesma moto, foi localizada, logo após o assalto, caída a um quilômetro de Borrazópolis, no local conhecida como "Pedreirinha" próximo a entrada da Fazenda Araguaia. O condutor de nome Alexandre, que seria morador de Kaloré, foi socorrido e levado para o Hospital Municipal, e chegou a ser apontado como suspeito, mas segundo a PM, ele não tive nada a ver com a situação do assalto.

POLÍTICA - "Dálton" dá o tom da campanha em Borrazópolis

MAIS FOTOS - CLIQUE 
Dálton Moreira realiza convenção e confirma candidatura a prefeito. Seu possível vice: Angelim Boro, do PT, disse que virá com aval de Padre Osvaldo 

"Oposição de propostas", este foi o tom que a convenção de Dálton Moreira, do PDT, deu as vésperas do início da campanha política em Borrazópolis. O pré-candidato fez um discurso que rendeu muitos elogios e foi comparado ao saudoso "Licas" (Ex-prefeito). Ao final do evento, os participantes foram unânimes em dizer que se surpreenderam com a fala tranquila, objetiva, sem rancor e de muitas propostas do pré-candidato. O evento político aconteceu na sexta-feira, dia 29 de Julho, de 2016, na Câmara Municipal de Vereadores. Além do PDT, liderado pelo pré-candidato a prefeito Dálton Moreira, outros partidos como: PP e PRB também fizeram parte da convenção e juntos indicaram os candidatos a vereador. A vice gerou expectativas, e ela ainda deve ser definida no dia 02 de agosto, quando o PT, do ex-prefeito Osvaldo Campos de Almeida, vai fazer sua convenção, mas a presença de Antônio Ferreira, o "Toninho", presidente do Diretório Municipal, do PT, e do ex-vereador Angelim Boro, na convenção de Dálton, praticamente confirma que ela virá do Partido dos Trabalhadores, e realmente será o próprio Angelim. Outro detalhe, que chamou atenção, é que Angelim foi convidado para usar da palavra, e deixou claro que está entrando na aliança com o aval de Osvaldo Campos de Almeida. O Padre ajudou a eleger Adílson Luchetti, mas não gostou ao ter que desistir da sua candidatura, a qual se tornou inviável, diante do enfrentamento que teria com o atual prefeito. Durante a convenção, alguns pré-candidatos ao cargo de vereador, usaram da palavra e foram muito aplaudidos, entre eles o médico Dr. Chozzo, que após uma reformulação na secretaria de saúde, pela atual gestão, foi demitido. Como Dálton tem muitos amigos na região, algumas lideranças do Vale do Ivaí, estavam presentes, entre elas o Prefeito Adílson Silva Lino, de Faxinal, que veio trazer o seu apoio e representar o ex-senador Osmar Dias. Adeilde Alves, o "Grilo", assessor do Deputado Federal Sérgio Souza, e ainda alguns vídeos com depoimentos de Deputados como: Alexandre Curi (Estadual) Felipe Francischini (Estadual) e Sérgio Souza (Federal). CHAPA DO DÁLTON: A possível chapa será com Dálton Moreira (PDT), prefeito, Angelim Boro (PT), vice-prefeito; e vereadores: Dr. Chozzo; Nino do Bar; Donizete Piva; Boy; Negão Borracheiro; Nilo Aurélio; Ivone Lessak; Dora Professora; Denílson Brito; "Tuca" da Cocari; Rosi Cerqueira; João da Dita; Deca; John Lennon; Marcelo Takeshi Okumoto e ainda o Solidariedade que pode indicar o nome de "Zé Dias", e o PT, que possivelmente lançará um ou dois nomes também para concorrer ao legislativo na mesma coligação.  (Mais fotos no link abaixo)

ARTÍSTICO - João Pedro e Araújo de Ivaiporã em programas de TV

      Neste domingo dia 31 de Julho, de 2016, a Dupla de Ivaiporã: João Pedro e Araújo, estará em dois programas de TV. Às 09:00 da manhã de domingo eles se apresentam em Londrina, no Canção e Viola, na TV Tarobá/Band. Já às  11:30 da manhã de domingo,  eles estarão no Programa: "Arena Barretão"` com o apresentador Juliano Cesar, que foi gravado em Barretos/SP, e será transmitido pela  Rede Vida  de televisão.  Os cantores estão sendo requisitados em várias partes do Brasil por pessoas que assistiram ao Programa anterior de TV (Eliane Camargo). Segundo informações, gostaram do estilo de apresentação da Dupla.   Quem quiser agendar Shows da Dupla "João Pedro e Araujo",  é só entrar em contato no site: www.joaopedroearaujo.com e ver tudo sobre eles.  Também nos endereços: contato@joaopedroearaujo.com e nos fones: (043) 9649-5304 e (043) 9600-2081.

AMBIENTAL - Crimes em Jardim Alegre e Ariranha do Ivaí

Em Jardim Alegre, foi flagrado transporte irregular de lenha nativa; já em Ariranha do Ivaí,  o crime é de corte de araucárias 

JARDIM ALEGRE- O Pelotão da Polícia Militar Ambiental, de Apucarana, realmente veio para ficar. Implantado há pouco tempo, os Policiais tem atendido diversas solicitações e em ações muito eficientes e dedicadas, dando assim,  um respaldo para a população que ficou durante anos sem saber se quer onde denunciar. No dia 29 de Julho, recebemos informações de mais duas ocorrências, uma delas em Jardim Alegre, onde o Sargento Capellari e o Soldado Assis, faziam patrulhamentos pela PRT 466, e flagraram um caminhão, placas AIJ 2745, carregado com 9 m³ de lenha nativa, sem a devida documentação. Diante da constatação, foi conduzido o responsável e o material até a sede da 6ª Companhia da Polícia Militar, de Ivaiporã, para confecção do Termo Circunstanciado. ARIRANHA - Em Ariranha do Ivaí, a acusação é de corte de araucária. Uma pessoa foi detida e a madeira apreendida. "Em apoio a equipe da Patrulha Rural da 6ª CIPM, foi deslocado até o bairro Rio Azul, zona rural do município de Ariranha do Ivaí, onde foi constatado o corte, sem autorização, de um pinheiro com 3 m³, sendo conduzido o responsável até a sede a 6ª Companhia da Polícia Militar", informou a assessoria de imprensa da Polícia Militar Ambiental.

POLÍTICA - Convenção do Dr. Carlos Humberto, de Ivaiporã

  Lideranças que apoiam a pré-candidatura do Dr Carlos Humberto Fernandes Silva, de Ivaiporã‏, enviaram comunicado informando que os presidentes das siglas: Partido Social Democrático – PSD, Partido da República – PR, Partido da Mulher Brasileira – PMB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, Partido Democratas – DEM e Partido Solidariedade convidam seus convencionais e o povo para a Convenção Partidária, conforme Editais já protocolados na Justiça Eleitoral, a realizar-se dia 03 de agosto de 2016 com início às 09:00 horas, na Rua Arapongas nº. 360 centro na cidade de Ivaiporã. As informações  são do coordenador Valdomiro Menjon de Oliveira.


NOTÍCIAS - Rosário, Grandes Rios, Jandaia, Cambira e Rio Branco

Vários ocorrências como furto; recuperação de veículo; abordagem de suspeito e outras broncas 
ROSÁRIO - A Polícia Militar recuperou no dia 29 de Julho, em Rosário do Ivaí, uma motocicleta furtada. Trata-se de uma Strada, sem placas, que estava abandonada próximo a "Santa", um local conhecido em Rosário. A moto estava sem placas mais foi identificada por outros meios. GRANDES RIOS - Em Ribeirão Bonito, distrito, havia um homem de 78 anos, que foi acusado de estar se relacionando com um cachorro. Ele achou um absurdo a acusação e disse que nem cachorro tem. JANDAIA - Um funcionário da empresa de estudos geofísicos, que procura Gás e Petróleo na região, disse que foram furtados vários equipamentos de trabalho no trecho compreendido entre os municípios de Mandaguari e Cambira, na BR 369. CAMBIRA- Em Cambira, o Leandro Henrique Marezi, 33 anos, da Rua Canadá, 631, disse chegar a sua residência a mesma estava arrombada pela porta da cozinha e foram levados vários objetos. RIO BRANCO - Em Rio Branco, a PM fazia patrulhamento no caminho entre a curva do Chicote e Fazenda do Fadel, foi avistado três indivíduos com lanternas caminhando pela rodovia. Ao serem abordados, disseram que em uma outra ocorrência, tinham jogado uma arma no local, e que estavam procurando a mesma. A PM tentou achar a arma, mas não conseguiu. Dos três, um deles tinha mandado de prisão, e por isso foi detido.

ORTIGUEIRA - Casa pega fogo e é destruída em Ortigueira

 O Corpo de Bombeiros, de Ortigueira, informou que uma casa foi completamente destruída na Vila Gomes, próximo a Cerâmica do Sadi, na Rua Panamá, numeral 79.  No local foi constatado que uma residência, a qual consta como sendo de Alessandra Almeida Queiros,  estava em chamas. Todas as providências foram tomadas, mas tudo que havia no local foi queimado. Apesar dos danos, não houve feridos. A Defesa Civil, informou que na casa havia apenas um morador. As causa seriam investigadas.

PRISÃO - Detido por porte de arma em Grandes Rios

Imagem de uma revólver apreendido pela Rotam, na região de Grandes Rios 


A Polícia Militar, divulgou mais detalhes, sobre uma prisão por porte de arma em Grandes Rios. Segundo o Major Laércio Sagati, que comanda 6ª Companhia da Polícia Militar, de Ivaiporã,  no dia 28 de Julho, durante uma ação denominada "Operação Recobrimento", a equipe da ROTAM abordou na Ponte do Rio Alonso, divisa do município de Grandes Rios com Cruzmaltina, um indivíduo suspeito e identificado como Delair Aparecido de Sousa, 50 anos. Foi localizado em posse do mesmo,  um revólver cal 32 com 05 munições intactas. Delair negou que seja criminoso, e sua única ilegalidade era estar portando a arma. O caso foi entregue na Delegacia de Polícia. 

MAUÁ DA SERRA - TIROS

Cobrança de dívida terminou com um homem baleado em Mauá da Serra. Segundo a PM, o atirador é filho da pessoa que era cobrada 

 A cobrança de uma dívida, terminou em tentativa de assassinado na cidade de Mauá da Serra. A ocorrência começou a ser registrada às 23 horas,  de sexta-feira, dia 29 de julho, após a Polícia Militar ser comunicada que um homem das inicias D. S., que reside na Fazenda Kumura, estava sendo seguido de carro por um outro homem  das inicias S.A.S, juntamente com sua esposa a senhora I.F.S.S, por causa de uma dívida. Ao localizar os acusados, o cobrador informou a Polícia que não queria mais o dinheiro para evitar confusão e  que por ele estava tudo certo.  A Polícia voltou para o Destacamento, mas pouco depois foi informada que o cobrador  S.A.S, tinha dado entrada no Posto de Saúde, com um ferimento de bala. Enquanto ele era atendido, disse aos Policiais que quem atirou no mesmo, foi o filho do homem que devia para ele, um jovem das iniciais  E.C.P.P.  Ao tomar conhecimento, a Polícia colocou a esposa da vítima na viatura e foi até a Rua das Andorinhas, onde mora a mãe do acusado, mas ao chegar lá, ele não estava, e houve confusão entre as mulheres do cobrador e do devedor. Várias diligências foram feitas, inclusive na Fazenda; e ao chegar no local, o pai do atirador, disse que não tinha visto o filho durante o dia, e não sabia de nada.  Mais tarde, a PM foi na casa de um irmão do acusado, o qual ligou para o mesmo para o convencer  a se entregar, mas E.C.P.P., xingava os PMs e dizia que também iria pegar os policias. Depois de muita confusão, o rapaz decidiu se entregar; inclusive ele chegou até os policiais com um arma na mão, mas ao receber ordem para deixar o revólver, obedeceu jogando no chão. O caso foi encaminhado a Delegacia de Marilândia do Sul, que vai instaurar o inquérito. A Polícia Militar não divulgou o nome dos envolvidos, apenas as iniciais. 

AMUVI - Prefeitos reunidos na cidade de Rio Branco do Ivaí

MAIS FOTOS  - CLIQUE AQUI 
Com a presença do Secretário do Trabalho e Justiça - Artagão, e do  Deputado  Sérgio Souza, prefeitos se reuniram para debater situação das rodovias, crise, dengue e a suspensão das reuniões durante as eleições

Foi realizada, neste dia 29 de julho, de 2016, a Reunião da AMUVI- Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, em Rio Branco do Ivaí. Logo no início do evento, o prefeito anfitrião: Gerônico Carneiro Rosa, falou sobre alguns temas que seriam debatidos, entre eles a necessidade de uma rodovia, entre Rio Branco e Cândido de Abreu (PR-487),  reivindicação antiga que ainda não se transformou em realidade. O local recebeu uma terraplanagem e está pronto para construir o pavimento. Gerôncio quer apoio da AMUVI, porque o trecho interessa a todos. A Prefeita Regina Della Rosa Magri, de São Pedro do Ivaí, que preside o evento, tentou trazer para a reunião, alguém a Diretoria do DER - Departamento de Estrada de Rodagem, da Capital do Estado,  para debater a situação precária das rodovias, mas o pedido não foi atendido sob alegação de força maior. Havia uma expectativa da presença de Sérgio Selvatti, da Superintendência do DER, de Maringá, mas veio apenas o Danilo Costa Lages, que é gerente de obras e Serviços do Departamento, regional de Maringá. Antes mesmo de começar a reunião, ele disse ao radialista Ronaldo Senes, o "Berimbau", que poderia responder apenas pela região que é de sua responsabilidade, como o trecho que liga Kaloré, Marumbi e Jandaia do Sul. "Temos uma empresa, a CREMEP - Conservação e Recuperação Descontínua com Melhorias do Estado do Pavimento, que está fazendo uma obra, por sinal muito boa, entre Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí. Logo na sequência ela vai até a ponte do Rio Ivaí,  o que deve acontecer até o início de setembro. Logo em seguida, começará o recape na região de Marumbi, mas mesmo assim, vamos continuar fazendo uma ação emergencial para amenizar os transtornos sofridos pela comunidade" Disse Danilo Costa Lages. Ainda segundo ele, um outro trecho preocupante, que é a saída de Rosário para Grandes Rios, não é responsabilidade do DER Maringá, e por isso não iria comentar sobre o assunto. Sobre Rodovias, o prefeito Maurílio dos Santos, de Cambira, criticou uma nova negativa do DER para estadualizar a Florindo Picoli, que interliga Cambira a PR-170, saída para Novo Itacolomi. "O Vale do Ivaí passa por dentro de Cambira; inclusive tem uma fábrica de pedra brita nas margens da Rodovia do Milho, em Novo Itacolomi, e caminhões com mais de 60 toneladas, passam por dentro de Cambira; o que torna impossível a manutenção da via" disse o prefeito. Maurílio ainda criticou a situação da segurança, principalmente a falta de efetivo, e o aumento da violência em Cambira e região. O Secretário de Justiça e Trabalho, Deputado Artagão Junior, fez uma fala especial sobre vários temas, entre eles, da sua relação próxima com o Vale do Ivaí, que continua, mesmo após sua ida para a Secretaria. Dentro desta linha, debateu alguns temas e alguns projetos de interesse da AMUVI, como por exemplo o CENSE - Um Centro de Socialização de Menores Infratores, que deverá ser construído em Ivaiporã, com investimentos de aproximadamente 15 milhões. Já o Deputado Federal Sérgio Souza, falou também dos investimentos, mas fez um discursos ressaltando os prejuízos que a corrupção tem provocado para o Brasil, e que tirando esta sequela, nosso País é o melhor de se viver e que devemos, cada um, fazer sua parte e não desanimar do Brasil. Entre os convidados da AMUVI, estava Ney Amilton Caldas Ferreira, que é Diretor de relações com investidores, da Sanepar Paraná, que foi acompanhado do Sérgio Bahls, da Regional de Londrina, e gerentes de escritórios, como Luiz Jacovassi, de Apucarana e Gilberto Taborda, de Ivaiporã. Segundo Ney, seu objetivo era debater com os prefeitos alguns questionamentos, mas também ressaltar que a Sanepar tem sido uma empresa parceira, tem investido, e foi eleita recentemente a melhor empresa de saneamento em ranking do Brasil. O jovem advogado Moisés Pessuti, foi chamado para ministrar uma palestra sobre as novas regras eleitorais e os cuidados que os candidatos, principalmente os prefeitos que vão a reeleição, precisam tomar. REUNIÕES SUSPENSAS - Os Prefeitos também decidiram acadar uma proposta da prefeita Regina Magri, que é a de voltar a realizar sessões ordinárias apenas após o pleito eleitoral. O que ainda pode ocorrer, sãos os encontros de trabalho para decidir alguns questões inadiáveis. PRESENÇAS - Apenas nove prefeitos compareceram dos 26 municípios; alguns justificaram a realização de convenções de seus grupos políticos. Estavam na reunião os prefeitos de: Grandes Rios; Cruzmaltina; Cambira; Jardim Alegre; Lidianópolis; Rosário do Ivaí; Arapuã; São Pedro do Ivaí e o prefeito anfitrião de Rio Branco do Ivaí.  (Mais fotos no link abaixo)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

HOMOLOGADA - RENUKA

Justiça homologa recuperação judicial da Renuka Vale do Ivaí, unidade de São Pedro do Ivaí
A Justiça homologou o plano de recuperação judicial da Renuka Vale do Ivaí, grupo sucroenergético com duas usinas no Paraná. Protocolado em junho na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, o documento acabou sendo deferido mesmo sem o consenso de todos os credores. Em assembleia realizada no dia 6 de junho, a chamada Classe 2, aquela que tem créditos assegurados por direitos (garantia real), votou contra a proposta da empresa.   A homologação foi confirmada pelo diretor Jurídico da companhia, Tony Rivera. O plano da Renuka Vale do Ivaí, que administrada as unidades São Pedro e Cambuí, prevê a provisão de recursos para amortizar uma dívida de mais de R$ 700 milhões. O objetivo é amortizar o máximo possível do passivo em 12 meses. As propostas apresentadas no plano incluem desde mudanças no desconto sobre o valor de cada dívida até alongamento do prazo para pagamento das parcelas.   “Diante da existência de dificuldades das recuperadas em cumprir com suas atuais obrigações financeiras, o presente plano de recuperação judicial prevê a realização de medidas que objetivam a geração de fluxo de caixa operacional necessário ao pagamento da dívida reestruturada e à geração de capital de giro e de recursos necessários para a continuidade das atividades”, destaca o pedido da empresa.  A Renuka Vale do Ivaí é controlada pela indiana Shree Renuka Sugars, que também comanda a Renuka do Brasil, esta com duas unidades no interior de São Paulo: Madhu, em Promissão, e Revati, em Brejo Alegre. No caso da Renuka do Brasil, com dívida de R$ 2,3 bilhões, o plano de recuperação judicial ainda é discutido com os credores. Para esta sexta-feira está prevista nova assembleia para deliberar a venda da unidade Madhu, proposta levantada pela própria companhia como forma de quitar o passivo.  No ano-safra 2015/2016, encerrado em março, a Shree Renuka Sugars registrou prejuízo líquido de US$ 42,85 milhões (2,85 bilhões de rupias), montante 3,3% menor ante 2014/2015. Com capital aberto na Bolsa de Mumbai, a empresa teve uma receita líquida de US$ 880,84 milhões (58,62 bilhões de rupias) no ciclo (+2%).A notícia sobre a homologação do plano de recuperação judicial da Renuka Vale do Ivaí fez as ações da Shree Renuka Sugars subir mais de 11% na Bolsa de Mumbai.   Fonte: (Estadão Conteúdo).   (Clique aqui e veja o planto de recuperação aprovado)

POLÊMICA - Bombeira presa após fotos sensuais divulga nota

 Segundo o Site G1, a  bombeira Lilian Vilas Boas, que teve a prisão determinada pelo 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Paraná depois de participar de um ensaio fotográfico sensual, afirmou estar satisfeita com o surgimento de "um movimento muito positivo para alertar a sociedade de como as mulheres são tratadas dentro das corporações militares e fora dela". A soldado de Curitiba se pronunciou por meio de uma nota enviada ao G1, nesta sexta-feira (29 de julho). É a primeira vez que ela fala sobre o caso oficialmente. Na nota, Lilian ainda agradece "todas as manifestações e mensagens de apoio que tem recebido". Entenda o caso - Lilian participou do ensaio fotográfico em fevereiro deste ano, para um projeto do fotógrafo Arnaldo Belotto. Nas fotos, ela aparecia com parte dos seios à mostra. Segundo Belotto, as fotos ficaram no site do projeto por menos de 24 horas. "Uma delegada civil do Rio de Janeiro acabou printando as fotos e enviando ao comandante aqui em Curitiba", conta. Desde então, Lilian começou a receber pressão dos comandantes para que as imagens fossem retiradas do ar. A bombeira participou do ensaio porque algumas amigas dela também já tinham feito fotografias para o projeto de Belotto, que, de acordo com ele, tem o objetivo de exaltar o empoderamento feminino e a beleza das mulheres, sem o uso de técnicas de manipulação de imagem. Mas a pressão sofrida por Lilian continuou, mesmo após a retirada das fotos do site. "Já fui prestar duas vezes depoimento no quartel", diz o fotógrafo. Lilian ainda teve que responder pelo processo disciplinar. Segundo a nota de punição publicada em um boletim interno do 7º Grupamento, a punição foi por ela ter exposto "a intimidade e privacidade de seu corpo". A falta foi considerada média pelos superiores, culminando na pena dos oito dias de prisão. O documento é assinado pela tenente Giselle Machado, que é comandante do grupamento.

BRASÍLIA - LULA É RÉU

Lula, Delcídio e mais cinco se tornam réus por tentar obstruir a Lava Jato
(AGÊNCIA BRASIL)  A Justiça Federal aceitou  denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.  Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.  Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.  Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.  No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.    Outro lado   -  Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou que ainda não foi notificada do recebimento da denúncia, mas disse que, ao final do processo, a inocência de Lula será “certamente reconhecida”. Os advogados também informaram que o ex-presidente já esclareceu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que” jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”.   “A acusação se baseia exclusivamente em delação premiada de réu confesso e sem credibilidade - que fez acordo com o Ministério Público Federal para ser transferido para prisão domiciliar. Lula não se opõe a qualquer investigação, desde que realizada com a observância do devido processo legal e das garantias fundamentais”, concluiu a defesa.  As defesas de José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai afirmaram que os réus nunca tentaram impedir o acordo de delação de Nestor Cerveró. O advogado da André Esteves, Antônio Carlos de Almeida Castro, afirmou que o ex-senador Delcídio do Amaral negou em depoimento o envolvimento do ex-controlador do BTG Pactual no caso.

IVAIPORÃ - "Faleceu Maria Buzana Mazzo - de Ivaiporã

     FALECIMENTO - Faleceu em Ivaiporã, neste dia 29 de Julho, de 2016, sexta-feira, a senhora Maria Buzana Mazzo. A família decidiu pelo velório na residência, situada na Rua Paulista, 160 na Vila João XXIII e Sepultamento às 11:00 horas no cemitério de Ivaiporã.  Maria Buzana  era mãe do Mazzo da Ivaiporã Auto Peças e do "Polaco",  da Oficina do Luizão. Aos familiares os pêsames do Blog do Berimbau e da equipe da Funerária Nacional. 

ACIDENTE- Em Mauá da Serra Toyota bate em veículo de luxo

Acidente provoca danos em Mauá da Serra    

Recebemos imagens enviadas pelo nosso colaborador Ivan, revelando uma colisão na região da Serra do Cadeado, em Mauá da Serra, BR-376. A batida foi entre uma  Toyota Bandeirantes, que atingiu a traseira de uma segunda camioneta de luxo. O acidente aconteceu nesta sexta-feira, dia 29 de Julho, de 2016, na frente do Restaurante Mapy. Ninguém se feriu. 

RESERVA – Tiroteios entre meliantes registrado pela PM

A Polícia Militar de Reserva, recebeu várias ligações de moradores relatando um tiroteio entre indivíduos desconhecidos na localidade da Barra Mansa, na PR-441, às 16 horas, de quinta-feira, dia 16 de Julho. Veja a nota divulgada pela PM: “Apos ligações que relatavam que alguns indivíduos estavam atirando uns contra o outro, próximo a Igreja da Barra Mansa, fomos ao local. Populares disseram que um Gol de cor preta, o qual tinha uma placa de táxi no teto, veio de Reserva passou pelo bairro, sentido assentamento Sinhá Ana, onde parou um pouco a frente da Igreja, desembarcaram dois indivíduos os quais teriam vindo pela mata e ao se aproximarem da referida Igreja, trocaram tiros com alguns indivíduos que ali estavam. Depois entraram no carro e evadiram-se sentido Reserva”, informou a PM. Também foi vista uma motocicleta preta. Todos os suspeitos foram embora, antes da chegada da Polícia.

RIO BOM - Convite para convenção em Rio Bom


ORTIGUEIRA – Bandidos roubam motocicleta e fogem da Polícia

        Dois bandidos em uma motocicleta, assaltaram um outro morador que também estava de moto, na zona rural de Ortigueira, mais precisamente na Estrada do Lajeado Bonito, que é um Distrito. A vítima registrou queixa no dia 28 de Julho, às 17 horas. O mesmo contou que estava indo embora do serviço com a sua motocicleta Honda 150 titan ks, prata, pela estrada do Lajeado Bonito sentido centro/bairro, quando próximo ao alojamento da Klabin, foi abordado por dois indivíduos, os quais estavam em uma motocicleta de cor preta, não sabendo informar a placa, e que o condutor era  branco, magro e estava de capacete preto, com uma touca e portando um revolver, o qual chegou ao lado da vítima, apontou a arma e pediu para que parasse a motocicleta se não iria atirar. Quando parou, o passageiro de estatura baixa, desceu e deu voz de assalto, levando a sua motocicleta e o seu celular que estava no bolso da calça. 

BORRAZÓPOLIS - Acidente na Avenida Rio Grande do Sul

   Em Borrazópolis, uma ordem de parada dada pelos Policiais Zobiche e Ivan, e o desacato de um motorista, resultou em um acidente, na manhã desta sexta-feira, dia 29 de Julho. A batida foi na esquina da Avenida Rio Grande do Sul com a Mato Grosso, na saída para o Bairro Fogueira.   Segundo informações, os PMs estavam fazendo patrulhamento, quando o condutor do Fiat Pálio passou em atitude suspeita. Como ele não obedeceu a ordem de parada, houve o acompanhamento tático, sendo que na referida esquina houve a colisão do carro com um caminhão, com placas de Grandes Rios, dirigido por um vendedor de doces. Foi constatado que o Fiat tinha documentos atrasados e a tarjeta da placa, apesar de ser Borrazópolis,  constava como sendo do Mato Grosso; o condutor também não tinha CNH. O condutor negou irregularidades e o caso foi levado para a Destacamento, onde as providências e demais levantamentos seriam feitos.

ASSALTOS – Ladrões assaltam farmácia em Jardim Alegre

         LADRÕES DE FRALDA      
Os bandidos invadiram a Repifarma, ameaçaram funcionárias e fugiram levando dinheiro e fraldas 
      As imagens são dos ladrões que agiram nesta quinta-feira, 28 de Julho, às 21 horas, quando ocorreu um roubo na Av. Mattos Leão, numeral 493. Segundo uma mulher, que é responsável pelo local, a mesma estava fechando a Farmácia Repifarma, com demais funcionárias, quando entraram duas pessoas, sendo uma magra e alta de cor clara, e outra de estatura baixa, morena e com uma mochila. Ambos encapuzados, anunciaram o roubo. Após revirar gavetas em busca de dinheiro, obrigaram os funcionários a fechar as portas e permanecer no local por cerca de 10 minutos.  Antes de anunciar o roubo, um deles comprou um medicamento usado por mulheres que estão amamentando.   A vítima disse ainda que não percebeu se os assaltantes estavam armados, pois não foi apresentada nenhuma arma. Ao fazer um balanço, foi constatado o roubo de aproximadamente R$491,00 em espécie, alguns produtos de perfumaria, fraldas de criança e medicamentos. Foi feito patrulhamento e buscas nas imediações, no intuito de localizar os suspeitos, porem ninguém foi preso. Acredita-se que um dos meliantes, devidos aos produtos levados,  seja pai de um recém nascido.  (Se você conhece os jovens que aparecem na foto, ligue 190 e sua identidade ficará em sigilo)

CRUZMALTINA - Convite para convenção em Cruzmaltina

    Os Presidentes das Comissões Provisórias do PDT, PTB e DEM do Município de Cruzmaltina – Estado do Paraná, tem a honra de convidar a todos para a CONVENÇÃO PARTIDÁRIA e escolha de seus Candidatos a Prefeito, Vice – Prefeito e Vereadores. Segundo o pré-candidato a prefeito Natal, será na Quarta – Feira, dia 03 de Agosto de 2016, das 19h00 às 22h00, na Rua Primeiro de Maio (Piscina do Carlinhos), em Cruzmaltina.  Assina o convite, o  VlaumirMorador – Presidente do PDT; Natal Casavechia – Presidente do PTB; e Cristina Pastori – Presidente do DEM

POLÍTICA - "Curi visita Dálton Moreira em Borrazópolis"

Dálton Moreira do PDT, recebeu a visita do Deputado Estadual Alexandre Curi, na véspera de sua convenção 


     Quem esteve em Borrazópolis, neste dia 28 de Julho, de 2016, foi deputado estadual Alexandre Curi. Ao visitar o pré-candidato a prefeito Dálton Moreira, do PDT, falou do seu apoio ao novo grupo político que está surgindo e que estará a disposição para ajudar na elaboração dos projetos, programas e ações, que possam beneficiar Borrazópolis. Disse também que ele será o elo entre Dálton e o Governador Beto Richa, e que a comunidade pode ter certeza que está pré-candidatura é importante para a cidade que precisa desenvolver, mas ao mesmo tempo necessita de pessoas idôneas e com capacidade para promover estas transformações que Borrazópolis almeja. CONVENÇÃO - Curi fez questão de vir na cidade no dia 28, porque não poderia estar presente no dia 29, data da convenção do grupo de Dálton Moreira, marcada para às 19 horas na Câmara Municipal. O evento político vai contar com a participação dos pré-candidatos dos partidos: PP; PRB; PDT; e SOLIDARIEDADE. "Agradecemos a presença do Deputado, e reforçamos o convite a toda comunidade, pessoas que quiserem participar; os militantes dos referidos partidos, pré-candidatos e seus familiares, para marcar presença neste evento, que será algo importante, porque é a nossa convenção. Temos uma proposta para fazer de Borrazópolis, uma cidade melhor para todos e um município promissor que precisa avançar no desenvolvimento olhando para todos os setores e classes sociais, principalmente as mais humildades, que tem esperança em um futuro melhor... futuro este que depende de cada um de nós", disse Dálton Moreira.

AMBIENTAL - Crime ambiental registrado em São João do Ivaí


Houve uma denúncia de desmatamento de mata nativa em São João do Ivaí. Ao chegar no local, Bairro Água Rica,  a Polícia Militar Ambiental, de Apucarana, constatou o crime. "Ao localizar a área,  foi verificado a derrubada da vegetação nativa secundária em avançado médio estágio de regeneração,  totalizando área 61.300m2 de mata nativa secundária em médio estágio de regeneração. Porem não foi possível quantificar o material lenhoso, pois uma parte do material havia sido soterrado devido a movimentação de solo", informaram os Policiais. Foi conduzido uma pessoa para a delegacia, mas a delegada optou por inquérito policial, segundo informou o boletim do Pelotão da Ambiental de Apucarana. 

RESPOSTA - Morador de Jardim Alegre não cometeu crime

Esta era a condição da árvore, quando derrubada 
Agricultor que derrubou árvore próximo ao cemitério, tinha autorização do IAP, e por tando não cometeu nenhum crime ambiental



Nossa reportagem divulgou informações de um morador de Jardim Alegre, que entrou em contato com a nossa reportagem para denunciar um suposto crime ambiental que teria ocorrido em uma reserva que fica ao lado de Cemitério de Jardim Alegre. Ele informava que uma árvore centenária, que existia no local, foi derrubada, mas após publicação da nota, o morador trouxe para a nossa reportagem, a nota de autorização para o corte, que foi feita junto ao Instituto Ambiental do Paraná. Inclusive a Câmara Municipal, também tinha conhecimento da legalidade do corte da árvore, que tinha seus motivos reais. 

BANDIDAGEM - Bancos são atacados em mais duas cidades

Bandidos fortemente armados rendem vigilante e explodem banco em Nova Cantu.  Houve também furto de um cofre do Sicredi em Janiópolis 
NOVA CANTU - Em Nova Cantu, sendo o Bonde, uma agência do Banco do Brasil foi alvo de explosão na madrugada desta sexta-feira (29 de julho). A ação ocorreu por volta das 3h20. Ainda não há informações sobre o número de criminosos envolvidos. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar (PM), o imóvel ficou bastante destruído. Os caixas eletrônicos estavam intactos; o cofre era o alvo. O vigilante informou que foi rendido por dois homens encapuzados, em posse de armas de grosso calibre. A dupla criminosa ordenou que ele deitasse ao chão, com as mãos na cabeça, enquanto o restante dos criminosos entrava na agência. O trabalhador não foi agredido e apenas liberado quando os bandidos se preparavam para fugir. Eles fugiram em três veículos sentido município de Roncador. JANIÓPOLIS - Além dos ataques as agências do Sicredi, na região Vale do Ivaí e norte do Paraná, também foi registrado um furto de cofre, por volta das 02h35min, da madrugada desde dia 29 de Julho, de 2016, na cidade de Janiópolis, que fica próximo a Campo Mourão. Segundo a PM, a empresa que faz monitoramento, relatou que estava ocorrendo interferência no Sistema de Monitoramento, sendo que ao chegar no local, foi constatado que os bandidos já tinha ido embora. "O vidro da porta da frente estava estourado, e ficou constatado, pelo gerente, que foi levado um cofre de ferro de aproximadamente 1.000 kg. A Polícia fechou o cerco na região, mas ninguém foi preso. Um outro detalhe é que na frente da Delegacia e Destacamento, foram jogados objetos pontiagudos de ferro, chamados de miguelitos, para estourar os pneus da viatura", informou a PM.

PRISÃO - Polícia prende acusados do "Golpe do Registro de Gás"

   CRUZMALTINA e GRANDES RIOS    

Elementos chegaram em uma residência dizendo que faziam vistoria em reguladores de gás e aplicaram golpe em Cruzmaltina, mas foram presos em Grandes Rios


O Repórter "Berimbau" recebeu um telefonema, no momento em que comentava,  pela Rádio Nova Era, sobre o "Golpe do Registro de Gás", aplicado em Cruzmaltina. No outro lado da linha, uma mulher dizendo que os meliantes,  estavam naquele instante, por volta das 11:30 horas, de 28 de julho, em Ribeirão Bonito, Distrito de Grandes Rios. O próprio radialista acionou a PM e os acusados foram presos, sendo três homens identificados por: Waldomiro Gomes da Rocha, de 54 anos,  Abraão Leal da Rocha, de 27  e Marcelo Vieira Martins, de 25 anos. Segundo a PM, eles fizeram três vítimas, e em todos os locais que chegavam, diziam que a compra dos registros era obrigatória. Além do estelionato, uma das pessoas lesadas,  afirmou que foi obrigada a fazer a compra e ainda teve seu registro, que havia sido retirado pelos meliantes, levado por eles sem sua autorização, o que pode caracterizar furto. Ao  serem flagrados, os três reagiram a abordagem. Com eles foram localizados 21 registros novos, sete usados, entre eles o registro levado da casa da moradora de 61 anos.   SOBRE O GOLPE - Recentemente divulgamos que criminosos se passando por falsos fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estavam visitando residências pelo Brasil, ameaçando os moradores com supostas multas e aplicando golpes. O alerta é do próprio Inmetro, que percebeu aumento nas denúncias feitas na ouvidoria contra a atuação de falsos fiscais do instituto. Os golpistas usam o nome do Instituto para entrar em residências e cobrar altos valores pela troca de produtos certificados – na maioria das vezes, mangueiras de gás de cozinha e reguladores.  Segundo relatos de vítimas, os falsos fiscais abordam moradores em casa, alegando que estão fiscalizando as instalações do gás. Em Cruzmaltina, no norte do Paraná, aconteceu um fato parecido; uma moradora, informou a Guarda Municipal, que às 17 horas, de quarta-feira, dia 27 de Julho, um rapaz a chamou no portão e disse-lhe que trabalhava com registros de gás, alegando que era da empresa “Vinigás”. Ele pediu a mesma para verificar se em sua casa não havia vazamento. Após, entraram outros dois homens na residência e o primeiro verificou o registro dizendo que estava vazando e que iria trocar a peça. Pelo serviço, cobrou R$200,00. Depois da saída dos estelionatários, a Guarda Municipal entrou no Site da Vinigás”, e a primeira mensagem que aparece é um alerta com os seguintes dizeres: “FIQUE ATENTO, nós da empresa VINIGÁS, não praticamos, em nosso plano de negócios, o atendimento ou disposição de equipes de venda para o consumidor final, ou seja, não praticamos a venda de reguladores “porta-a-porta” para pessoas físicas. Nosso atendimento é feito, exclusivamente, apenas para pessoas jurídicas. No tocante a vistoria  do regulador, nenhuma companhia privada está autorizada a tal procedimento, atribuição que cabe apenas aos órgãos públicos em situações especificas e/ou emergenciais. Fique atento", diz nota da equipe Vinigás.

CAMBIRA - Moto recuperada e três são detidos pela PM

        Em Cambira, a Polícia Militar, apreendeu um menor de 17 anos, e prendeu duas pessoas, um sitiante de 31 anos e sua esposa de 32. A acusação é de receptação de uma motocicleta que foi furtada em Arapongas, no dia 21 de Julho, de 2016.  Segundo a PM,  no dia 28 de Julho, às 14 horas, foi percebida a presença de dois menores conduzindo motocicletas em atitude suspeita. Ao tentar fazer abordagem, eles empreenderam fuga, sendo que um deles,  de 13 anos, caiu com a moto no Bairro Castelo Branco. O menor disse que seu pai havia emprestado a motocicleta de um rapaz conhecido que mora em um sítio e que a mãe do adolescente teria  entregado a chave  e pedido que fosse ao mercado. Ao chegar no sítio, a pessoa citada pelo menor relatou  que havia adquirido a motocicleta, em uma barganha por um Santana,  que era de sua propriedade, no dia  26 de julho de 2016, e com um rapaz conhecido, que disse ser o proprietário da motocicleta e propôs a troca dos veículos. Diante dos fatos o adolescente, a mãe do adolescente e o detentor da motocicleta, foram encaminhados a 17ª SDP para providências.

JANDAIA – Furto e danos na Junta Militar de Jandaia do Sul

          Duas situações foram registradas em Jandaia do Sul. Uma delas às 13h00min, de 29 de Julho, trata-se de um furto no Jardim das Flores. O solicitante informou que seu campo de Futebol Society havia sido furtado. O mesmo relatou que a lanchonete havia sido arrombada e do interior foram subtraídos diversas bebidas, alimentos e o sistema de câmeras e alarme. DANOS – O segundo caso, é uma situação de danos na Praça do Café, na Rodoviária, durante a madrugada. Um indivíduo chegou ao referido lugar e começou a danificar o prédio onde está situada a Junta do Serviço Militar, quebrando os vidros da porta. O mesmo foi localizado, após buscas. Ele tem 30 anos, e foi encaminhado à Delegacia de Policia Civil para procedimentos.

ASSALTO - Bandidos assaltaram os Correios de Kaloré

Imagem dos bandidos que assaltaram a Agência dos Correios da cidade de Kaloré e fugiram sentido Jussiara 
           Dois bandidos, em uma motocicleta Falcon, de cor preta, usando roupas  escuras, assaltaram nesta tarde de quinta-feira, dia 28 de Julho, a agência dos Correios de Kaloré.  Nossa reportagem  falou por telefone com o policial militar João Souza, e segundo ele, as câmeras de segurança flagraram quando, às 14:10 horas,  a moto parou na frente da agência, um deles ficou no veículo e o outro entrou nos Correios dando voz de assalto para o atendente que estava sozinho no local. Após roubar dinheiro, os bandidos fugiram sentido o Distrito de Jussiara. O cerco foi fechado na região, mas ninguém foi preso. 

ACIDENTES - Corpo de Bombeiros registrou acidentes em Ivaiporã

Uma das colisões envolveu um Hilux de Rosário do Ivaí. Nos dois acidentes, motocicletas ficaram danificadas
        Dois acidentes foram registrados em Ivaiporã na quinta-feira, dia 28 de Julho, de 2016. Um deles, às 15 horas, na  Avenida Brasil, próximo ao Pampas Motos. No local, Roseli dos Santos Borges, de 20 anos, ficou ferida levemente após batida com um carro. Ela conduzida  uma  Motocicleta marca Honda , modelo Biz 125, placa AQL-1083/Ivaiporã. Segundo informações, o motorista do outro veículo parou, prestou os primeiros atendimentos, e ao perceber que nada de grave havia ocorrido, deixou o local e foi embora.  OUTRO - O Segundo acidente, foi às 13 horas, na Avenida Castelo Branco,  no cruzamento com Rua Sete de Setembro. Neste caso houve uma batida entre uma Biz 100 com placas de Ivaiporã, conduzida por Roseni Magri Martins, de 43 anos,  e uma Camioneta marca  Hilux, placa BAG-0255/Rosário do Ivaí, conduzida por Cleuza Aparecida da Luz, de 39 anos. Consta que Roseni teve ferimentos, mas sem risco de morte. 

quinta-feira, 28 de julho de 2016

FAXINAL - Ladrões assaltam o Mercado Tucunaré

Dois homens invadiram o Mercado Tucunaré e praticaram um roubo na cidade de Faxinal    

Dois elementos chegaram de cara limpa no Mercado Tucunaré e praticaram assalto no início da noite desta quinta-feira, dia 28 de Julho, de 2016, na cidade de Faxinal. Segundo o proprietário do estabelecimento, o comerciante Nilson, os bandidos entraram no local, fizeram menção de estarem armados, renderam a mulher que trabalha no caixa e pediram dinheiro. Após pegar um montante pequeno, cerca de 100 reais, dois pacotes de cigarros, uma blusa de couro, uma blusa vermelha de moletom, uma blusa de cor preta e um celular, eles saíram, baixaram as portas do estabelecimento e fugiram, a princípio a pé. A Polícia foi acionada e fechou o cerco na região, mas até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. As características dos marginais foram repassadas aos policiais de plantão e também ao Destacamentos da Região. 


APUCARANA - Acidente no Contorno Norte deixa ferido

     Neste dia 28 de Julho, aconteceu um acidente envolvendo um   Astra placas JPL 7994,  de Arapongas e  ainda um Fiat Strada placas AWM 5623 de Maringá. Segundo o Radialista Rodrigo Almeida, da Rádio Nova Am;  a batida foi na Avenida Ayrton Senna, no Contorno Norte, sendo que Astra foi fazer ultrapassagem a uma carreta, que teria sinalizado, dando a entender  que a pista estava livre,  momento em que deparou com a Fiat Strada vindo no sentido contrário. Apenas um passageiro do Astra ficou ferido. 

LUTO -Comoção no sepultamento do pai do prefeito Carlos Gil

Foi sepultado em Ivaiporã, com muita comoção, o  empresário e pai do prefeito Carlos Gil, senhor Ladislao Gil Fernandez 
 Muitas pessoas acompanharam o sepultamento de um dos mais nobres pioneiros que Ivaiporã já teve. Conforme divulgamos, a cidade recebeu, na manhã, de 27 de julho de 2016, a triste notícia do falecimento do empresário e pioneiro do município, o senhor Ladislao Gil Fernandez, que era pai do prefeito Luiz Carlos Gil e sofria de mal alzheimer. Segundo o Jornal Paraná Centro, Ladislao era nascido em 29 de dezembro de 1930, no lugarejo de Villar de Creciente, localizado a 70 quilômetros de Vigo/Espanha. Em 1956, veio para o Brasil e, em 1958, casou-se com Carmen Broggi, com quem teve quatro filhos: Marilene, Maristela, Luiz Carlos e Mariluci Gil. Em 1961, Ladislao Fernandez veio para Ivaiporã, onde fundou a empresa Comercial Ivaiporã, tornando-se um dos maiores grupos do ramo de materiais de construção do país. A família Gil, decidiu pelo velório no salão nobre da Capela Aliança, e sepultamento na quinta-feira, dia 28 de julho, de 2016, às 09 horas da manhã, antes ocorreu a  missa de Corpo Presente, que foi às 08 horas na Paróquia Bom Jesus. Em respeito ao falecimento, a prefeitura e a empresa  do Grupo Comercial Ivaiporã, fecharam suas portas.  CANCELAMENTOS - Devido ao falecimento do pai do prefeito Carlos Gil, foi cancelada a solenidade de entrega do título de cidadão honorário ao prefeito municipal, concedido pela Câmara Municipal. O evento iria acontecer neste dia 28 de julho de 2016. Também foi cancelada a rodada do Campeonato Interbairros, do dia 28 de Julho, e ainda o jogo da série prata entre Afiva Ivaiprã e Pato Futsal, que  ficou para o  dia 1º de agosto no mesmo local e horário.